ECLECTISMO, SEMPRE O ECLECTISMO
18 Abr, 2024
Editorial da edição n.º 3972 do Jornal Sporting
José Alvalade pensava e sonhava sempre mais além.
Visionário e empreendedor, quis um clube que fosse um lugar aberto à prática desportiva. Sem nunca esquecer as diversas modalidades que tão bem definem o eclectismo do Sporting Clube de Portugal.
“Manda-me catálogos que tragam redes de ténis e de futebol. Vê se sabes de algum livro que trate de corridas de cavalos. Tenho recebido a La Vie au Grand Air, muito e muito obrigado. Fui outro dia ver jogar o “cricket” a Carcavelos. Para o ano já o jogaremos no nosso clube. Peço-te que, quando puderes, vás ver os clubes desportivos que há por aí e conta-me. Talvez vá a Paris estudar a organização desses clubes”. “Preciso de um tratado completo de ginástica sueca, de um de remo e de um bom almanaque desportivo que traga todos os campeonatos do Mundo de 1906 (alturas atingidas nos saltos, tempos, etc). E mais livros terei de comprar” ¹.
Tal como ambicionou José Alvalade o eclectismo do Sporting Clube de Portugal perdura e dá mostras da sua força.
Para além da equipa de hóquei em patins, que se apurou para a final four da WSE Champions League, também as equipas de andebol e futsal, estão na corrida aos títulos europeus.
E já neste fim-de-semana as equipas de andebol e voleibol e femininas de futebol e rugby defrontam o eterno rival, com vista a mais uma vitória que irá definir o caminho de cada uma das modalidades nas diferentes competições.
Diversos “palcos”, um cenário em comum: uma onda verde com os Sócios e adeptos Leoninos a apoiar os nossos atletas rumo à vitória.
Verdadeiros exemplos de que “o caminho faz-se caminhando” ².
¹ Excertos de cartas escritas por José Alvalade a Francisco Gavazzo, Junho de 1906 e 1907.
² Antonio Machado (1875-1939) foi um poeta espanhol, pertencente ao Modernismo.