Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Clube

Resultados oficiais da Assembleia Geral

Por Sporting CP
30 Jun, 2024

Reunião magna realizada neste domingo, 30 de Junho de 2024

O Sporting Clube de Portugal informa os Sócios dos resultados da Assembleia Geral que se realizou este domingo, 30 de Junho, no Pavilhão João Rocha.

Estiveram presentes 1252 Sócios votantes, resultando num total de 7667 votos.

Ponto Um – Apreciação e votação do orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos do Sporting Clube de Portugal para o exercício económico de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025, elaborado pelo Conselho Directivo, acompanhado do Plano de Actividades e do Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.


 

Ponto Dois – Apreciação e votação das contas consolidadas do Sporting Clube de Portugal referentes ao exercício económico de 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2023.



João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, revelou ao final da tarde os resultados, comentando depois de forma geral como decorreu a reunião magna.

“Como presidente da MAG, manifesto o meu contentamento relativamente à forma cordata e urbana com que decorreram os trabalhos desta AG. É sempre bom sublinhar isto porque nem sempre isto aconteceu ou nem sempre acontece, e desta vez aconteceu. A reunião decorreu com muita elevação por parte dos Sócios, nomeadamente daqueles que interpelaram os Órgãos Sociais, fazendo-o sempre com muito respeito, e os Orgãos Sociais também encararam de forma séria as interpelações e responderam de forma muito construtiva”, começou por dizer João Palma, acrescentando depois: “Foram dois dias muitos complicados para o Sporting CP, pelas razões que sabemos. Foram fisicamente desgastantes e emocionalmente ainda mais e, por isso, também gostaria de sublinhar a forma como decorreu a homenagem ao Manuel Fernandes”.

“Assim, sim, o Sporting CP é um clube diferente. Somos diferentes e ontem e hoje demonstrámo-lo”, afirmou o presidente da MAG verde e branca.

Foto João Pedro Morais

"Partiu um dos melhores da História do Sporting CP"

Por Sporting CP
29 Jun, 2024

Corpo de Manuel Fernandes velado no Estádio José Alvalade

O corpo de Manuel Fernandes está a velar, este sábado, até às 23h30, no Estádio José Alvalade para que todos os Sportinguistas e admiradores da lenda verde e branca se possam despedir e prestar-lhe uma última homenagem.

A cerimónia começou mais cedo para os familiares, membros dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal e equipa técnica de futebol liderada por Rúben Amorim, sendo depois das 10h30 aberta ao público em geral.

Frederico Varandas, presidente Leonino, falou depois aos meios de comunicação social que acompanham o adeus ao Eterno Capitão. “É um dia difícil. Partiu um dos melhores da História do Sporting CP e partiu também um amigo, que era treinador do Vitória FC quando eu era um jovem médico, mas o Sporting CP está de consciência tranquila pelas homenagens que lhe fez em vida e que o deixaram muito feliz, como estará hoje, certamente, por ver esta multidão de pessoas a homenageá-lo”, disse Frederico Varandas, visivelmente emocionado.

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting CP, também falou estendendo as condolências pela partida de Manuel Fernandes a toda a família Leonina por tratar-se de “um sofrimento generalizado, que abala o coração de todos os Sportinguistas”.

“Esta homenagem que o Sporting CP lhe faz é muito merecida. O Manuel Fernandes é uma figura ímpar do nosso Clube. Deixou-nos agora, mas a memória dele vai permanecer sempre em nós. É um símbolo da fidelidade e dedicação ao Sporting CP”, começou por dizer João Palma, referindo depois: “Foi uma vedeta dentro de campo, mas fora dele manteve sempre a humildade e não havia ninguém que não o admirasse. Era grande dentro de campo e fora ainda era maior”.

