Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O "nojo" e os “assobios”!

Por Tito Arantes Fontes
06 Abr, 2023

O presidente Frederico Varandas foi entrevistado na última 2.ªfeira à noite na Sporting TV. Foi uma entrevista histórica! Obrigatório ver e/ou ler, diria eu, para todos os Sportinguistas. O impacto mediático desta entrevista foi tremendo, bastando − aliás − atentar nas primeiras páginas do dia seguinte, especialmente na dita “imprensa desportiva”, para se perceber isso mesmo.

O Record puxou mesmo para garrafal título a icónica frase de Frederico Varandas sobre a corrupção no mundo do desporto e os processos em que, de modo cada vez mais intenso, o SL Benfica está envolvido: É UM NOJO!!!

E é mesmo! Para qualquer pessoa decente, para o cidadão médio… tudo isto em que vivemos é mesmo UM NOJO!!!

Processos envolvendo pessoas muito próximas do SL Benfica, mas dos quais este − por “milagres dos diabos” – se vai safando sem que ninguém perceba como nem porquê. É tempo do Ministério Público ter coragem, fazendo e desenvolvendo as investigações que sejam tidas por pertinentes, sem medos, sem tibiezas, sem tabus. O Ministério Público não pode obviamente ter “clube” e decisivamente não pode mesmo ser atacado por essa doença que grassa no mundo do desporto que dá pelo nome de “clubite”! Um Ministério Público “doente” seria sempre um Ministério Público menorizado, que − por isso mesmo − não estaria a cumprir a incumbência constitucional que lhe é atribuída, qual seja a da prossecução da acção penal. Fica, aqui, pois a exortação para termos também nestes “casos envolvendo directamente o SL Benfica” um Ministério Público à altura do seu míster e das competências que lhe estão atribuídas! Sem tibiezas! Com coragem! Na defesa desde logo do Estado de Direito!

Certo é que é incompreensível para o comum dos mortais que a Justiça vá encontrando formas de sistematicamente “salvar” − pela tal “sorte dos diabos” − o SL Benfica, ou a sua SAD, do “banco dos réus”! Não são entendíveis situações como as de Paulo Gonçalves, notoriamente fazendo parte da dita “estrutura”, pois era visto e conhecido como “braço direito” do ex-presidente Luís Filipe Vieira, sendo inclusive funcionário do clube, com gabinete de trabalho no Estádio, que − ainda assim e apesar de todas as evidências − não foi “conectado” com o próprio Benfica. Não são igualmente entendíveis situações como as de César Boaventura, que estava de modo notório e flagrante nas proximidades de Luís Filipe Vieira, nas quais não aparece envolvida a entidade que beneficiaria dos seus actos… desde logo, porque ninguém acredita que César Boaventura tenha oferecido centenas de milhares de euros do seu bolso para corromper jogadores de adversários do SL Benfica por um idílico e puro “amor clubístico”. E não é igualmente compreensível que no caso da “evasão fiscal” de mais de um milhão de euros que é imputada ao Benfica não se investigue o destino desse dinheiro, o destino desse “saco azul”, o propósito do mesmo! Esse caso constitui uma “evasão fiscal”, mas tem muito mais para ser investigado, pois vai muito para além de um tema “apenas” fiscal! É tudo isto que se pede ao Ministério Público! Se queremos ser um Estado de Direito temos, então, de ser mesmo um Estado onde há Direito!

No meio de tudo disto impera o ensurdecedor silêncio do Sr. presidente da Federação Portuguesa de Futebol, lesto a criticar “assobios do povo”, mas ausente nos “assobios”, na crítica a esta podridão que grassa no futebol português! Até agora… nem uma palavra! Não viu, não leu, não lhe deram a conhecer a entrevista do presidente Frederico Varandas? E antes… não viu, não soube de nada? O presidente da UEFA disse recentemente que a corrupção no “Caso Negreira/Barcelona” é extremamente grave. Pena que não tenha também falado nestes casos do futebol nacional, até porque falava em Lisboa. E − com isso − podia ter acordado Fernando Gomes da sua letárgica apatia…

Não, nós, nós SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, queremos um futebol limpo! Defendemos a Verdade Desportiva! E − definitivamente e como disse Frederico Varandas na sua última entrevista − não gostaríamos mesmo de ganhar “assim” como “eles” têm ganhado… repetindo anos depois, a favor de outro dos comparsas do “poder bicolor”, as páginas negras do “Apito Dourado”!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

PS 1 − Vitória clara sobre o Santa Clara! Consistente! Hoje (dia em que escrevo) esperamos outra vitória, num teste mais difícil em Barcelos! Força, Rúben! Força SPORTING!

PS 2 − Noutros jogos, pois “mais do mesmo”… penálti contra o Benfica escamoteado quando ainda não havia golos… e segue o “colinho”…

PS 3 − Força Futsal! Ao fim de tantos anos, de tantos jogos… desta feita a Taça de Portugal fugiu-nos! Recuperar! Voltar às vitórias! Nuno Dias sabe! A equipa também! Nós confiamos em vocês!