Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto João Pedro Morais

Rúben Amorim: "Estamos num bom momento, queremos manter essa dinâmica"

Por Sporting CP
26 Set, 2024

Sporting CP joga no Estoril esta sexta-feira (20h15)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal joga, esta sexta-feira, em casa do GD Estoril Praia no arranque da sétima jornada do Campeonato Nacional.

Os Leões vão à procura de somar mais um triunfo, e bater mais um recorde, mas Rúben Amorim tem noção de que não será um jogo fácil. “Vai ser um jogo difícil, como todos, e não sabemos como vai estar o tempo, mas lá o vento tem sempre muita influência. O GD Estoril Praia é uma equipa que joga num 4x3x3 com uma forma diferente de defender, mas fomos ver aquilo que fizemos contra equipas que jogam assim, o que podemos melhorar e, penso eu, temos um bom plano para podermos manter a nossa dinâmica ofensiva. Vai ser um jogo difícil, diante de uma equipa com jovens muito talentosos e que perdeu outros, e daí se calhar ter tido maiores dificuldades nas ligações no início, mas estamos preparados. Estamos num bom momento e queremos manter essa dinâmica”, disse o técnico Leonino, revelando que Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio serão opções para este jogo, tal como Vladan Kovačević, mas o titular na balizar será Franco Israel.

Já “o Marcus Edwards e o Pedro Gonçalves dificilmente vão estar aptos antes da paragem de selecções”. Por sua vez, o reforço Maxi Araújo está pronto para ser titular: “Teve menos treinos connosco, ao contrário do Conrad Harder, mas está pronto para ser titular e está à espera da sua oportunidade”.

“O onze que vamos apresentar é claramente o melhor para este jogo. Não estamos a pensar no PSV, apenas no GD Estoril Praia. As equipas que estão atrás de nós estão a jogar bem, não perdem pontos e nós também não podemos perder. Este é o jogo mais importante e depois logo veremos o que fazer a seguir”, referiu o treinador verde e branco, sublinhando que a ideia é sempre melhorar: “Não podemos ir só por exibições ou resultados, há sempre algo mais para melhorar. Não vivo muito confortável com essa questão de que o Sporting CP é imparável e que não vai perder pontos. Sinto-me desconfortável quanto a isso e queremos que os jogadores sintam esse desconforto. Temos de estar sempre no máximo. Não é a questão de os elogiar tanto como deveria, acho que têm estado muito bem, mas podem fazer melhor”.

É isso que Rúben Amorim quer, um Sporting CP sempre melhor na defesa e ao ataque, mas diz que este é o melhor Sporting CP desde que chegou ao Clube: “Eu acho que é o melhor, o que tem mais intensidade e mais confiança. É a equipa que acho que acredita mais em si, sinto isso nos jogadores. Quando vamos para o jogo, não sei qual vai ser o resultado, sinto sempre ansiedade quanto a isso, mas sinto-me mais tranquilo sobre o que vai acontecer. A consistência, a bola ir para ali, os problemas naquela situação... É tudo mais claro quando vamos para o jogo. No ano passado acho que disse que era o melhor Sporting CP, mas demos mais um passo em frente e, claramente, estamos mais perto da ideia que eu tenho para a equipa do Sporting CP. Portanto, sim, este é o melhor Sporting CP até agora”.

Foto José Lorvão

Bilhetes para a recepção ao Bologna FC 1909

Por Sporting CP
26 Set, 2024

Ingressos a partir dos 18€

O Sporting Clube de Portugal informa que já está disponível para os Sócios detentores de Gamebox National a venda de bilhetes para o encontro entre a equipa principal de futebol e o Bologna FC 1909, referente à oitava jornada da fase de liga da UEFA Champions League e marcado para as 20h00 de 29 de Janeiro de 2025, quarta-feira, no Estádio José Alvalade.

O preço dos ingressos começa nos 18€ e a venda está dividida em três fases. Na primeira, que já abriu, os Sócios com Gamebox National podem comprar o seu lugar a preço Early Lion aqui até às 23h59 de 2 de Outubro. A segunda abre a 3 de Outubro, aqui, para os para os restantes Associados e adeptos a preço Early Lion.

Por fim, a partir de 10 de Outubro, começa a venda regular. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui e nas bilheteiras físicas do Estádio José Alvalade, que estão abertas todos os dias entre as 10h00 e as 20h00.

