Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Reforços no Andebol

Por Pedro Almeida Cabral
28 Jul, 2022

Da época passada do nosso andebol ficou, sobretudo, a saborosa e inesquecível conquista da Taça de Portugal contra o FC Porto. Ganhámos por 36-35 no final de dois prolongamentos, fazendo o treinador do FC Porto, o sueco Magnus Andersson, perder o primeiro troféu desde que está em Portugal. No campeonato, estivemos perto do primeiro lugar, com exibições muito convincentes perante o FC Porto, deixando a sensação de que, com um pouco mais de acerto, poderíamos recuperar o título de campeão, que nos foge desde 2018. É também por essa razão que os reforços para a nova época podem ser essenciais.

Chegaram quatro novos jogadores, com percurso assinalável e credenciais bastantes. De trás para a frente, temos o guarda-redes argentino Leo Maciel. Com mais de 1,90m, o experiente guardião vem de uma época no FC Barcelona em que se sagrou campeão espanhol e europeu. Internacional pela selecção sul americana, destacou-se no clube espanhol anterior, o Cuenca, onde jogou quatro épocas. Com a partida do esloveno Skok, espera-se que traga mais consistência à baliza Leonina e que proporcione crescimento ao nosso guarda-redes Manuel Gaspar, formado no Sporting CP. Outra contratação sonante é o pivô polaco Patryk Walczak, que ingressa no Sporting CP após dois anos de alto nível no clube macedónio RK Vardar. Com destreza a defender e a atacar, impõe-se facilmente no duelo a dois, melhorando substancialmente as soluções para esta posição no nosso sete. Tem tudo para ser uma das figuras do campeonato. O terceiro reforço é o ponta esquerda Étienne Mocquais. O francês, campeão mundial de sub-21 em 2015, vem dar concorrência ao outro ponta esquerda, o espanhol Josep Folqués. Dado que o jogo do Sporting CP tendeu a explorar pouco o lado esquerdo do ataque, espera-se uma melhoria de eficácia ofensiva. Por fim, fará também parte da nossa equipa o brasileiro Edy Silva, como terceiro pivô. Embora não apontando à titularidade, poderá fazer o seu caminho nos próximos anos.

Se falei dos jogadores novos, há também que contar com os reforços que já se encontram no plantel. Não é descabido dizer que Francisco Costa, de apenas 17 anos, e Martim Costa, de 19, após um ano no Sporting CP, poderão jogar e fazer jogar ainda mais. Aliás, foi visível a contínua subida de rendimento no Europeu sub-20, em que Portugal perdeu a final com a Espanha. Os irmãos Costa fizeram parte da equipa ideal do torneio e Francisco Costa foi mesmo o melhor marcador, com uns assombrosos 58 golos.

Agora é tempo de trabalho. Como sempre, o mês de Agosto é dedicado a estágio e a jogos de preparação. Competição a doer será logo em Setembro, em Serpa, com a final a quatro da Supertaça. Jogamos contra o CF Os Belenenses e, em caso de vitória, defrontamos na final o FC Porto ou o SL Benfica. Será o primeiro teste competitivo de uma equipa que tem muito para oferecer aos Sportinguistas na nova época.