Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Eles falam, falam. Sucesso é outra coisa

Por Juvenal Carvalho
15 Dez, 2022

Hoje, porque por mais que queira calar aquilo que me invade a alma, não consigo.

E não consigo porque para mim, que ainda por cima tive o privilégio de durante três anos ter trabalhado no futebol juvenil do Sporting Clube de Portugal. Ainda não existia a Academia e os treinos eram tantas vezes nos pelados do Encarnação, da Torre e de outros locais, sei o quanto aqueles meninos de ontem e homens de hoje, uns inevitavelmente com mais sucesso do que outros, lutaram para subir a corda da vida a pulso, privando-se até de estar com a família, que muitas das vezes tão distante estava geograficamente.

De diferentes proveniências e até de extractos sociais díspares, todos tiveram para mim um denominador em comum. Eram como que uns 'filhos' que tive o grato privilégio de ver crescer e que as redes sociais, tantas vezes nefastas, mas que neste caso em particular, me ajudaram a reencontrar, alguns ainda a jogar, outros que não chegaram a seniores, mas todos eles homens que beberam ensinamentos da grande escola Leonina, onde conheci senhores como Juca, Mário Lino, Hilário da Conceição, Joaquim Carvalho, Manuel Ferrão, José Manuel Torcato, Aurélio Pereira, Rui Palhares, Alexandre Paiva, Nuno Naré, Luís Dias, e tantos outros, até no anonimato, que tudo fizeram para que nada lhes faltasse.

E voltando ao início deste texto, não consigo calar aquilo que me invade a alma, não pelas críticas de teor desportivo, porque as opiniões de cada um são perfeitamente legítimas, desde que não enviesadas. É mesmo porque sendo Cristiano Ronaldo, que nunca conseguirei dissociar do nosso Clube, um dos que vi crescer naqueles corredores da porta da maratona do antigo estádio, e aquele que mais deu ao país, com cinco Bolas de Ouro, recordes atrás de recordes batidos, milhões e milhões de seguidores pelos quatro cantos do Mundo, que é até, e perdoem-me os que isto vos possa parecer exagerado, maior do que o país, tem sido completamente humilhado por um certo sector da área media e não só. Aqueles que tiveram só decisões acertadas no seu processo de vida, aqueles que nunca falharam um passe ou um penálti, aqueles que tudo sabem e decidem acertadamente desde que nasceram. São os infalíveis.

Mas na realidade, por mais que lhes custe, e a alguns até lhes custa muito que o maior de todos os tempos do futebol português tenha sido formado no Sporting CP, podem continuar a destilar fel, inveja e verborreia sobre CR7, porque ele está no topo dos topos há duas décadas. Já jogou nos melhores clubes do Mundo e foi formado numa escola altamente reconhecida a nível mundial, que também alguns profetas a tentam omitir. Já ganhou quase tudo individual e colectivamente. Estes são os factos. E sim, como humano, também comete erros. É inerente à condição do ser humano. Já os que nunca cometem erros, para além de muitos deles terem pouco de humanismo, não passam de avençados para difamar e viverão sempre fechados na sua mediocridade e inveja. Será incontornável. E ainda vão ter que o aturar. É a vida. A vida dele... feita de conquistas! 

PS - Morreu no passado dia 12 Hermínio Barreto. Com a sua morte partiu uma Lenda do Sporting CP e do basquetebol português. Homem de um conhecimento e de uma bondade infinita. Até sempre, Professor.