Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

21 anos de amor e conquistas!

Por Juvenal Carvalho
09 Set, 2022

Modalidade que nasceu no Sporting CP em 1985, era então João Rocha o presidente do nosso Clube, o futsal, designação de hoje, e que se transformou numa modalidade universal com cada vez maior projecção internacional, começou com a designação de futebol de cinco e desde então tem tido verdadeiras referências do nosso símbolo desde jogadores a treinadores, passando por dirigentes. As conquistas são mais do que muitas desde o arranque, tanto a nível nacional como internacional. Somos, de forma inquestionável, além dos pioneiros da modalidade, os mais ganhadores de toda a história da mesma.

Falar nestes 37 anos de uma modalidade que já o disse aqui, por acção de Melo Bandeira, o 'pai' de tudo isto que vivenciamos ao longo dos anos, me proporcionou as primeiras linhas neste nosso Jornal Sporting, quando comecei a escrever sobre a modalidade na altura em que pontificavam, orientados por Fernando Coelho Lopes, José Belo, Paulo Mendes, João Trindade, Pireza, Pedro Miguel, Madié e Seninho, entre outros, deixa-me boas recordações. Tempos que recordo, e amizades que ficaram.

Falei daquela primeira equipa, a dos tempos em que muito jovem escrevi para o jornal sobre a modalidade, e para não ser injusto para ninguém, porque as referências são tantas, que me esqueceria de algumas, fico-me por estas, mas uma, porque ainda joga e é um Leão de juba muita alta e um jogador transcendental, está na génese desta minha coluna de opinião.

Falo de João Matos que ainda não tinha nascido aquando da fundação da modalidade, mas tem aos dias de hoje 21 anos − 21!!! − de Sporting Clube de Portugal.

Uma publicação no Instagram do atleta, feita de sentimento e de amor ao Clube que é o seu desde pequenino, anunciando a sua vigésima primeira época de Leão ao peito, por quem já ganhou tudo o que tinha a ganhar tanto no nosso Clube como na selecção nacional, levou-me a não deixar passar estas linhas em sinal de agradecimento de Leão para Leão.

Tanta tarde e noite de glória nos proporcionou que seleccionar a melhor de todas as conquistas − tantas − é trabalho hercúleo. Mas a palestra motivacional de uma das duas conquistas europeias do Sporting, ainda me ecoam pelos ouvidos e me emocionam a cada passo. Aquele grito na cabine para os companheiros: “E agora a resposta hoje, é sim ou não, querem ser lembrados como Leões? Sim! Como Leões? Sim! Como Leões? Sim!”. Foi tão emocionante quanto sentido de dentro. Além de um grande jogador, existe em João Matos mais um dos nossos e daqueles que a máxima #ondevaiumvãotodos se aplica na plenitude.

João Matos é simplesmente um Senhor, um Líder e um 'Capitão' dentro e fora das quadras, e não é preciso conviver com ele para o aferir.

Apetecia-me pedir-lhe mais 21 anos, mas por impossível, que o seja até quando as forças e a sua alegria contagiante pelo jogo e pelo clube o permitirem. Obrigado, Campeão. Obrigado, João Matos!