Contas da SAD
14 Set, 2023
Foram anunciadas as contas do exercício de 2022/2023 da Sporting SAD, que serão apreciadas em Assembleia Geral da mesma, convocada para o próximo dia 2 de Outubro. As contas em si mesmo revelam números que nos fazem recordar o momento da primeira eleição de Frederico Varandas e da sua gente no dia 8 de Setembro de 2018. De um Clube quase destruído, apunhalado por uns quantos, até à paulatina e firme recuperação do Sporting CP e da sua emblemática e preciosa SAD! O trabalho que foi feito, partindo de um rumo traçado, passando por um caminho difícil, sempre percorrido com determinação, com empenho, com coragem e com “espírito de verdadeira missão Leonina”. Ou, numa linguagem Sportinguista, com esforço, com dedicação e com devoção! De permeio − nestes cinco anos − fomos já Campeões Nacionais em 2021, além de vários outros títulos conquistados no futebol (são seis no total nos últimos cinco anos!) e das múltiplas conquistas de títulos nacionais e internacionais em diversas modalidades, com justificado e justo destaque − no plano europeu − para o futsal, o hóquei em patins, o judo e o atletismo. Os números do Relatório e Contas da SAD impressionam: segundo ano consecutivo com resultados acima dos 25 milhões de euros! E − muito importante − capitais próprios positivos, finalmente e ao fim de meia dúzia de anos! Capitais esses que ainda assim preocupam (sinal objectivo que o trabalho não está concluído, muito pelo contrário é para continuar com denodo e com firmeza), pois continuam a ser inferiores a metade do capital social, deixando a SAD ainda dentro dos limites do artigo 35. do Código das Sociedades Comerciais. De todo o modo a SAD está com quase nove milhões de euros de capitais próprios positivos… há dezassete anos que não tínhamos números desta ordem! De salientar ainda outros números: receitas na ordem dos 222 milhões de euros, recorde absoluto na vida Leonina, com especial destaque para a venda de jogadores (avultam os negócios de Matheus Nunes e Palhinha). Redução do passivo em mais de 8%, fixando o mesmo em cerca de 300 milhões de euros. Nota de preocupação no facto do passivo corrente ser duas vezes superior ao activo corrente, matéria a merecer certamente especial atenção de gestão, desde logo no quadro dos financiamentos a gerir e da relação com as entidades bancárias e outras entidades com quem a SAD se relaciona.
O SCP com a consolidação deste caminho pode, como diz o presidente na mensagem com que abre o Relatório e Contas, mesmo dizer que “é possível o início de um novo capítulo” em que se eleve o nível de investimento, quer desportivo, quer de negócio, sem comprometer o curto prazo e a sustentabilidade do Clube. É uma Nova Era!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
P.s. 1 − Fantásticos os números do SCP no TikTok! Bem mais do dobro de acessos do somatório de todos os demais clubes portugueses! Impressionante!
P.s. 2 − E que dizer de o 3.º equipamento dos Leões ter sido considerado o Best Football Kit of August na votação no Footy Headlines? Extraordinário! Estamos a falar de uma votação mundial!
P.s. 3 − Para terminar, tiro o chapéu ao nosso CR7: os Campeões são assim! Agora em Marrocos, face ao terrível terramoto, disponibilizou o seu hotel para apoio a quem necessitasse! Sem alaridos, mas com acções! É assim o nosso Cristiano!