Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Campeonato (ainda), Taça de Portugal e andebol!

Por Tito Arantes Fontes
23 maio, 2024

CAMPEONATO / ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE − Terminou no passado fim-de-semana o Campeonato Nacional. No sábado, uma extraordinária festa no José Alvalade, cheio que nem um ovo, para celebrar o 24.º título de Campeão do Sporting CP! Os Sportinguistas − naturalmente indiferentes a outros que tanto tentam denegrir a verdade da “Memória da História” − festejaram no seu Estádio mais este inolvidável momento de Glória do seu Clube! Indiscutível que fomos uns justos vencedores nesta época de 2023/2024! Indiscutível também que esta é a 24.ª vez que somos apelidados e reconhecidos como Campeões! Campeões de Portugal! Campeões Nacionais! Em suma, numa palavra, Campeões!

CAMPEONATO / CML − Na passada segunda-feira teve lugar a recepção oficial nos Paços do Concelho! A Praça do Município linda, cheia de Sportinguistas a saudar e vibrar uma vez mais com os seus Campeões! E, dentro do edifício, na cerimónia oficial, dois belos discursos dos dois presidentes − o da CML e o do Sporting CP − a enaltecerem o feito do nosso Clube! Na ocasião, Frederico Varandas − depois de confirmar Rúben Amorim como nosso treinador na próxima época − anunciou, no final, que brevemente voltaríamos à Câmara… com a Taça, como todos nós entendemos e queremos!

TAÇA DE PORTUGAL − É já no próximo domingo que temos mais uma final da Taça! No Jamor, claro, como é tradição! Vamos ter dezenas de milhares de Sportinguistas que, nesse dia, desde manhã cedo se vão concentrar na mata do Jamor para os habituais churrascos, leitões, piqueniques e demais formas de convívio! A última vez que lá estivemos foi nessa extraordinária final de 2019, também com o FC Porto, na qual − após fantástica e emotiva jogatana − ganhámos o jogo depois do empate a dois golos, já no decurso do prolongamento, graças ao desempate por penáltis! Foi um momento épico! E neste domingo queremos outros momentos como esses! Nos 90 minutos, no prolongamento ou nos penáltis… queremos a Taça! Queremos a “dobradinha”! A nossa fé é imensa! A nossa esperança total! Todos ao Jamor!

MANUEL FERNANDES − O nosso Eterno Capitão, o nosso Eterno número 9 não pôde mesmo estar no José Alvalade para receber a taça referente ao título de Campeão Nacional. Nenhum problema… Frederico Varandas e o nosso novel número 9, um tal de sueco, de nome Viktor Gyökeres, foram ao hospital e levaram consigo o troféu para o nosso Manel o ver e tocar! Lindo momento! E extraordinária a fotografia (que correu o Universo Sporting) no corredor do hospital para ilustrar esse momento tão querido e tão simbólico!

LUÍS NETO E ANTONIO ADÁN − Dois jogadores fundamentais nestes últimos quatro anos. Dois pilares! Dois esteios! Dois grandes homens! Bonitas e justas homenagens e “momentos de despedida” no José Alvalade, cheio, de pé, a aplaudir estes seus ídolos! Obrigado, Bicampeão Neto! Obrigado, Bicampeão Adán! Vocês são nossos, eternamente nossos!

ANDEBOL − É já no próximo sábado que se decide o título de Campeão Nacional de andebol. A nossa equipa dizimou no último fim-de-semana o SL Benfica, no Pavilhão da Luz, e está isolada na frente do campeonato! E é exactamente assim quer concluir o mesmo… falta uma jornada e o jogo − no João Rocha − é com o FC Porto, a única equipa que, neste ano, nos conseguiu derrotar, por uma única vez. Também aqui queremos vencer… porque queremos mesmo ser Campeões Nacionais de andebol!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

P.S − A convocatória da Selecção Nacional para o próximo Europeu é decepcionante! Martínez uma vez mais ficou aquém do que se exigia, esquecendo-se na prática de aplicar a meritocracia que tanto apregoa. É que esquecer os melhores jogadores portugueses da actualidade a actuar em Portugal, como por exemplo Trincão e Pote, para ir buscar “espalha brasas” não tem nada de mérito! Martínez, é certo, pode escolher quem quiser…, mas é de supino mau gosto vir dizer que não convoca jogadores do Sporting CP (com a honrosa excepção do nosso GI!) porque não estiveram nas suas últimas seis convocatórias… óbvia e naturalmente apenas feitas e decididas por ele próprio! Mais valia estar calado ou assumir que prefere jogadores que não são Campeões e cujas equipas ficaram a dez (dois jogadores) ou quase vinte pontos (três jogadores!) do Sporting!