Mensagens do director desportivo, treinador e capitão

Por Sporting CP
28 Jun, 2024

​Manuel Fernandes

Além do presidente do Sporting Clube de Portugal Frederico Varandas, também o director desportivo Hugo Viana, o treinador Rúben Amorim e o capitão da equipa principal de futebol Sebastián Coates fizeram questão de deixar uma última e sentida mensagem ao Eterno Capitão Manuel Fernandes.

Hugo Viana
Um dia muito triste para o Sporting CP e para o futebol português. Manuel Fernandes foi e continuará a ser uma referência para muitos. A forma como sempre viveu o nosso Clube, mesmo nesta fase mais difícil, foi uma inspiração para todos nós. Sentimos muito a sua perda. Recordo o último treino que vimos da equipa A, falámos de alguns episódios da sua carreira, era um prazer ouvi-lo. A conversa sobre os jogadores, a confiança que tinha no campeonato, a paixão pelo Sporting CP… Guardarei sempre esses momentos e tudo o que nos deu. Obrigado, Manuel.

Rúben Amorim
Manuel Fernandes deixa um vazio enorme no nosso Clube. É uma figura incontornável na História do Sporting CP, um ídolo de gerações. Tive o privilégio de partilhar vários momentos com ele sobretudo nos últimos anos. Conheci alguém não só apaixonado pelo seu Sporting CP, mas também um homem com muitos amigos. Isso diz muito sobre o Manuel. Foi um Campeão no futebol e na vida. Tentaremos honrar o seu legado.

Sebastián Coates
Um dia triste para todos os Sportinguistas. Sempre defendeu o Clube e suas crenças com honestidade e lealdade. Tive o prazer de o conhecer, sempre disponível, amável e com vontade de ajudar toda a gente. Deixa um legado que ficará para sempre! Obrigado, ETERNO CAPITÃO!

Foto Isabel Silva

Mensagem Presidente do Sporting CP

Por Sporting CP
28 Jun, 2024

Manuel Fernandes

Partiu um dos melhores da História do Sporting Clube de Portugal, um dos melhores da História do futebol português. Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações.

O coração Sportinguista está em sofrimento.

Os sentidos pêsames para a família e para os amigos do nosso Manuel Fernandes, o nosso capitão.

Frederico Varandas

Nota de condolências

Por Sporting CP
27 Jun, 2024

Manuel Fernandes

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Manuel Fernandes, antigo futebolista, treinador e dirigente Leonino que faleceu esta quinta-feira aos 73 anos.

Oriundo da CUF, Manuel Fernandes chegou ao emblema de Alvalade em 1975 e rapidamente se afirmou como uma figura de grande relevo. Um goleador nato, foi-se tornando, ao longo dos mais de dez anos em que jogou no Sporting CP, no ídolo de uma geração e numa das figuras mais importantes da história do Clube.

De Leão ao peito, realizou mais de 400 jogos e apontou mais de 250 golos, conquistando dois Campeonatos Nacionais (1979/1980 e 1981/1982), duas Taças de Portugal (1977/1978 e 1981/1982) e uma Supertaça (1982).

Mais tarde, regressou ao Sporting CP na condição de treinador, tendo sido adjunto e, em 2000/2001, treinador principal, conquistando uma Supertaça. Foi também dirigente, tendo a seu cargo a equipa B e, numa segunda passagem, o departamento de scouting.

Exerceu, nos últimos anos de vida, as funções de comentador na Sporting TV, onde era visível o seu Sportinguismo, e de embaixador do Sporting CP.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Nova Era, Novo Estádio, Novos Lugares de Leão

Por Sporting CP
27 Jun, 2024

Projecto tem início na temporada 2024/2025 e estará concluído em 2025/2026

É com enorme satisfação que te anunciamos a próxima etapa da Nova Era 2.0 no caminho para o novo desenho do Estádio José Alvalade, com uma proposta holística de experiência inovadora.  

O projecto, cujas primeiras iniciativas divulgamos abaixo, terá início na temporada de 2024/2025 e estará concluído em 2025/2026.

