Leoas (muito) mais perto da final da Taça da Liga
22 Jan, 2025
Goleada ao SF Damaiense (6-0) na primeira mão das meias-finais
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, nesta quarta-feira, o SF Damaiense por 6-0 no primeiro jogo das meias-finais da Taça da Liga, ficando assim muito mais perto da final.
Micael Sequeira apostou de início em Catriona Sheppard, Andrea Norheim, Georgia Eaton-Collins, Ana Borges, Fátima Pinto, Brenda Pérez, Cláudia Neto, Joana Martins, Andreia Bravo, Diana Silva e Jacynta Gala.
As Leoas a irem a jogo três dias depois da última partida, com o técnico a fazer algumas mexidas na equipa, com destaque para a baliza entregue a Catriona Sheppard, que no último jogo da Taça da Liga tinha defendido três grandes penalidades.
Segundo confronto da formação verde e branca frente ao SF Damaiense esta temporada a resultar no segundo triunfo do Sporting CP, que dominou a partida do início ao fim e venceu com inteira justiça e por números muito expressivos.
As comandadas de Micael Sequeira focaram-se desde cedo na baliza defendida por Carolina Jóia e Cláudia Neto foi a primeira a chamá-la a jogo, logos aos três minutos, mas a ex-Leoa segurou o esférico sem dificuldades.
Ainda assim, o Sporting CP não desarmou e adiantou-se no marcador pouco depois dos 20 minutos, com dois golos quase seguidos. Primeiro foi Andreia Norheim a cabecear certeiro, após livre na esquerda, e depois foi Diana Silva a fazer o gosto ao pé, após desmarcação de Joana Martins e de ter contornado a guarda-redes visitante à entrada da pequena área.
O resultado manteve-se depois até ao intervalo, com as Leoas a aumentá-lo na segunda metade. A equipa verde e branca voltou a entrar bem e a criar várias situações de finalização, mas o 3-0 chegou de bola parada: Diana Silva foi travada em falta na área por Carolina Jóia e Andreia Bravo não desperdiçou na marca de 11 metros.
Meia-hora ainda para jogar, com Micael Sequeira a mexer e a fazer entrar Maiara Niehues e Brittany Raphino para os lugares de Cláudia Neto e Diana Silva.
O SF Damaiense tentou reduzir logo a seguir, num remate de fora da área, após recuperação em zona perigosa, mas, apesar de estar adiantada, a guardiã Leonina estava atenta e segurou o esférico, tendo tido uma tarde relativamente tranquila.
Do outro lado houve sempre mais incidências e maior perigo, com o 4-0 a chegar em cima dos minuto 70: Ana Borges foi até à linha final e atrasou para o primeiro poste onde Brittany Raphino se adiantou à defesa e atirou certeiro.
Logo a seguir entrou Beatriz Fonseca, saindo Georgia Eaton-Collins, e o 5-0 esteve à vista pela Leoa recém-entrada, mas Carolina Jóia fez uma enorme defesa e impediu a mão cheia de golos.
À entrada para os últimos 15 minutos, as últimas mexidas no Sporting CP com as saídas de Jacynta Gala e Andreia Bravo e as entradas de Ana Capeta e Alícia Correia, com as Leoas a continuarem focadas no golo e a chegarem ao 5-0 já depois dos 90 minutos, por Joana Martins.
Ainda assim, o resultado só ficou fechado aos 90+5 minutos, com o 6-0 apontado por Ana Borges: lance rápido com a capitã a correr sozinha na zona central e a não falhar o chapéu à entrada da área.
O Sporting CP volta agora a jogar no sábado em casa do Vilaverdense FC em jogo a contar para o Campeonato Nacional. Quanto à segunda mão das meias-finais da Taça da Liga, só a 12 de Fevereiro.