Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Era uma vez...

Por Mafalda Barbosa
08 Mar, 2024

Editorial da edição n.º 3966 do Jornal Sporting

… o dia 6 de Agosto de 2003. Data mítica para o universo Sportinguista.

Nesse dia o novo Estádio José Alvalade vestia-se de gala e apresentava-se ao Mundo.

Nascia com uma partida frente ao gigante inglês, Manchester United FC, e com uma vitória verde e branca por 3-1.

Ao intervalo do jogo, Alex Fergunson não perdeu mais tempo. Conta na sua autobiografia que quando o dirigente do clube lhe perguntou se a contratação valia mesmo a pena, respondeu: “O John O’Shea terminou o jogo com uma enxaqueca. Contrata-o!”.

A partir daqui começou a escrever-se a carreira internacional de Cristiano Ronaldo, que todos conhecemos.

20 anos depois, e tendo este jogo como fonte de inspiração a História, volta a escrever-se. O Sporting Clube de Portugal lança um equipamento único, disruptivo, inovador e distinto.

O equipamento alternativo do Clube, relembra (e homenageia) a última camisola que Cristiano Ronaldo usou ao serviço do Sporting CP, desenhando um triângulo virtuoso entre o Clube, o jogador e a Nike.

Era uma vez… (é assim que começam todas as histórias) uma camisola que se transformou num tremendo sucesso histórico.

Tornou-se no produto do Clube mais vendido de sempre, sete vezes mais do que a camisola que até hoje tinha sido a mais vendida. 

Um verdadeiro caso de estudo que mereceu a devida atenção do mundo do futebol e dos negócios, tendo sido um dos exemplos em destaque no Business of Football Summit, evento organizado pelo Financial Times. O Sporting CP foi aliás o único clube português a marcar presença.

Era uma vez… um passado histórico e um Clube que voltou a fazer História, honrando-o e projectando-o para o futuro.