 

Um novo Estádio José Alvalade
Uma nova proposta de valor, que trará muitas novidades:

Fecho do Fosso
Permitirá a criação de novas filas de bancada, originando até 2.000 novos lugares, com o projecto a ter arranque em 2024/2025 e conclusão em 2025/2026 dada a complexidade técnica e a exigência de calendário.

Video Screens
Remoção dos actuais video screens, permitindo a libertação de novos lugares adicionais.

Lounges de Acesso Exclusivo
Criação de lounges de acesso exclusivo a Sócios e parceiros com acesso a bar e experiências gastronómicas gourmet diversificadas

 

Uma nova oferta de Lugares de Leão
Em virtude destas alterações e das datas previstas para implementação das mesmas, nomeadamente o fecho do fosso, informamos também:

Redesenho da oferta de Lugares de Leão
Tirando partido dos cerca de 2.000 lugares adicionais proporcionados pelo fecho do fosso e pela deslocação dos video screens.

Apresentação da Nova Oferta
Setembro de 2024.

Abertura de Venda
Condições Especiais Early Lion: Outubro de 2024.
Condições Standard: Fevereiro de 2025.

Critério de Prioridade de Compra
Os actuais detentores de Lugares de Leão terão direito a um período prioritário de compra da nova oferta, cujos detalhes serão anunciados em Setembro.

Disponibilidade de utilização
Época 2025/2026

Extensão adicional de uma época para os Lugares de Leão
Dado que a nova oferta apenas estará disponível para a época 2025/2026, caso tenhas Lugar de Leão activo* actualmente, poderás usufruir do mesmo durante a época 2024/2025.

Trabalhamos a cada dia para elevar a tua experiência e o Sporting CP a uma Nova Era 2.0.

Contamos contigo para fazer crescer o nosso legado.

Nós Somos o Nosso Legado.

 

*Consideram-se Lugares de Leão activos todos aqueles cujos Sócios não tenham sido demitidos ou falecido

Foto João Pedro Morais

Sporting CP ‘pintou’ de alegria o Centro Porta Amiga de Almada

Por Sporting CP
21 Jun, 2024

Quinta edição do Dia do Voluntário do Clube Leonino

Realizou-se, esta sexta-feira, a quinta edição do Dia do Voluntário do Sporting CP, com o Centro Porta Amiga de Almada a ser a instituição escolhida pelo Clube Leonino para apoiar os mais carenciados. Cerca de 50 voluntários, todos colaboradores do Sporting Clube de Portugal, puseram ‘mãos à obra’ para ajudar a pintar e a montar um espaço de lazer para os beneficiários da Porta Amiga, um projecto de acção social em Portugal da AMI (Assistência Médica Internacional).

Os melhoramentos foram feitos na varanda do espaço, com uma área ajardinada da instituição para fruição dos utentes. A acção incidiu na pintura dos espaços exteriores das instalações, numa iniciativa promovida em parceria com a Fundação Sporting e o Departamento de Recursos Humanos do Clube. Tudo se resumiu a uma manhã de trabalho em equipa que encheu de orgulho e de gratidão a directora da Porta Amiga de Almada, Carla Reis. 

“Estamos em Almada há 28 anos e no Monte da Caparica, nas actuais instalações, há 12 anos. Desenvolvemos um trabalho para ajudar pessoas mais carenciadas do concelho de Almada. Temos instalações com balneário, distribuição de roupa, de géneros alimentares, um programa alimentar chamado POAPMC e um serviço de refeitório em que são servidos almoços, tanto nas instalações próprias como nas próprias casas. Além disso, temos médico voluntário, serviço social e apoio psicológico. Desde que abrimos o centro já apoiámos 11198 pessoas, no ano passado foram 1425 beneficiários, sendo que 290 são novos casos. Houve um aumento significativo em relação a 2022. Em relação à população sem abrigo, apoiámos 267 beneficiários, sendo 73 novos casos. Servimos no ano passado 13859 refeições”, explicou, antes de agradecer a iniciativa levada a cabo durante esta manhã.

