Verdade desportiva... Onde andas?
14 Dez, 2023
Verdade Desportiva… afinal, onde andas tu, oh Verdade Desportiva? Assistimos no passado fim-de-semana a mais uma jornada em que foste maltratada e desprezada. Não merecias! E não devia ter sido assim! Não devia mesmo!
O jogo de Guimarães é sempre um jogo difícil. Nenhuma dúvida sobre isso. Historicamente sempre foi assim. O Vitória é um grande clube, com uma significativa massa associativa, muito fiel, totalmente dedicada e de enorme fervor vitoriano. Sabíamos, por isso, que ia ser difícil. Mas também sabíamos que o Sporting tem uma “senhora equipa”, joga bem e tem jogadores experientes e outros mais jovens e de indiscutível valor, todos superiormente comandados por Rúben Amorim. Sabíamos também que o nosso capitão Seba Coates não jogava por cumprir o “castigo” de ter acumulado “cinco cartões amarelos” (sendo que o “quinto cartão”, no jogo com o Gil, continua para mim a ser um mistério… nem falta vi nesse lance!).
Ainda assim, confiávamos − claro − na vitória. Preocupados, traumatizados como disse e muito bem o nosso Presidente Frederico Varandas, com a nomeação de João Pinheiro para apitar o jogo, ainda por cima com Hugo Miguel no VAR. Essa nossa preocupação, comum a todos os Sportinguistas, desde logo a todos os que conheço e com quem me cruzo, veio a comprovar-se que estava infelizmente justificada. A actuação da equipa de arbitragem foi lamentável. Tem o "zénite" no inenarrável penálti assinalado contra o Sporting, mesmo ao cair do pano da primeira parte.
Não só não é penálti, como o jogador do Vitória simulou gritantemente a falta e, por isso, deveria ter sido punido com cartão amarelo, que − no seu caso − seria o segundo, implicando a consequente expulsão. João Pinheiro − mostrando mais uma vez o que é a sua "irritante inépcia" para a função arbitral, que exibe de modo despudorado quando apita jogos do Sporting − assinalou logo penálti contra o SCP… ele que nem ângulo de visão tinha para poder, ainda mais com o fumo que havia naquela zona do terreno (quanto tempo mais teremos de esperar para acabar com estes "fumeiros", que só prejudicam?), ver e analisar o lance em condições! João Pinheiro é useiro e vezeiro em ver mal lances em jogos do Sporting… a realidade é uma coisa, João Pinheiro vê outra! Não é um problema de “cegueira”, vai muito para além disso, pois não só não vê o que se passa em campo, como “inventa” o que acha que se passou! É, pois, um defeito de imaginar, “representar” o que verdadeiramente não existiu… vide anteriores situações, muito badaladas nos últimos dias na comunicação social, como por exemplo o amarelo a Coates, há dois anos, no Dragão… por ter sido, ele Coates, pisado numa entrada duríssima do Taremi! É evidente que uma pessoa assim não tem condições para ser árbitro! É óbvio! E no VAR estava Hugo Miguel… condicionado desde o jogo do Sporting com o Casa Pia, no qual − depois do assumido, até pelo Sporting, erro nas linhas (e toda a gente se esqueceu do penálti claríssimo que nos foi nesse jogo escamoteado ao Sporting por falta sobre Edwards!) − foi publicamente “crucificado” pela “estrutura” da arbitragem nacional!
Corolário disto tudo é a derrota do Sporting em Guimarães, num jogo que poderia e deveria ter ganho. Perdemos também pelos nossos erros, bem sabemos. Mas esses não "justificam" os erros de arbitragem.
Continuamos, ainda assim e para tristeza de muitos, em primeiro lugar. E que assim continuemos! A próxima jornada é com o FCP, em nossa casa, no Estádio José Alvalade. Lá estaremos para apoiar a nossa equipa… rumo à vitória! Certo é que já jogámos "fora" em todos os campos ditos mais difíceis, com excepção do Dragão. E estamos em primeiro lugar. Vamos a isto! Vamos ao nosso trabalho! Vamos honrar a camisola e a história do Sporting!
Singular − ou não! − é o facto de o FCP vir jogar "completo" a Alvalade. Pepe comete indiscutível falta quando − à meia hora de jogo desta última jornada − um casapiano fugia isolado para a baliza do FCP... evidente expulsão! Pois, mas nem falta foi marcada...um tal de João Gonçalves, árbitro da AF Porto, nem falta viu! Nem o VAR Gustavo Correia! Já na jornada anterior todos tínhamos ficado estupefactos por Eustáquio poder jogar a bola com o braço em plena grande área, de modo impune. Não é mesmo assim que se respeita a Verdade Desportiva!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
P.S − Na 3.ª feira à noite decorreu a Gala dos Prémios STROMP. Mais um grande momento da Família Sportinguista. Foi mesmo uma Grande Festa. E o momento também em que anunciei publicamente o terminus das minhas funções como presidente desse prestigiado Grupo. Foi uma honra e um orgulho ter desempenhado durante seis anos esse cargo! Obrigado, meus companheiros Stromps!