Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Objectivo Arsenal

Por Miguel Braga
02 Mar, 2023

Editorial da edição n.º 3913 do Jornal Sporting

O Sporting CP entrou na Dinamarca com um único objectivo: vencer o FC Midtjylland e garantir a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa. E o jogo correu da melhor forma para a equipa de Rúben Amorim, com quatro golos sem resposta e a eliminatória no bolso, num jogo seguro e sem sobressaltos. “Parece-me que tudo nos correu bem, mas fizemos por isso. Mesmo assim temos a situação do Edwards isolado no meio-campo, temos de fazer melhor e não conseguimos. Foi muito por aí que o adversário nos criou perigo, em cantos. Mesmo assim podemos fazer melhor. A expulsão depois facilitou o jogo”, afirmou o nosso treinador.

Sim, foi o terceiro Paulinho em campo – sendo que os primeiros são o nosso roupeiro e o nosso avançado – que acabou expulso ao minuto 38, quando o Sporting CP já vencia por um golo, deixando a equipa dinamarquesa a jogar com dez – o golo foi apontado pelo capitão Coates, que continua a fazer história. El Capitán ultrapassou José Travassos na tabela de jogadores com mais jogos de Leão ao peito e é agora o 19.º nessa lista de astros Leoninos. O tal cartão vermelho ao terceiro Paulinho acentuou a tendência verde e branca e foi com naturalidade que Pedro Gonçalves fez mais dois golos e com uma total ausência da mesma que Gartenmann marcou um dos autogolos mais caricatos desta competição europeia.

Com estes dois remates certeiros – o primeiro, um daqueles para mais tarde recordar – Pedro Gonçalves já passou o número de golos da época passada, provando ser, mais uma vez, um jogador com uma relação muito especial com a baliza adversária: em 2020/2021 fez 23 golos e três assistências; em 2021/2022, 15 e 11; esta época tem, até ao momento, 16 e sete. Que continue assim, é o desejo de todos os Sportinguistas. E que o novo seleccionador nacional esteja atento à qualidade e números de Pedro Gonçalves e de todos aqueles Leões que podem e devem sonhar com a representação em campo pelo seu país.

Ditou o sorteio do dia seguinte que o Sporting CP recebesse em Alvalade o Arsenal FC, de Inglaterra, no próximo dia 9 de Março. Sobre o nosso adversário, as palavras de Hugo Viana: “Vamos defrontar o actual líder da Premier League, o que por si só é demonstrativo da sua qualidade e do bom momento que atravessam. São apontados como os favoritos não só nesta eliminatória, mas também na própria competição, algo que não nos impede de ter a ambição natural de quem representa um clube como o Sporting CP”, rematando depois: “Estamos preparados para todos os contextos competitivos de elevada exigência, e entraremos em campo com essa postura.”

Antes deste jogo internacional contra uma das equipas do momento do futebol europeu, Rúben Amorim sabe que tem pela frente uma deslocação ao Algarve para jogar contra o Portimonense SC e que o foco dos jogadores deve estar na conquista da vitória: jogo a jogo, objectivo a objectivo e no final da época faremos as contas.