Decisões − II Parte
27 Abr, 2023
LIGA EUROPA − Na passada 5.ª feira, dia 20, assistimos a um grande jogo, uma verdadeira “noite europeia” no Estádio José Alvalade! Foi pena! O SPORTING jogou muito e bem mais do que deveria ser necessário para ultrapassar a vecchia signora! Esta, a Juve, teve a sorte de lhe “cair dos céus” um golo logo nos primeiros minutos, sem nada que o justificasse ou que tivesse feito para isso. Dificuldades acrescidas pelo nosso lado… mas o certo é que o SPORTING manteve o seu empenho, a sua abnegação e a sua qualidade de jogo e, pouco demais, ganha indiscutível penálti sobre Ugarte, que Edwards converte e empata a partida (que não a eliminatória). O resto do jogo foi mais do mesmo… tal como em Turim, o SPORTING a porfiar, em busca do empate na eliminatória, quiçá até da vitória, mas a “sorte madrasta” a não querer nada connosco! Uma eliminação com um claro sabor a injustiça, pois se há coisa que ficou bem patente é que merecíamos mesmo estar nas meias finais da Liga Europa, no “Road to Budapest”! Assim, foi uma saída da prova com “cabeça erguida” e com sabor a que merecíamos mais, muito mais mesmo!
YOUTH LEAGUE − No dia seguinte, 6.ª feira, dia 21, a meia-final desta prova da nossa formação com os holandeses do AZ Alkmaar (clube de tão boa memória para nós na meia-final da Taça UEFA de 2015!). Outro jogo em que a nossa jovem equipa mostrou que bem poderia ter ultrapassado o seu adversário! Mas, infelizmente, tal não sucedeu. Começámos bem, fomos depois “ultrapassados”, reagimos e conseguimos empatar a partida, resultado que se manteve até final, apesar dos esforços para conquistarmos o jogo! Penáltis… e o seu “sortilégio”… e perdemos por termos convertido “só” três e os holandeses quatro. Foi pena! Ficámos tristes. Merecíamos mais! E com a goleada (5-0) que o AZ Alkmaar infringiu ao Hadjuk Split, na final desta prova, nesta última 2.ªfeira… pois, perdemos mesmo uma grande oportunidade de conquistarmos, pela primeira vez na nossa história, esta Youth League!
CAMPEONATO − Boa vitória em Guimarães! Era um jogo difícil, porque “lá” é sempre complicado e porque tínhamos ainda o “pós” resultado com a Juventus, que tinha de ser digerido. Para além, claro, da “motivação” que sempre se exige e deve exigir à nossa equipa profissional de futebol. Primeira parte lenta, segunda parte bem melhor. Nenhum golo sofrido, dois golos marcados pelo SPORTING! Vitória clara e sem mácula! Maculado ficou pela enésima vez esse “guru” da arbitragem nacional que dá pelo nome de Luís Godinho… mais uma vez quis deixar a sua marca, espoliando ao Sporting nítido penálti sobre Morita (86’) por evidente agarrão na camisola e pisão claro! O “guru” estava a poucos metros, com campo de visão… e - como de costume − resolveu não ver nada! Enfim… e quanto ao “critério disciplinar”? Pois, não existiu… porque se tivesse existido o Vitória não chegaria ao fim do encontro com 11 jogadores, tantos foram os “amarelos” que Godinho lhes perdoou!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!