Informações importantes:
- Proibida a entrada a menores de 3 anos
- Maiores de 3 anos (inclusive) necessitam de comprar bilhete
- Jogo incluído na Gamebox Full 2024/2025
- Lugares Especiais não renovados serão comercializados a partir de 23 de Janeiro de 2025
- Quota mínima de Sócio: Setembro 2024
- As portas do Estádio abrem 2h00 antes do jogo

Foto José Lorvão

Bilhetes para a recepção ao Casa Pia AC

Por Sporting CP
25 Set, 2024

Ingressos a partir dos 10€

O Sporting Clube de Portugal informa que já abriu a venda de bilhetes para o jogo entre a equipa principal de futebol e o Casa Pia AC, marcado para as 20h30 de 5 de Outubro no Estádio José Alvalade e referente à oitava jornada da Liga Portugal.
 
O preço dos ingressos começa nos 10€ para Sócios e nos 22€ para adeptos e a venda vai decorrer aqui e nas bilheteiras do Estádio José Alvalade, abertas todos os dias das 10h00 às 20h00.
 
Informações importantes
- Proibida a entrada a menores de 3 anos
- Maiores de 3 anos (inclusive) necessitam de comprar bilhete
- Jogo incluído na Gamebox 2024/2025
- Lugares Especiais não renovados serão comercializados a partir de 2 de Outubro
- Quota mínima de Sócio: Setembro 2024
- Na véspera e dia de jogo, todos os bilhetes para adeptos têm um acréscimo de 3€
- As portas do Estádio abrem 1h30m antes do jogo

Foto Isabel Silva

Preparação em curso para o GD Estoril Praia

Por Sporting CP
25 Set, 2024

Gonçalo Inácio e Diogo Pinto já treinaram integrados

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal retomou, esta quarta-feira, os treinos na Academia Cristiano Ronaldo, tendo em vista a preparação para a visita ao GD Estoril Praia. O embate, que terá o Estádio António Coimbra da Mota como palco, está agendado para as 20h15 desta sexta-feira e é referente à sétima jornada da Liga Portugal.

Na sessão de trabalho de hoje, o treinador Rúben Amorim já contou com Gonçalo Inácio e Diogo Pinto, que treinaram integrados com o grupo, além de ter chamado vários jovens da formação, nomeadamente José Silva, Atanásio Cunha, Bruno Ramos, Miguel Alves, Denílson Santos, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Sandro Nascimento, Kauã Oliveira, Nilton Cardoso, Luís Gomes, Lucas Anjos e Francisco Canário.

O plantel volta a treinar amanhã, quinta-feira, à porta fechada na Academia, onde, a seguir, às 12h15, também terá lugar a conferência de imprensa de antevisão de Rúben Amorim.

Foto José Lorvão

Portimonense SC é o primeiro adversário na Taça de Portugal

Por Sporting CP
25 Set, 2024

Leões estreiam-se como visitantes entre os dias 18 a 21 de Outubro

O sorteio da edição 2024/2025 da Taça de Portugal, realizado esta quarta-feira à tarde, ditou que a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai deslocar-se a casa do Portimonense SC, que compete na II Liga, no jogo da terceira eliminatória.

Para os Leões de Rúben Amorim, o início desta nova caminhada na prova-rainha está previsto que aconteça numa data ainda a definir entre os dias 18 e 21 de Outubro. A partida marcará um reencontro com a formação algarvia, que na temporada passada acabou despromovida do escalão principal.

O Portimonense SC chegou a esta fase da Taça de Portugal após ter eliminado os minhotos do SC Vianense (1-3).

Como é habitual, foi nesta fase da terceira eliminatória que o sorteio já contou com a presença das 18 equipas do escalão principal nacional, todas sob as mesmas condicionantes: nesta fase não podem jogar entre si e disputarão o duelo sorteado obrigatoriamente como visitantes.

Foto José Lorvão

Bilhetes esgotados para a visita à Amoreira

Por Sporting CP
24 Set, 2024

​Forte apoio Sportinguista em casa do GD Estoril Praia

O Sporting Clube de Portugal informa que já não há bilhetes disponíveis para a deslocação da equipa principal de futebol ao reduto do GD Estoril Praia.

Os Sportinguistas esgotaram os ingressos em poucos minutos e prometem um grande apoio na deslocação ao Estádio António Coimbra da Mota, em jogo da sétima jornada da Liga Portugal agendado para as 20h15 desta sexta-feira, dia 27.

Foto Isabel Silva

Treino de recuperação para os titulares

Por Sporting CP
23 Set, 2024

​Vladan Kovačević já trabalhou integrado no plantel

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, depois da vitória sobre o AVS SAD.

