Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Basquetebol

Foto João Pedro Morais

Luís Magalhães: "O desafio era demonstrar que conseguíamos lutar pelo resultado"

Por Sporting CP
19 Abr, 2025

Declarações depois do dérbi de basquetebol

No final da derrota da equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal contra o SL Benfica por 85-87 (após prolongamento), Luís Magalhães marcou presença na conferência de imprensa e começou por comentar o momento do grupo que lidera.

"Melhorámos. Os jogadores que vieram já estão mais integrados e conseguiram competir. Não fiquei satisfeito por perder, mas nos últimos jogos com os rivais temos ido abaixo. Hoje, o desafio era demonstrar que conseguíamos lutar pelo resultado", começou por dizer aos jornalistas, falando depois do dérbi.

"Estivemos bem em praticamente todos os capítulos do jogo. Perdas de bola, percentagens de lances livres e de lançamentos de três pontos têm sido o nosso calcanhar de Aquiles e é aquilo em que temos e trabalhar para termos mais pontos do que o adversário", referiu.

Definindo esta temporada como "um 'ano zero' com muito trabalho", o treinador verde e branco explicou o caminho que tem sido traçado.

"Felizmente, tenho uma excelente equipa técnica que ajuda muito porque é muito complicado pegar numa equipa praticamente toda nova. Da equipa que cá deixei quando saí [em 2022], só tenho um jogador. É tudo do início, o que leva tempo. Temos dado o nosso melhor para tentar chegar o mais alto possível. O nosso currículo é recheado de títulos, mas temos consciência até onde podemos ir", frisou, continuando.

"A nossa equipa ainda comete muitos erros em termos tácticos. Na defesa, já estamos a ter momentos brilhantes. No ataque, há momentos interessantes, mas outros que não são aquilo que queremos, o que nos leva a ter más percentagens de lançamento e muita precipitação", concluiu.

Foto João Pedro Morais

Dérbi decidido no prolongamento

Por Sporting CP
19 Abr, 2025

Basquetebol perde por 85-87

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 85-87 na recepção ao SL Benfica para a 21.ª jornada da fase regular da Liga, num encontro que só ficou decidido no prolongamento.

Antes do início do encontro, Diogo Ventura foi homenageado por ter ultrapassado a marca dos 250 jogos de Leão ao peio, recebendo das mãos de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e de familiares uma camisola comemorativa.

Diogo Ventura, Cat Barber, Keonté Kennedy, Jeremiah Bailey e Nick Ward começaram de verde e branco e foi o Sporting CP a inaugurar o marcador. Jeremiah Bailey iniciou em grande forma, mas o SL Benfica conseguiu tomar o controlo do marcador (5-12).

No entanto, a formação orientada pelo aniversariante Luís Magalhães não deixou o rival escapar e até deu espectáculo, como o tremendo desarme de lançamento de Tim Guers quando o resultado estava nos 10-13. No final do primeiro quarto, 17-21 e tudo em aberto, com um dos destaques a ser, por esta altura, a falta de eficácia na linha dos três pontos de parte a parte.

O Sporting CP voltou melhor para o segundo período e abriu logo com um bom triplo de Uwais Razaque. O moçambicano estava bem, assim como Tim Guers, que colocou o emblema de Alalade na frente por 29-28.

Keonté Kennedy também quis ser o centro das atenções e fê-lo em dois momentos: no primeiro, acertou um triplo, seguindo-se um dos lances da tarde quando finalizou de forma espectacular um alley-oop assistido por Tim Guers. Ao intervalo, ainda assim, a vantagem era visitante (35-37).

O terceiro quarto foi dominado pelo Sporting CP, que regressou dos balneários com grande vontade de passar definitivamente para a frente e construir uma boa vantagem. Diogo Ventura abriu com um triplo, Ludgy Debaut afundou e Jeremiah Bailey também foi eficaz dos três pontos.

A meio do período, Cat Barber começou a abrir o livro, apontando um triplo. Seguiram-se lançamentos convertidos por Diogo Ventura e Ludgy Debaut e outro de Cat Barber, agora de belo efeito. Em cima dos 30 minutos de jogo, o base norte-americano acertou um fenomenal triplo do meio da rua, colocando as contas em 60-55 para o Sporting CP.

