O hábito de vencer
11 Jan, 2024
Editorial da edição n.º 3958 do Jornal Sporting
65.º título da carreira.
Aos 47 anos João Vieira continua a fazer história de Leão peito, contribuindo para a conquista do Campeonato Nacional de marcha a nível colectivo.
O atleta Leonino, referência incontornável da marcha em Portugal, acabaria por ser o primeiro a cortar a meta, somando mais um título ao seu palmarés − a primeira prova de dez quilómetros disputada, pela primeira vez, no nosso país.
“É sempre especial, é um orgulho ser Campeão Nacional. Já estou habituado, mas significa sempre muito, pois continua a ser a recompensa do esforço e do trabalho”. João Vieira já se habituou, e já nos habituou, a ganhar títulos, fruto da sua competência, dedicação e profissionalismo.
Charles Duhigg (jornalista do New York Times) refere no seu livro O Poder do Hábito, que a força de vontade é o hábito fundamental mais importante. Salienta ainda a importância de entendermos como os hábitos funcionam e como podemos transformá-los.
Com mais de seis dezenas de troféus conquistados ao longo da carreira, as vitórias tornaram-se num hábito para João Vieira, numa prática que se repete com frequência e regularidade. Aristóteles defendia que: “Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na acção e sim no hábito”.
Que esta seja apenas a primeira de muitas conquistas em 2024.
Parabéns ao atletismo do Sporting CP!