Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Rugido a Norte

Por Pedro Almeida Cabral
16 Nov, 2023

Foi com grande expectativa que a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal se deslocou ao recinto do FC Porto para jogar um dos mais aguardados clássicos do Campeonato Nacional de andebol deste ano. Com um sete em crescendo e a jogar um andebol consistente, o Sporting CP sabia de antemão que só a vitória interessava. Mesmo que o formato do campeonato tenha mudado e agora se dispute uma segunda volta mais curta em grupos de quatro, ganhar agora ao FC Porto fora de casa seria sempre um passo decisivo na luta pelo título. E foi exactamente isso que sucedeu, com um merecido triunfo por 25-26. Mais do que a vitória, conta também a interrupção de um prolongado ciclo que já durava desde 2018 sem trazermos os três pontos do Dragão Arena.

Desde o início do jogo que o Sporting CP entrou mais acutilante, com fome de vencer. A equipa portista foi ficando para trás, na condição de perseguidora, como tem sido habitual na primeira parte dos últimos clássicos. Foi assim, com naturalidade, que chegámos ao intervalo com uma vantagem de quatro golos, 12-16 no marcador. A segunda parte trouxe outra intensidade ao jogo. O FC Porto soube explorar bem o ataque e abrir brechas na muralha Leonina. No final, caminhava-se para um empate, mau grado a portentosa exibição do nosso guardião Kristensen, que em todo o jogo fez dez defesas. Mas o Sporting CP terminou o jogo como começou: focado na vitória. Foi no minuto final que Martim Costa fechou o resultado final, com o 25-26. No último segundo, o FC Porto ainda ameaçou o empate, mas a consistência defensiva Leonina impediu o golo, com mais uma parada de Kristensen. De resto, Maciel também defendeu dois livres directos e os irmãos Costa estiveram no seu nível habitual, Martim com nove golos e Kiko com sete, a fazerem as despesas do jogo.

Seguimos em frente com um registo imaculado: onze vitórias em onze jogos. Segue-se mais uma visita, desta feita ao SL Benfica, para procurar chegar à 12.ª vitória. Seria mais um passo importante na caminhada deste campeonato. Sei bem que jogaremos este dérbi com tudo o que temos para jogar!