Os jogadores que foram titulares na partida de ontem realizaram apenas trabalho de recuperação, enquanto os restantes treinaram normalmente no relvado.

O guarda-redes Vladan Kovačević já treinou integrado no grupo às ordens de Rúben Amorim.

Depois de um dia de folga, os Leões voltam ao trabalho na quarta-feira de manhã, na Academia, à porta fechada.

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Foi um excelente jogo da nossa equipa"

Por Sporting CP
23 Set, 2024

​Reacção do técnico ao triunfo contra o AVS SAD

No rescaldo do triunfo sobre o AVS SAD (3-0), em jogo da sexta jornada da Liga, o treinador Rúben Amorim deslocou-se ao Auditório do Estádio José Alvalade para analisar a partida e deixou elogios à exibição assinada pelos jogadores Leoninos, não deixando ainda assim de afirmar que é sempre possível continuar a melhorar.

“Não deixámos o AVS criar perigo, fomos fortes na reacção à perda da bola e fizemos mais uma vez um jogo competente. Se olharmos para os números, foi um excelente jogo da nossa equipa, mas senti que podemos fazer melhor”, começou por dizer o técnico aos jornalistas, antes de explicar o que quer ver aperfeiçoado.

“Devido às mudanças tácticas [provocadas pelas diferentes características dos jogadores que entraram no onze] perdeu-se alguma fluidez. O Dani [Bragança] gosta mais de jogar por dentro e faltou-nos um pé direito para combinar com o Nuno [Santos]. Apesar disso, ganhámos alguma agressividade extra a ir para a baliza”.

Rúben Amorim avaliou depois a performance do avançado dinamarquês Conrad Harder, ele que marcou e assistiu na estreia a titular, considerando que o jovem de apenas 19 anos “fez um bom jogo”, mas ainda vai melhorar com o passar do tempo.

“Ainda está a 50% do que pode fazer, mas é normal. Ainda não tem muito treino com a equipa e é difícil passar-lhe os posicionamentos, isso nota-se às vezes na fluidez do jogo. Obviamente que marcar e assistir é sempre bom e depois ele sentiu que o Estádio está com um ambiente muito bom. A forma como puxaram por ele… Ele hoje viveu um sonho, mas amanhã acabou e temos de pensar no próximo jogo”.

Com este resultado frente ao AVS SAD, o Sporting CP passa a somar seis vitórias no mesmo número de jogos para a Liga, registo que lhe permite igualar o melhor arranque do Clube no presente século nesta competição. Para Rúben Amorim, estes números são positivos, mas há muito ainda para jogar e é preciso cautela.

“Obviamente ficamos contentes e percebemos por essas marcas que é difícil arrancar assim. (…) Mas são só três pontos, temos os rivais perto de nós e vai haver muitos jogos. Com o iniciar dos ciclos com vários jogos, é aí que as equipas costumam perder pontos e era importante hoje, na primeira vez em que vamos ter um jogo a meio da semana, não perder pontos, principalmente em casa. São mais três pontos, mas queremos continuar a aumentar este bom arranque”, sublinhou.

A fechar, o timoneiro verde e branco explicou as razões que o fizeram chamar pela primeira vez à convocatória Miguel Alves, João Simões e Bruno Ramos, jogadores habitualmente ao serviço da equipa B nos quais o treinador acredita “muito”.

“O Miguel é central do lado esquerdo e não temos muito centrais. O Bruno é pé direito e não foi a nenhuma selecção na última paragem, foi o central do meio na nossa equipa e é um jogador muito rápido. Apesar de não estar a ser titular na equipa B, e de ainda lhe faltar qualquer coisa na forma de jogar com bola em ataque organizado, gostei muito. É muito forte fisicamente e difícil de ultrapassar no um para um, apanhou muitas vezes o Viktor [Gyökeres] no treino e isso não é fácil. Estamos a tentar trabalhar a sua forma de entender o jogo com bola, porque sem bola tem as características perfeitas para ser central de equipa subida. O Simões tem jogado a ala, mas é médio-centro. Vi o Europeu de sub-17 e gosto de vê-lo nessa posição. Não sendo muito rápido, é resistente e tem uma grande capacidade física. (…) Se vier para aqui, poderá fazer a posição do Morita ou do Dani [Bragança] porque às vezes tem de jogar entre linhas e passa a vida a fazer isso na equipa B”.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal