Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"A História é escrita pelos vencedores"

Por Mafalda Barbosa
25 Jan, 2024

Editorial da edição n.º 3960 do Jornal Sporting

A 21 de Janeiro de 1950 George Orwell, escritor e jornalista inglês, deixava um legado bastante relevante para a literatura inglesa.

Autor de obras famosas como “A Revolução dos Bichos” ou “1984”, Orwell defendia que “a história é escrita pelos vencedores”. Os seus livros evidenciavam uma inteligência e visão do mundo muito para além do seu tempo. 

Também na década de 1950, começou a ser escrita a História do futsal do Sporting CP.  Jogadores de outras modalidades juntavam-se em festivais desportivos e participavam em jogos de cinco contra cinco.

A partir de 1960 equipas de futebol de salão, constituídas por antigos jogadores de futebol de 11 e de andebol, participavam em eventos especiais e só quinze anos mais tarde, entra oficialmente em funcionamento a secção de futebol de salão do Clube. Em 1987 passa a designar-se futebol de cinco e em 2000 adoptou o nome de futsal.

21 de Janeiro de 2024. 74 anos depois, a frase de Orwell mantém-se actual: a história continua a ser escrita pelos vencedores.

O futsal Leonino venceu a Taça da Liga, a quinta do seu palmarés, e continua a aumentar o número de troféus conquistados. Uma vitória que premiou a união e a superação de uma equipa nas palavras do treinador, Nuno Dias.

“Conquista difícil que não alcançámos no ano passado. Conseguimos agora e estamos de parabéns. Fizemos um jogo de união, luta e superação muito grandes. É isso que se espera das grandes equipas e o Sporting CP é uma grande equipa”.

Na verdade, há quem defenda que só consegue saborear uma vitória quem já teve que experimentar o sabor da derrota.

O sabor da vitória depende exclusivamente da total dedicação e intensidade da luta. “Os jogadores, felizmente, também têm este ADN de querer mais, ser ambiciosos e não se contentarem com o que foi feito. Este grupo quer mais, tem fome de títulos e de vitórias. Nós, equipa técnica e staff, também somos assim e é uma união perfeita”.

Mais uma vitória com ambição, foco e mestria.