Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Atletismo de Campeões, defeso para Campeão!

Por Tito Arantes Fontes
18 Jul, 2024

ATLETISMO – Decorreram no último fim-de-semana, em Viseu, no Estádio do Fontelo, os Campeonatos Nacionais de clubes de atletismo. Fomos, mais uma vez, pela quinquagésima quarta vez, décima quarta consecutiva, campeões em femininos, com 163 pontos e uma vantagem robusta de quase 40 pontos sobre o segundo classificado, marcando assim de modo notório a abissal diferença do Sporting CP para com todos os seus demais concorrentes. Já em masculinos perdemos por uma “unha negra”, ou seja, por um simples ponto, na última prova, tendo atingido os 156 pontos, sendo que o vencedor alcançou pontuação global inferior à da vertente feminina. A verdade é que esteve por muito pouco a recuperação do título nacional, que ficou mesmo ali, ao “virar da esquina”. Com o “mix” destes dois resultados nenhuma dúvida que somos – e assim nos devemos considerar e ver – a maior potência nacional no atletismo. Esse é o corolário objectivo que podemos matematicamente retirar dos resultados obtidos. Temos um somatório em “masculinos e femininos” de 319 pontos e, a trinta e seis pontos, lá aparece o segundo classificado, o SL Benfica, com tão só 283 pontos. E no terceiro posto surge, a Juventude Vidigalense, de Leiria, com um total de 171 pontos, fruto do seu notável trabalho já com várias décadas em prol do atletismo. Historicamente, continuamos como indiscutíveis lideres: 48 títulos em masculinos, em 86 campeonatos; e em femininos temos os já mencionados 54 títulos em 81 campeonatos. Impressionante! Parabéns, pois, ao nosso atletismo! E a todos os seus atletas, técnico e dirigentes!

PRÉ-ÉPOCA / DEFESO – Dia-a-dia vamos acompanhando as notícias da preparação da próxima época futebolística. Em aditamento ao que já escrevi na última semana, falta-nos ainda a chegada do nosso Franco Israel, que esteve ao serviço do seu Uruguai até à final da Copa América, neste passado domingo. Esta semana temos, finalmente, uma primeira amostra pública (pese embora se saibam os resultados de alguns “internos” minis jogos-treino, com finalidades específicas), num jogo com os belgas do Saint-Gilloise. Na semana seguinte teremos o Sevilha, no mesmo Estádio, culminando no dia 27 deste Julho, no nosso Estádio José Alvalade, pelas 19h30h, na apresentação aos Sócios, no Troféu Cinco Violinos, com o Athletic Club. Entretanto, noutros lados e como de costume, vão-se ouvindo “hossanas” e fabricando “primeiras páginas”… enfim, continuem, continuem mesmo, pois ano atrás de ano temos visto no que dá tanto “foguetório” antecipado… este ano até já houve um jogo em que noticiaram mais o resultado ao intervalo do que o triste e patético empate com que terminaram! Quando chegar a hora… pois, veremos!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

P.S – Acabou o Europeu e acabou bem, com a vitória da selecção espanhola, a que apresentou melhor futebol e ganhou todos os seus sete jogos! Ganhou à Croácia, à Itália, à Albânia, à Alemanha, à França, à Inglaterra! É obra! E não perdeu com a Geórgia! Goleou-a! Já Portugal… ah, pois, perdemos com a Geórgia! E chorámos com a França! É continuar com o tal de Martínez… um dos mais bem pagos seleccionadores do Europeu (aí estamos mesmo no pódio!)… quem sabe é este ano que olha para Pote, Trincão, Nuno Santos… e, quiçá, até vai ao México “descobrir” o Paulinho!