Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

ELEIÇÕES 2022… sim, eu quero FREDERICO VARANDAS!!!

Por Tito Arantes Fontes
03 Mar, 2022

No próximo sábado, dia 5 de Março de 2022, é Dia Grande… é dia de Eleições no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! Teremos, pois, nesse dia mais uma “procissão” de Sócios que das 9h00 às 20h00 poderão – desde que cumpram as regras estatutariamente definidas para o efeito – exercer o seu fundamental direito de voto. Poderão e deverão mesmo fazê-lo.

Nestas eleições temos três candidatos: Frederico Varandas, Ricardo Oliveira e Nuno Sousa. Nós, Sportinguistas atentos, sabemos (ou deveremos saber) bem o que cada um diz e qual o programa que defende. Conhecemos também a composição das respectivas listas para os vários órgãos sociais. E certamente fomos lendo e/ou assistindo e/ou ouvindo as entrevistas que cada candidato a presidente do nosso Clube fez ao longo das últimas semanas. Ponto alto foi, desde logo, o debate na Sporting TV no passado dia 23 de Fevereiro. Estamos informados. Estamos, pois, esclarecidos.

Todos sabem, porque é público, desde logo porque fui – em meados de Janeiro deste ano − o “1.º subscritor” da “Carta Aberta” de apelo a Frederico Varandas para se recandidatar à presidência do Sporting CP, qual é o meu sentido de voto e a escolha que faço entre os três candidatos que se apresentam ao escrutínio dos Sócios. É, pois, sabido que sou apoiante de Frederico Varandas. E digo-o aqui, nesta coluna semanal, sem tibiezas, nem “falsas hipocrisias”. E sou apoiante de Frederico Varandas por razões objectivas que se fundam no seu trabalho e na sua personalidade. No seu carácter. Na sua seriedade. Na sua honestidade. Nos seus princípios. Nos seus valores. Na sua força interior. Na sua resiliência. No seu “espírito de missão”. E – sobretudo – no seu gigantesco Sportinguismo!

Recordo que na “convulsão” que todos vivemos em 2018, nomeadamente a partir de Abril desse ano, tínhamos a exacta noção que o nosso querido e amado Clube estava à deriva, com múltiplos problemas de carácter financeiro (necessário, desde logo, relembrar o empréstimo obrigacionista incumprido em Maio de 2018!), económico, organizativo… sendo que tudo confluía no zénite da vida do Clube, ou seja na equipa de futebol profissional do Sporting CP! E esta, coitada, com tristeza o digo, estava completamente esfrangalhada… e até a final da Taça em Maio de 2018 perdemos com o hoje quase “desaparecido” Aves! O que chorámos nesse fim de tarde cinzento no Jamor! O que todos chorámos… atónitos, perdidos, completamente destruídos por uma semana avassaladora que tinha tido o seu epicentro no inenarrável e inconcebível ataque – de 15 de Maio de 2018 − a Alcochete!

Depois, foi o turbulento período final da presidência de Bruno de Carvalho, da convocação da assembleia destitutiva e da sua realização no dia 23 de Junho… e – em seguida – esperar que o Sporting CP nas eleições que foram aprazadas para 8 de Setembro de 2018 conseguisse eleger um presidente que fizesse o milagre de “pegar” no Clube e trazê-lo de volta ao seu esplendor e à sua Glória! Tarefa impossível! Tarefa dificílima! Tarefa hercúlea!

E sim, Frederico Varandas – que eu não conhecia pessoalmente e só nessa campanha eleitoral tive o prazer de cumprimentar – avançou e ganhou essas eleições! Meteu logo mãos ao trabalho… redimimos a Taça de Portugal no Jamor da nossa Glória em Maio de 2019 num épico e extraordinário jogo de abnegação da nossa equipa, numa memorável vitória nos penáltis contra o “invencível” e fanfarrão FCP… e nesse mesmo ano conquistámos a Taça da Liga, pela segunda vez na nossa história… sempre contra o “cliente” do costume, o tal de FCP!

Frederico Varandas transformou o Sporting CP! Hoje, reencontrados connosco próprios e com a nossa História, temos – outra vez e todos – orgulho em dizer e nos afirmarmos Sporting CP! Não andamos cabisbaixos a tentar justificar o que sabemos ser “injustificável”… outros sim andamos alegres, contentes, felizes a celebrar as gloriosas vitórias e títulos nacionais e internacionais do Sporting CP! No futebol e em múltiplas modalidades!

Frederico Varandas conseguiu o título de Campeão Nacional em 2021! Parecia impensável! Está feito, somos mesmo Campeões! Mas não foi só isso… o Clube, neste mandato de Frederico Varandas, ganha seis títulos no futebol, mais que o somatório dos seus rivais junto! E nas modalidades ganha títulos nacionais, europeus e um título mundial – futsal, hóquei, judo, atletismo, goalball, andebol, basquetebol, voleibol, etc. Um terço dos títulos europeus/ mundiais conquistados pelo Sporting CP na sua centenária História foram alcançados neste último mandato de Frederico Varandas! E a par deste indiscutível sucesso desportivo que temos mais? Sim, temos um Clube “agarrado”, que melhora de dia para dia as suas contas, a sua organização, os seus equipamentos, as suas infra-estruturas e a sua comunicação! E – extremamente importante e decisivo − a sua ligação ao Sócio!

Sim, por tudo isto, pela obra feita, pela vontade em continuar e aprofundar a mesma, Frederico Varandas candidatou-se… e sim, por tudo isso, eu – também porque sou grato e sei reconhecer quem me fez feliz e quem me “devolveu” o meu Clube- vou votar FREDERICO VARANDAS! E apelo a todos os Sportinguistas para o fazerem! Desde logo porque este voto é também um voto de respeito e consideração Sportinguista para com os outros dois candidatos – Ricardo Oliveira e Nuno Sousa – cuja participação no acto eleitoral agradeço como Sportinguista, mas que – por razões que resultam positivamente do que já explanei – não merecem o meu apoio, nem consequentemente o meu voto.

Conheço e confio na massa associativa do Sporting CP, na sua capacidade de discernimento, na sua inteligência, no seu sentido de justiça, na sua gratidão e na vontade que a mesma tem de ver e continuar a ter um Clube cada vez melhor, mais competitivo, mais nas “decisões”, no futebol e nas outras modalidades. É isso que se vota e decide no próximo sábado! E é por isso que é imperioso dar uma “Vitória de Leão” a Frederico Varandas e – concomitantemente − ao nosso Clube!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!