Os 'Cinco Violinos' são nossos!
29 Jul, 2021
Eles marcaram indelevelmente o nosso Clube. São ainda, e continuarão a ser, uma marca que perdurará no tempo... em todos os tempos.
É incontornável que existem troféus para os Sportinguistas que são tão ou mais importantes, pelo simbolismo que acarretam, do que qualquer competição oficial. Refiro-me, como é óbvio, ao Troféu Cinco Violinos, uma bonita forma de, em todas as pré-épocas o nosso futebol profissional, homenagear ano após ano aquela nossa linha avançada das décadas 40 e 50 do século passado que marcará para todo o sempre a história do Sporting CP. A sua realização prova cabalmente que o Sporting Clube de Portugal tem memória e, logo, tem uma história imensa que nos orgulha a todos nós e que desde 1 de Julho de 1906 é feita de muito Esforço, Dedicação e Devoção para que a realidade de hoje seja feita de Glória.
No passado domingo, dia 25 de Julho, rondava o relógio as 22 horas, e, onde estivessem, muito orgulhosos estariam seguramente Peyroteo, Vasques, Travassos, Albano e Jesus Correia quando os nossos jogadores da actualidade, campeões como eles o foram, levantavam com um sorriso nos lábios o Troféu, após derrotarem os franceses do Olympique Lyonnais (3-2) e acrescentarem ao nosso Museu mais um pedaço de história com o seu nome.
Eles marcaram indelevelmente o nosso Clube. São ainda, e continuarão a ser, uma marca que perdurará no tempo... em todos os tempos. Muito poucos são hoje os que os viram jogar. No meu caso particular, a minha passagem pelo Clube permitiu-me conhecer pessoalmente todos eles, excepto Peyroteo. De todos, ouvi, como que em êxtase, estórias que me deram conhecimento. Deliciava-me com o seu passado e o orgulho do que vivenciaram e proporcionaram ao nosso Clube. Falaram-me de golos atrás de golos. Vitórias atrás de vitórias. Conquistas atrás de conquistas. Com Jesus Correia, como já aqui o escrevi faz tempo, fundei, juntamente com outros Leões, o Núcleo do Sporting CP de Paço de Arcos. O 'Necas', ou o 'Dois Amores', como também era conhecido, era um ser humano encantador, um Leão de excelência. Todos eles viveram e respiraram Sporting. O Troféu Cinco Violinos é nosso. Que no próximo sábado a ele se junte mais um Troféu. Que os nossos Leões de hoje sigam no trilho do sucesso. Nem que para isso se inspirem nos nossos cinco heróis.
Eles fazem parte da história eterna, de uma história que terá de continuar sob o signo do sucesso. O futuro é já ali. Façam-nos felizes. A Supertaça espera-nos. Vençam por nós