“Queremos agradecer ao Sporting CP este tipo de iniciativa, que é muito importante. Vamos ficar com um espaço muito agradável, no que chamamos a varanda e que o Sporting CP esteve a pintar, também a arranjar e a colocar as flores. Assim, garantimos maior qualidade de vida aos beneficiários, com espaço de convívio, lazer e por isso melhoramos a qualidade dos nossos serviços”, consideoru, reforçando a importância da presença do Sporting CP: “Sentiu-se entusiasmo no ar, a adesão foi muito boa e foi espectacular o Sporting CP ter tido tantos voluntários. Ficou bem expressa a utilidade pública do Sporting CP e os beneficiários ficaram muito impressionados por o Sporting CP fazer este tipo de acção numa instituição onde era preciso e pedido”. 

Um trabalho comunitário e de enorme utilidade pública, onde se insere uma das esferas de acção do Sporting CP. Por um dia, o grupo de funcionários do Clube deixou os departamentos em que cada um trabalha e vestiram aventais como fardas de pintura. Inês Seco, coordenadora executiva da Fundação Sporting, fez o balanço desta quinta iniciativa com o orgulho na voz. “Foi um sucesso, toda a gente esteve muito unida e colaborativa. Teve ainda mais adesão do que no ano passado. Este dia de voluntariado é sempre diferente, porque as instituições com quem trabalhamos são sempre diferentes. O contacto com a comunidade é muito importante, pois as pessoas podem sentir que Sporting CP é mais do que futebol, do que desporto, é envolvimento com a comunidade e assim aproxima-se o Clube à comunidade e também os voluntários ganham perspectiva. Damos a conhecer as instituições, que é possível continuar a apoiar durante todo o ano", realçou. 

Já Frederico Ferreira, colaborador no departamento da marca, ficou feliz por ter podido ajudar através do nome do Sporting CP, numa iniciativa virada para as pessoas. “Estou a adorar. O Sporting CP faz muito bem em juntar-se a estas iniciativas e deve repetir, como faz. É benéfico para a associação e faz parte do papel social do Sporting CP estar aqui presente. É um orgulho", sublinhou. Palavras partilhadas também por Constança Machado, da área dos eventos do Sporting CP: “Foi a primeira vez que participei e achei muito giro. Acho muito importante as organizações envolverem-se com a comunidade, estar ao serviço das pessoas. É sobretudo o sentimento de que estas acções fazem bem às pessoas e que a nós não nos custa nada. Senti realização pessoal em participar nesta iniciativa e mostra o cuidado do Sporting CP com quem mais precisa. Foi um gesto muito bonito do Sporting CP”.

Depois, Isabelle Romão, directora de marketing e cidadania da Assistência Médica Internacional (AMI) - fundada em 1984 -, explicou como se proporcionou a presença do Sporting CP nesta acção. “A Fundação Sporting é uma das associadas do GRACE, uma rede de responsabilidade social, e foi-nos perguntado se tínhamos uma acção para 40 pessoas, sem nos dizerem que era a Fundação Sporting. Dissemos que precisávamos de pintar espaços e a Fundação Sporting CP financiou a pintura toda e os equipamentos, plantas, bancos, o que permitiu fazer esta acção de voluntariado. Foi um dia diferente, é sempre muito bom dar oportunidade de as pessoas conhecerem a AMI e o Sporting CP também permite muito que possamos divulgar a nossa mensagem e o nosso trabalho”, enalteceu.

