Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Calendário certo e… sete pontos!

Por Tito Arantes Fontes
18 Abr, 2024

Campeonato Nacional 1 Finalmente recuperámos o nosso jogo em atraso! Foi nesta terça-feira à noite no sempre difícil embate com o FC Famalicão. Uma vitória “arrancada a ferros”, num duelo contra tudo e contra todos! Conquistámos os almejados três pontos graças ao golo solitário de Pote, com cerca de 20 minutos de jogo, já depois de Daniel Bragança ter enviado um tiraço à barra, após vistosa jogada do Sporting CP. A primeira parte é toda nossa. Merecíamos até resultado mais dilatado ao intervalo, pois a produção e os indicadores da partida tal reclamavam e impunham. Na segunda parte o encontro não foi tão bonito, nem tão bem controlado pela nossa equipa. Sofremos, inclusive, nos últimos minutos, altura na qual − como disse e bem Rúben Amorim − a equipa soube unir-se e com arreganho, jogadores lado a lado e com um Coates imperial, defendeu o golo e a vitória!

Arbitragem 1 Infelizmente a arbitragem não esteve ao nível do jogo, tendo assumido particular papel negativo o árbitro Fábio Veríssimo e o VAR Hugo Miguel. Mais uma vez, diga-se em abono da verdade! Desde logo ficou por assinalar um indiscutível penálti sobre Pote aos 24 minutos de jogo, num pisão − bem dentro da grande área famalicense − do tamanho de todo o “meu” Minho! Veríssimo, com campo de visão aberto, como bem salientou José Leirós no Juízo Final na Sport TV, devia ter visto… nada assinalou… e o VAR Hugo Miguel seguiu-lhe as pisadas e calado ficou, perante este claro, evidente e nítido penálti! Por outro lado, o critério disciplinar de Fábio Veríssimo foi de “bradar aos céus”… mãos de jogadores do Sporting CP na cara dos adversários são logo punidas com a amostragem de amarelos (e o segundo destes, ao findar da primeira parte, aplicado a Daniel Bragança é claramente injustificado e até risível); já as mãos de famalicenses na cara dos Sportinguistas merecem outra distinta análise: nem falta são e, como tal, nem com “amarelo” são sancionadas! Geny, que ficou a contorcer-se com dores e a cara a sangrar, pelos 55 minutos de jogo, que o diga! Não, Fábio Veríssimo, assim é não mesmo!

Campeonato Nacional 2 No jogo do fim-de-semana em Barcelos cumprimos e demos, na primeira parte, um autêntico “show de bola”. Marcámos quatro golos sem resposta. E gerimos a segunda parte com classe e categoria. Vitória clara das nossas cores! E mais uma bela exibição de Trincão, que está transformado num “senhor jogador”!

Arbitragem 2 Manuel Oliveira cumpriu nesse jogo com o Gil Vicente. Nada a dizer. Oxalá a arbitragem fosse sempre assim, sem protagonismo negativo!

Adeptos Sportinguistas Um aplauso para a massa Associativa do nosso Sporting CP que tem enchido os campos deste país de lés-a-lés! Apoio incondicional e fervoroso! Do que sei, do que vi, do que presenciei com comportamento cívico de sublinhar. Com a “pecha” − claro e que a alguns, não todos bem sabemos, é imputável − da “pirotecnia” que tantas pesadas multas nos custa! Em Famalicão até sem camisolas vimos a “nossa gente”… numa incompreensível determinação de só assim ser admitida a respectiva entrada no Estádio! Alguém tem que olhar para estas “abusivas determinações” que querem banir o verde dos nossos estádios!

Campeonato dos outros Agora que temos o nosso rival a sete pontos de distância é bom não esquecer o que se passa nos seus jogos… neste último de domingo − como habitualmente − houve “mosquitos por cordas” lá para as bandas da Luz… recuperam-se bolas em evidente falta no meio campo e nada se marca! E transformam-se evidentes pontapés de baliza em cantos que, depois, facilitam golo. E assim se põe este nosso competidor a ganhar por dois golos de diferença, facilitando a sua vitória! Tomamos nota! Foi só mais um jogo de claro benefício da arbitragem em prol desse clube… a somar a tantos, tantos outros, nesta época e noutras também!

Estádio José Alvalade Foi anunciado o início das obras de remodelação dos anéis interiores, das casas de banho e dos elevadores do Estádio. Pelo que já vimos é mais uma iniciativa para saudar e aplaudir! Alvalade está a mudar e para melhor, indiscutivelmente! É definitivamente a Nova Era!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

P.S. 1 Ainda o último dérbi… os comentários do “especialista” de arbitragem Marco Pina na CMTV continuam hilariantes… dizer sobre a badalada e unanimemente considerada agressão a Pote que Di Maria “tem azar que acerta na cara do adversário. Não é vermelho!” faz já parte do anedotário nacional! A vantagem do riso pelo ridículo é esta mesmo… é perene!

P.S. 2 E o Conselho de Arbitragem continua calado sobre esse lance! Para nós é só o mais grave erro de arbitragem na presente época! Uma agressão propositada e descarada daquelas não pode mesmo passar impune… e Di Maria continuar a fazer das suas… jogo após jogo, todos os jogos! Irra, é demais!