Siii
05 Out, 2023
Ouço desde sempre, até por ser uma verdade indesmentível, que um clube que não tem memória não tem História. E se existe facto que ninguém pode desmentir, nem mesmo os mais fervorosos adeptos dos nossos rivais é que o Sporting Clube de Portugal tem uma História, do futebol às modalidades, feita por grandes e incontornáveis figuras do desporto português e internacional, recheada de conquistas.
Tão grande, que sempre que um Conselho Directivo, seja ele qual for ao longo dos tempos, decide atribuir algo que faça imortalizar determinada referência do universo Leonino, raras são as decisões que são consensuais. Porque na realidade é tão vasto o leque de possíveis escolhas, derivada dessa mesma História, que merece sempre discussão o porquê de ser para este e não para aquele a distinção. E tudo isso é legítimo. Porque a dificuldade da escolha é sempre latente. Mas são os associados, invariavelmente, que tomam as decisões em Assembleia Geral.
E aí, para que possamos ser mais a decidir e a participar, felizmente que está em aberto a alteração estatutária que deverá levar, na próxima AG do dia 8 de Outubro, ao caminho do Voto Universal, na lógica de que somos muito mais que um clube de Lisboa... somos sim uma Instituição com uma expressão planetária e temos que ser "nós", independentemente do local onde estamos inseridos, que poderemos decidir o futuro do Clube, aproveitando as novas tecnologias de um Sporting CP que está cada vez mais modernizado e adaptado aos novos tempos.
E se Cristiano Ronaldo já tem o nome da nossa Academia − aquela que tem formado a nata do futebol europeu e mundial, o facto do Estádio José Alvalade estar a ser alvo de uma profunda remodelação no seu interior e exterior e a fazer crescer o número de portas, que passam de sete para doze, onde já constam os nomes de Vítor Damas, Hilário da Conceição, Francisco Stromp, Hector Yazalde, Cinco Violinos, Rui Jordão e Manuel Fernandes, todos eles figuras incontornáveis do nosso Sporting Clube de Portugal, também na próxima AG vai estar a votação a atribuição da Porta 7 do nosso Estádio a Cristiano Ronaldo.
E eu, que infelizmente não poderei estar presente no próximo domingo em Lisboa, na minha condição de Associado com o número 3475-0, faço desde já a declaração daquilo que seriam os meus onze votos. Votaria "Sim" ao Voto Universal e à atribuição da Porta 7 ao melhor jogador português e quiçá − alguns milhões espalhados pelo Mundo acham que sim − mundial de todos os tempos. Eu, que tive a oportunidade e o privilégio de o ver crescer pelos corredores de Alvalade, ainda no antigo Estádio, posso dizer que sou um incondicional fã de Cristiano Ronaldo. Subiu a corda da vida a pulso, aquele menino que aos 11 anos aterrou em Alvalade vindo da ilha da Madeira, e se transformou no melhor de sempre. Podem perguntar os mais cépticos: "Mas que fez ele pelo Clube para merecer este tratamento?". Respeitando todos aqueles que não pensam como eu, porque me habituei a viver em democracia e detesto autocracias, respondo: Basta olhar para o sucesso do terceiro equipamento desta época associado ao seu nome, que bateu todos os recordes de vendas, num sucesso verdadeiramente estrondoso, para ver o peso que a associação CR7 versus Sporting CP tem aos dias de hoje, e seguramente também no futuro. O melhor de todos os tempos tem o cunho "Made in Alvalade". E que cunho. Percorre os quatro cantos do Mundo. É "nosso".
Por isso, apesar das diferenças do que está em equação, digo "Siii" a ambas as propostas que aqui referi e que estarão em votação na Assembleia Geral do próximo domingo no Pavilhão João Rocha.
PS 1 − A onda verde voltou a dizer presente em Faro. Sobretudo nos momentos difíceis do jogo, os muitos Sportinguistas presentes foram tão determinantes no apoio que nos levaria à vitória. Hoje com a Atalanta BC, e no próximo domingo ante o FC Arouca, terá que ser de continuidade. Todos juntos, rumo às vitórias.
PS 2 − As modalidades tiveram um passado fim-de-semana de muitas vitórias. Que venham mais assim.