Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Tardes de Futebol

Por Pedro Almeida Cabral
02 Mar, 2023

Tardes de futebol do Sporting Clube de Portugal. A primeira no início da semana. Vindos de uma moralizadora goleada na Dinamarca, a equipa de Rúben Amorim apresentava-se para ganhar perante Sócios e adeptos. Curiosidades havia bastantes. Saber como jogaríamos sem Ugarte, se St. Juste agarra mesmo o lugar e como vai a adaptação de Bellerín à equipa. O adversário era um GD Estoril Praia sedento de pontos e potencialmente motivado pela alteração abrupta no comando técnico, com a troca de treinador. Sabendo que o Sporting Clube de Portugal anseia por trepar na classificação, estavam reunidas as condições para um bom espectáculo de futebol.

E foi o que sucedeu. Apesar de os estorilistas apostarem tudo numa defesa bem recuada, impedindo a progressão desinibida do ataque Leonino, soubemos retirar o ferrolho e alcançar uma vitória tranquila. No meio-campo, Morita substituiu Ugarte com distinção. Esteve em todo o lado e recuperou 15 bolas. Muito se deve a ele a incapacidade de o GD Estoril Praia esboçar sequer um remate à baliza de Adán. St. Juste comprovou o que muitos adivinhavam: se estiver em boa forma física, é dos melhores centrais do campeonato. Ganhou variados lances, sempre com elegância e rapidez, foi assertivo no passe e fez cortes providenciais, como um central deve fazer. Já Bellerín, com o seu futebol reflectido e cerebral, ainda vai ganhando forma. Mas já ficaram boas combinações no flanco direito e um golo oportuno, acabando com uma seca pessoal de mais de dois anos. Porém, a glória da tarde estava reservada para Francisco Trincão. Marcou um golo para levantar qualquer estádio do mundo. Driblou e deixou para trás nada mais nada menos que quatro adversários e com o pé direito marcou o segundo golo do Sporting CP, sentenciando a partida. Um Sporting CP a crescer, a recuperar pontos graças às derrotas do FC Porto e do SC Braga, e a melhorar a olhos vistos.    

Na outra tarde de futebol, ocorrida ontem, jogaram-se em Alcochete os oitavos-de-final da Youth League, perante o AFC Ajax. Uma estrondosa vitória por 5-1 face a uma das melhores formações do mundo carimbou a passagem aos quartos-de-final. Fatawu, reforço para este jogo, foi a grande figura. Marcou três golos. O segundo, um remate em arco, dificílimo de executar, só ao alcance de jogadores superlativos. Palavra ainda para o golo de calcanhar de Mateus Fernandes, a encerrar a contagem. Também uma tarde de bom futebol de uma equipa que vai lançada nesta competição e que irá defrontar nos quartos ou o FC Porto ou o Liverpool FC.

Dois jogos distintos, a mesma fome de vencer, duas vitórias e um Sporting CP a jogar e a fazer jogar bem. Tudo à altura do nome e da tradição do Sporting CP.