Cat Barber continuou em grande para o último quarto, com dois triplos consecutivos que abriram o fosso para oito pontos de diferença (66-58), mas o SL Benfica conseguiu recuperar e encostar a um (72-71) a pouco mais de três minutos do fim.

Nick Ward facturou duas vezes de lance livre, mas Trey Drechsel, a cerca de 50 segundos do fim, fez o mesmo do lado contrário. Nick Ward voltou a aparecer com grande afundanço, estabelecendo novamente uma vantagem de três pontos, e o Sporting CP conquistou a posse de bola no ataque consequente.

As águias conseguiram empatar a 76 com 15 segundos pela frente e o resultado não sofreu mais alterações, apesar das tentativas de parte a parte e de um último lançamento de Cat Barber, de muito longe, que ficou perto de entrar. Seguiu-se o prolongamento.

Aí, o SL Benfica entrou mais forte com dois lançamentos triplos, mas apareceu Nick Ward para responder de várias formas e feitos. Para além dos muitos ressaltos - uma constante ao longo de todo o dérbi -, o poste deu muito trabalho à defesa visitante e recolocou o Sporting CP na discussão do encontro (83-83).

Os encarnados marcaram mais uma vez, Jeremiah Bailey empatou com um grande lance e, nos segundos finais, o SL Benfica converteu o lançamento que ditou a derrota Leonina por 85-87.

Com um duplo-duplo (17 pontos e uns impressionantes 20 ressaltos), Nick Ward esteve em grande destaque, assim como Cat Barber (21 pontos) e Jeremiah Bailey (13 pontos e oito ressaltos).

Na próxima jornada, os Leões visitam a UD Oliveirense.

Sporting CP: Keonté Kennedy (7), Tim Guers (7), Ludgy Debaut (8), Jeremiah Bailey (13), Diogo Ventura [C] (6), Cat Barber (21), Uwais Razaque (6), Dinis Cherepenko, Arnette Hallman, Nick Ward (17), Sérgio Silva e Denilson Tavares.

 

Foto João Pedro Morais

Cat Barber: "Estamos preparados para um jogo físico"

Por Sporting CP
18 Abr, 2025

Sábado há dérbi de basquetebol no Pavilhão João Rocha

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado (15h00), o SL Benfica para disputar a partida da 21.ª e penúltima jornada da fase regular da Liga.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, Cat Barber, base verde e branco, fez a antevisão do dérbi, dando conta da preparação que tem sido levada a cabo.

"Temos treinado bem e estamos preparados para um jogo físico", alertou, sem esconder as dificuldades esperadas frente às águias, que lideram a classificação com 39 pontos, enquanto o Sporting CP é terceiro com 34.

"É uma equipa difícil, sabemos do que são capazes, mas se entrarmos bem e concentrados temos boas hipóteses de ganhar", projectou Cat Barber, sem esquecer a importância de fazer valer o factor 'casa' e, por isso, deixou um apelo aos Sportinguistas.

"Venham apoiar-nos e ajudar-nos porque nós vamos dar o nosso melhor", sublinhou o norte-americano de 30 anos.

Foto João Pedro Morais

Sérgio Ramos: "Fizemos um jogo muito competente"

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

Reacção do treinador-adjunto Leonino ao triunfo frente ao Vitória SC

Sérgio Ramos, treinador-adjunto do Sporting CP, considerou justo o triunfo Leonino frente ao Vitória SC (89-97).

“Fizemos um bom jogo, sobretudo do ponto de vista ofensivo. Marcámos bastantes pontos, partilhámos bem a bola e fizemos bons lançamentos. Defensivamente perdemos algumas bolas, o que permitiu alguns contra-ataques rápidos do Vitória SC, mas, ainda assim, no geral fizemos um jogo muito competente, controlámos sempre o jogo e o resultado e estivemos sempre por cima, apesar de alguns altos e baixos, que são normais”, começou por dizer o técnico-adjunto do Sporting CP, referindo: “Queríamos muito ganhar para mantermos o terceiro lugar e foi o que fizemos. Agora segue-se um dérbi em nossa casa, contra o líder do campeonato e o que queremos é o mesmo: fazer um bom jogo e lutar pela vitória”.

