Um Leão em cada coração
11 Nov, 2021
E em Parambos é dado adquirido que o nosso Clube está vivo e recomenda-se. Porque os pais passam para filhos e netos este imenso fervor
Se Parambos, a Aldeia Mais Sportinguista de Portugal, onde se respira Sportinguismo por cada poro, já me dizia muito, e não imaginam com quanto orgulho tenho retratada na sede do Sporting Clube de Parambos uma moldura com o artigo que escrevi no nosso Jornal Sporting do dia 4 de Janeiro de 2019, com o título "Parambos, a Aldeia Onde Reina o Leão", no passado sábado, dia 6 de Novembro de 2021, integrado numa comitiva do Sporting CP liderada pelo presidente Frederico Varandas, passei quiçá dos dias mais felizes da minha vida enquanto Sportinguista, e acreditem que já vivi diversos momentos de grande fervor Leonino de Norte a Sul do país.
Quando então escrevi aquele artigo, nunca antes havia ido a este local. Sabia da história e da vivência daqueles Leões por interpostas pessoas que saíram de lá em êxtase pela vivência clubista destes Leões, que fazem com que para lá do Marão mande o Leão.
Cheguei cedo ao local, e logo tive a oportunidade de conviver com gente que mesmo estando a cerca de 500km de Alvalade, sabem de Sporting como poucos, e vivem-no com uma paixão verdadeiramente arrebatadora, tão arrebatadora que desde que se entra na Aldeia o verde é de casa em casa, e os Leões reinam. Cada casa tem uma história, e com um denominador em comum: o Sporting Clube de Portugal.
Escrevi que passam gerações e que o Sportinguismo, de forma realmente incrível não se esbate, antes pelo contrário. É, como cantava a nossa Maria José Valério, desde os netos até aos avós.
Não morre o Sporting enquanto houver Sportinguistas. E em Parambos é dado adquirido que o nosso Clube está vivo e recomenda-se. Porque os pais passam para filhos e netos este imenso fervor.
Se a marca do tempo já passa por alguns Leões de Parambos, é também com juventude fervorosa que o nosso Clube conta para manter viva a chama do Leão. Como se dizia em tempos, o Sporting é do povo e para o povo Sportinguista. E em Parambos o Sporting é incrivelmente de todos os que habitam na aldeia. Do António Pinto, o presidente da direcção do Sporting Clube de Parambos, ao pequeno Tomás, um menino de Parambos que ama o Clube, homenageio aqui todos os Leões da Aldeia Mais Sportinguista de Portugal.
Creiam que saí de Parambos ainda mais Sportinguista. Que para a eternidade, e com quanta estima fui recebido, saí de coração cheio. Porque se sempre fui Sportinguista, apesar de ter nascido tão longe dali, agora também passei a ser mais um dos deles.
Uma lápide em Alvalade com uma frase proferida por António Oliveira, diz que "Por cada Leão que cair outro se levantará". Em Parambos, já caíram Leões, que onde estiverem estarão felizes. A chama do Leão está viva. Respira-se Sporting Clube de Portugal. Por lá, o Sporting é decididamente o nosso/deles grande amor. Só quem lá vai pode testemunhar um amor único e sem paralelo de uma genuinidade arrebatadora que, onde estiverem, seguramente orgulha os nossos fundadores.