Ganhando e… consolidando!
23 Jan, 2025
CAMPEONATO NACIONAL I – No último fim-de-semana teve lugar a 18.ª jornada do nosso Campeonato. O Sporting CP deslocou-se a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave FC. Vitória clara, indiscutível, com a equipa a exibir novamente uma superioridade total perante o seu adversário. No final contabilizámos mais três golos a nosso favor, não tendo sofrido nenhum, ou seja, conquistámos os três pontos em disputa. Ficámos, em termos de ataque, a dever a nós próprios vários golos, tantas foram as claras oportunidades que construímos e – por isto ou aquilo – não conseguimos concretizar, com especial destaque nesse particular para o jovem Conrad Harder, possivelmente devido à notória ansiedade com que jogou (é tranquilizar e pôr os olhos no Viktor… poucos minutos depois de entrar em campo marcou o seu “golo da ordem”, o terceiro do Clube, matando em definitivo o jogo). Por seu lado, na defesa – onde se estreou Rui Silva no posto de guarda-redes, sempre com bom jogo de pés, exibindo confiança e dando nota de já evidente integração – não demos hipóteses; a verdade é que não me lembro de uma oportunidade de golo do Rio Ave FC, nem de um remate que tivesse “selo” para esse efeito. Debast fez um excelente jogo no meio-campo. Hjulmand foi, para mim, o melhor em campo e sempre, sempre um Grande Capitão!
CAMPEONATO NACIONAL II – A verdade é que dois meses depois do “terramoto e luto” que vivemos, o Clube voltou ao que sabemos que é, ou seja, uma equipa consistente, sólida, mandona, agressiva e que não permite veleidades ao seu adversário. O Rio Ave FC não é, nunca foi uma equipa fácil, não perdia em casa há vinte jogos, sendo que baqueou de modo total frente ao poderio que o Sporting CP demonstrou. Seguimos na frente do Campeonato, agora mais isolados, com três e quatro pontos de avanço sobre o segundo e terceiro classificados, respectivamente. Somos claramente o melhor ataque da prova, a segunda defesa menos batida e de modo claro a equipa com melhor diferença de golos. Seguimos, pois! Venha o CD Nacional, em Alvalade, no próximo sábado!
CAMPEONATO NACIONAL III – A arbitragem tem também melhorado e é bom que assim seja. E que se diga! No passado fim-de-semana, com importantes e decisivas intervenções do VAR, tivemos trabalhos globalmente correctos, nomeadamente nos jogos dos “três grandes”, com especial destaque para as equipas comandadas por Luís Godinho (em Vila do Conde) e Fábio Veríssimo (em Barcelos, com lance difícil no último minuto de jogo, que reverteu o resultado do jogo). Oxalá assim continuemos… para bem da Verdade Desportiva!
RUI BORGES – O nosso treinador vem afirmando, jogo após jogo e de modo notório, a sua qualidade e – concomitantemente – o acerto da decisão do presidente Frederico Varandas na sua contratação. Há uma coisa na qual me revejo de modo muito particular, qual seja – como desde logo ressalta dos comentários que faz no final dos jogos – o facto de ver o mesmo jogo que vi, ou seja que todos vimos, falando de modo claro sobre o que acabámos de fazer e como o fizemos. Afinal Rui Borges transforma a “ciência do futebol” em algo entendível e perceptível para nós, simples apoiantes e amantes deste fabuloso jogo que é o futebol. Obrigado, pois, Rui Borges! E força, claro!
CHAMPIONS – Esta semana temos mais uma jornada do “Grande Grupo” da Champions, a sétima e penúltima. Vamos a Leipzig, no tal jogo interdito a Sportinguistas, graças a alguns (poucos) que com as suas “pirotecnias” tanto gostam de prejudicar outros (muitos) que lá gostariam de estar a apoiar o Clube. Apesar desse “tiro no pé” que nos é dado, por quem (repito) não tem respeito nem pelo Clube (que prejudica e a quem causa evidente dano!), nem pela esmagadora maioria dos seus Sócios, o certo é que iremos jogar como sempre, ou seja, com aquela chama e vontade imensa de conquistar os três pontos e de assim alcançar já e de modo definitivo – e pelo menos – a passagem à fase de play-off! Todos sabemos a qualidade do RB Leipzig, actual quinto classificado da Bundesliga, sendo – também por isso – “mentirosa” a prestação e classificação do mesmo na actual Champions! Não nos deixemos enganar, iremos jogar contra uma das melhores equipas alemãs da actualidade! Vamos a isso, equipa! Vocês sabem que, fora do estádio, desde logo em Portugal, estamos milhões a puxar por vocês! Força, Leões!
HÓQUEI EM PATINS / PEDRO GIL – Foi recentemente anunciado o regresso ao Sporting CP do nosso campeão Pedro Gil, figura mítica da modalidade e do nosso Clube, para coordenador do nosso hóquei a partir da próxima época de 2025/2026. É uma excelente notícia, com impacto na modalidade e no Sporting CP! Bom regresso, Pedro Gil!
FUTSAL / CAMPEONATO – Prossegue o Campeonato e a verdade é que, completada a última jornada, a 13.ª, já estamos isolados no primeiro lugar. Oxalá assim continuemos, a equipa tem valor para isso, mais ainda com a recuperação dos lesionados (também nesta modalidade!) que tanto nos tem afectado. Força, equipa! Força, Nuno Dias!
Viva o Sporting Clube de Portugal!