O Sporting CP, através da Fundação Sporting e do departamento de Recursos Humanos, acabou por se juntar à AMI ‘às portas’ de uma data muito especial. “A AMI faz 40 anos este ano, a 5 de Dezembro, e é uma feliz coincidência ter o Sporting CP aqui neste ano. Aqui, na Porta Amiga, instalaram vasos, plantas, fizeram a pintura de instalações. Vai ser a primeira vez que vamos dar uso a um espaço exterior e, além disso, o nome do Sporting CP despertou muito entusiasmo junto dos beneficiários e estamos muito agradecidos”, acrescentou. 

Por fim, Isabelle Romão fez um balanço muito positivo deste dia de voluntariado. “Correu espectacularmente bem a iniciativa. Os voluntários do Sporting CP mostraram muita vontade de ajudar, de saberem o nosso trabalho e de participarem com um trabalho que muito agradecemos”, disse, recordando no final a presença da AMI nas redes sociais, através do site e também rede social Instagram.

Nota de condolências

Por Sporting CP
12 Jun, 2024

Israel Matos Dias

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte, aos 79 anos, de Israel Matos Dias, Sócio n.º 2516-0.

 

Com uma vida de ligação ao emblema de Alvalade, o médico odontologista prestou serviços às equipas de futebol e das modalidades do Sporting CP desde 1969 e somou várias distinções no universo verde e branco. Israel Matos Dias foi Prémio Stromp como Sócio do Ano (1984), Rugido de Leão (1990) e Medalha de Mérito e Dedicação ao Sporting CP (2002), além de ter sido membro do Grupo Stromp desde 1994.

 

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.

 

Foto Isabel Silva

Onda verde no Jamor

Por Sporting CP
24 maio, 2024

Informações para a final da Taça de Portugal

O Sporting Clube de Portugal informa todos os detentores de bilhete para a final da Taça de Portugal de futebol, a realizar-se no próximo domingo, entre o Sporting CP e o FC Porto, que a abertura de portas do Estádio Nacional será às 14h45.

Nesse sentido, apela-se aos Sportinguistas que cheguem cedo para evitar filas desnecessárias na chegada e acesso ao recinto e que sigam as indicações da sinalética de cor púrpura para o acesso aos parques e a cor do bilhete para o acesso às entradas do estádio.

Mais informa o Clube que o acesso de autocarros à Mata do Jamor está condicionado aos que sejam portadores de dístico.

Trajecto preferencial: adeptos provenientes da Região Norte A1 › IP7 › A5; adeptos provenientes da Região Sul A2 › A5.

Classificação etária: maiores de 6 anos. Deve ser preenchido um termo de responsabilidade pelos acompanhantes de crianças maiores de 3 anos e menores de 6. Termo de responsabilidade em www.fpf.pt.

Como é habitual existirá um espaço de convívio e animação, dimensionado para os Sportinguistas com bilhete para o jogo, entre as 10h e as 16h.

Documento com mais informações e indicação dos itens proibidos no acesso ao estádio, aqui.

A nova pele de Leão: FUSION − We are Our Legacy

Por Sporting CP
15 maio, 2024

Sporting CP lança 1.º equipamento 2024/2025 em homenagem a Francisco Stromp no centenário da última época do emblemático jogador

“Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida” – Francisco Stromp.

Na época de 1923/1924, Francisco Stromp vestia pela última vez a camisola. O seu legado ficou para sempre, eternizado no Sócio n.º 3 e perdura vivo no tempo.

Dois anos mais tarde, em 1926, Salazar Carreira introduzia a camisola listada verde e branca no rugby, que seria adoptada transversalmente em 1928 até aos dias de hoje.

No centenário da última época do fundador, atleta, capitão, dirigente e lenda do Clube o Sporting CP lança orgulhosamente, em sua homenagem, o 1.º equipamento da época 2024/2025.

O jogo contra o GD Chaves, no próximo sábado, que encerra uma época de recordes, será o momento escolhido para este lançamento tão especial.

A camisola que representa a fusão entre passado e presente. Que valoriza a fusão de tudo o que fomos e somos.

Nós Somos o Nosso legado.

Páginas

Subscreva RSS - Clube