Let the games begin
25 Jul, 2024
Editorial da edição n.º 3986 do Jornal Sporting
“Citius, Altius, Fortius” – o mais Rápido, o mais Alto, o mais Forte.
É este o lema daquele que é considerado um dos maiores eventos desportivos do Mundo.
A essência da frase está na superação dos limites, proposta aos atletas que competem nos Jogos Olímpicos. Uma demonstração de exigência para todos os atletas, levando-os a alcançar a excelência.
O lema foi instituído em 1894, por ocasião da criação do Comité Olímpico Internacional. Mas os primeiros Jogos Olímpicos, de que há registo, realizaram-se em honra de Zeus, há mais de três mil anos na Grécia Antiga.
Com a conquista da Grécia pelo Império Romano, os Jogos estavam condenados a terminar.
Os gregos dedicavam-se ao desporto como forma de homenagear os seus deuses, o que não agradava aos romanos. No ano de 393 d.C., Teodósio I, imperador romano, ordenou a extinção de todos os festivais pagãos. Os Jogos não voltariam a realizar-se até ao século XIX.
Pierre de Coubertin, barão francês, trouxe de volta os Jogos Olímpicos, a Atenas, em 1896. Participaram cerca de 280 atletas, oriundos de 13 países, em 42 provas de dez modalidades distintas. Tudo isto sobre o olhar atento de 60 mil espectadores.
Repletos de simbolismo, os Jogos Olímpicos promovem a paz e a união, a universalidade do desporto e valores como o humanismo e o respeito por todas as nações. O objectivo é garantir o desenvolvimento harmonioso da humanidade através da prática desportiva.
Na véspera do arranque da edição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, relembramos nesta edição do Jornal Sporting a excelência dos atletas Leoninos que alcançaram o pódio olímpico ao longo da História do Clube.
Sabemos que este ano, e mais uma vez, a comitiva Leonina levou na bagagem: ambição, superação, profissionalismo e excelência. Rumo ao pódio olímpico.
Força, Leões!