São a nossa fé
20 Abr, 2023
Editorial da edição n.º 3920 do Jornal Sporting
Hoje, quando os relógios marcarem as 20h00, os olhos do mundo do futebol estarão depositados sob o relvado do estádio José Alvalade. Sporting Clube de Portugal e Juventus FC defrontam-se para a segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Europa League uma semana depois de terem medido forças em Turim. No jogo de Itália, apesar da vitória caseira pela margem mínima, a equipa de Rúben Amorim foi superior à squadra de Massimiliano Allegri, impondo um futebol que encantou a imprensa internacional: o L’Équipe escreveu que “o melhor não ganhou”, o AS falou em sofrimento e susto da vecchia signora, o site da UEFA em sobrevivência da Juventus FC e a La Gazetta dello Sport recuperou a ideia que “um velho ditado do futebol diz que os portugueses jogam bem, mas não marcam, e que os italianos sabem ser cínicos”. Contra o cinismo italiano teremos de aplicar a virtude portuguesa e contar com o apoio do público que vai esgotar Alvalade. Juntos, teremos de ser mais fortes, com fé nas qualidades individuais dos nossos jogadores e, em especial, na força do nosso colectivo. “Temos de ser inteligentes e perceber que o jogo vai ter momentos diferentes em que vamos estar por cima com alguma dificuldade, mas temos 90 minutos para gerir isso e, pelo menos, empatar a eliminatória. Claro que acreditamos que podemos passar, mas temos noção de que vão ser 90 minutos de dificuldade”, afirmou Rúben Amorim. E, tal como disse Hidemasa Morita, “o próximo jogo será em nossa casa. Eles ainda não sabem o que isso significa”. Vamos, Leões!
A nossa equipa de andebol saiu de cabeça erguida de França, apesar da derrota, no FDI Stadium, pela margem mínima 31-30 frente ao Montpellier Handball, actual líder da Liga Francesa. Para a história fica a melhor presença de sempre do Sporting CP na EHF European League e, para o futuro, a certeza de que a modalidade está muito bem entregue. Agora, será altura de recuperar forças e preparar a equipa para continuar a dar cartas nas competições internas. O Sporting CP de Ricardo Costa lidera o Campeonato Nacional com 58 pontos, mais um que o FC Porto e dois que o SL Benfica.
O Sporting CP marca presença, pela primeira vez, na final four da UEFA Youth League, com embate marcado contra o AZ, que eliminou, entre outros, o Real Madrid CF. A equipa partiu ontem para terras helvéticas, palco da competição, e leva consigo a esperança de toda a nação Leonina, depois dos nossos Leõezinhos terem ganho o Grupo D, com quatro vitórias e dois empates, perante Eintracht Frankfurt, Tottenham Hotspur FC e Olympique de Marseille. Uma “oportunidade única”, como confidenciou Marco Cruz na despedida. A meia-final está marcada para as 12h00 de amanhã e Tomaz Morais, director do futebol formação do Sporting CP, deixou a garantia: “Vamos com muita ambição, muita vontade de fazer história para o Sporting CP”.