Basquetebol perde por 85-87
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 85-87 na recepção ao SL Benfica para a 21.ª jornada da fase regular da Liga, num encontro que só ficou decidido no prolongamento.
Antes do início do encontro, Diogo Ventura foi homenageado por ter ultrapassado a marca dos 250 jogos de Leão ao peio, recebendo das mãos de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e de familiares uma camisola comemorativa.
Diogo Ventura, Cat Barber, Keonté Kennedy, Jeremiah Bailey e Nick Ward começaram de verde e branco e foi o Sporting CP a inaugurar o marcador. Jeremiah Bailey iniciou em grande forma, mas o SL Benfica conseguiu tomar o controlo do marcador (5-12).
No entanto, a formação orientada pelo aniversariante Luís Magalhães não deixou o rival escapar e até deu espectáculo, como o tremendo desarme de lançamento de Tim Guers quando o resultado estava nos 10-13. No final do primeiro quarto, 17-21 e tudo em aberto, com um dos destaques a ser, por esta altura, a falta de eficácia na linha dos três pontos de parte a parte.
O Sporting CP voltou melhor para o segundo período e abriu logo com um bom triplo de Uwais Razaque. O moçambicano estava bem, assim como Tim Guers, que colocou o emblema de Alalade na frente por 29-28.

Keonté Kennedy também quis ser o centro das atenções e fê-lo em dois momentos: no primeiro, acertou um triplo, seguindo-se um dos lances da tarde quando finalizou de forma espectacular um alley-oop assistido por Tim Guers. Ao intervalo, ainda assim, a vantagem era visitante (35-37).
O terceiro quarto foi dominado pelo Sporting CP, que regressou dos balneários com grande vontade de passar definitivamente para a frente e construir uma boa vantagem. Diogo Ventura abriu com um triplo, Ludgy Debaut afundou e Jeremiah Bailey também foi eficaz dos três pontos.
A meio do período, Cat Barber começou a abrir o livro, apontando um triplo. Seguiram-se lançamentos convertidos por Diogo Ventura e Ludgy Debaut e outro de Cat Barber, agora de belo efeito. Em cima dos 30 minutos de jogo, o base norte-americano acertou um fenomenal triplo do meio da rua, colocando as contas em 60-55 para o Sporting CP.

Cat Barber continuou em grande para o último quarto, com dois triplos consecutivos que abriram o fosso para oito pontos de diferença (66-58), mas o SL Benfica conseguiu recuperar e encostar a um (72-71) a pouco mais de três minutos do fim.
Nick Ward facturou duas vezes de lance livre, mas Trey Drechsel, a cerca de 50 segundos do fim, fez o mesmo do lado contrário. Nick Ward voltou a aparecer com grande afundanço, estabelecendo novamente uma vantagem de três pontos, e o Sporting CP conquistou a posse de bola no ataque consequente.
As águias conseguiram empatar a 76 com 15 segundos pela frente e o resultado não sofreu mais alterações, apesar das tentativas de parte a parte e de um último lançamento de Cat Barber, de muito longe, que ficou perto de entrar. Seguiu-se o prolongamento.
Aí, o SL Benfica entrou mais forte com dois lançamentos triplos, mas apareceu Nick Ward para responder de várias formas e feitos. Para além dos muitos ressaltos - uma constante ao longo de todo o dérbi -, o poste deu muito trabalho à defesa visitante e recolocou o Sporting CP na discussão do encontro (83-83).

Os encarnados marcaram mais uma vez, Jeremiah Bailey empatou com um grande lance e, nos segundos finais, o SL Benfica converteu o lançamento que ditou a derrota Leonina por 85-87.
Com um duplo-duplo (17 pontos e uns impressionantes 20 ressaltos), Nick Ward esteve em grande destaque, assim como Cat Barber (21 pontos) e Jeremiah Bailey (13 pontos e oito ressaltos).
Na próxima jornada, os Leões visitam a UD Oliveirense.
Sporting CP: Keonté Kennedy (7), Tim Guers (7), Ludgy Debaut (8), Jeremiah Bailey (13), Diogo Ventura [C] (6), Cat Barber (21), Uwais Razaque (6), Dinis Cherepenko, Arnette Hallman, Nick Ward (17), Sérgio Silva e Denilson Tavares.