“Será importante contarmos com o Pavilhão João Rocha cheio nesse encontro. Seria bom para a nossa equipa ter as bancadas a puxarem pelo Sporting CP e a tornar o ambiente digno de um dérbi em nossa casa”, referiu Sérgio Ramos, apelando desde já à comparência dos Sportinguistas no jogo do próximo sábado (15h00).

Foto João Pedro Morais

Vitória incontestável em Guimarães

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

Sporting CP venceu a equipa da casa por 89-97

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, o Vitória SC por 89-97 em jogo da 20.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Os Leões a fazerem o que lhes competia e a manterem assim o terceiro lugar na tabela, quando faltam duas rondas nesta fase da prova, seguindo-se depois os quartos-de final que contarão com os oito primeiros classificados da fase regular.

Em Guimarães, os comandados de Luís Magalhães foram donos e senhores do encontro, começando cedo a ‘cavar’ uma boa diferença no primeiro período - a meio os Leões já venciam por 7-14. O Sporting CP a apresentar-se bem defensivamente e a ser eficaz nos lançamentos livres e de dois pontos, fechando depois em 13-31.

20 pontos de diferença num período em que Jeremiah Bailey esteve em destaque, mas no segundo quarto o Vitória SC respondeu à altura. A equipa da casa foi melhorando e aproveitando alguma passividade Leonina, assim como algumas mudanças, e a um minuto do final a diferença era de apenas três pontos (43-46).

Ainda assim, o Sporting CP conseguiu chegar ao intervalo com 45-50 e, apesar de tudo, nunca colocou em causa o 'embalo' para a vitória. No entanto, não foi de todo o melhor período dos Leões, com o Vitória SC a superiorizar-se de forma expressiva: 32-19.

No terceiro quarto, a formação Leonina voltou a dominar com Jeremiah Bailey e Nick Ward em destaque e voltou a abrir distâncias para a equipa da casa, que não conseguiu manter a performance do segundo período por mérito do Sporting CP e das opções na quadra.

Os Leões fecharam em 61-76, 16-26 no período, e entraram no derradeiro quarto com o jogo na mão. Ainda assim, apesar da quebra de ritmo de ambas as equipas, a equipa da casa superiorizou-se no marcador, mas o triunfo não escapou ao Sporting CP que só teve de controlar as incidências.

28-21 no último período com Jeremiah Bailey a ser o MVP do encontro e com o Sporting CP a ser um justo e incontestável vencedor.

Na próxima jornada há dérbi com o SL Benfica no Pavilhão João Rocha. A partida está marcada para o próximo sábado, às 15h00.

Foto João Pedro Morais

Sérgio Silva: "Temos de entrar bem e entrar fortes"

Por Sporting CP
11 Abr, 2025

Sporting CP desloca-se a casa do Vitória SC, sábado, às 15h00, na jornada 20 da Liga

A equipa de basquetebol do Sporting CP tem este sábado encontro marcado com o Vitória SC, na cidade de Guimarães, a partir das 15h00 para a jornada 20 da Liga e na antevisão ao jogo, o base Leonino Sérgio Silva relembrou o jogo da 1.ª volta, em que o Sporting CP venceu a formação vimaranense nos instantes finais, para sustentar as dificuldades que o conjunto orientado por Luís Magalhães prevê encontrar agora no Minho.

“O Vitória SC foi uma equipa que nos criou muitas dificuldades no jogo em nossa casa. É uma equipa que está a precisar [de vitórias], mas nós queremos manter o nosso lugar. Será difícil chegar ao 2.º ou ao 1.º, então queremos manter o 3.º para tentar estar o melhor classificado possível quando entrarmos nos play-offs. Por esse motivo, estamos obrigados também a ganhar, porque temos equipas perto de nós e vamos para ganhar”, garantiu em declarações aos meios do Clube.  

O jogador que organiza o ataque Leonino lançou a receita para o desejado sucesso e antecipou o espírito vencedor com que a equipa quer entrar desde o minuto inicial. 

“Não podemos dar nada ao adversário e aqui [Pavilhão João Rocha], acabámos por nos desmoronar no terceiro período, felizmente e com o trabalho de todos conseguimos dar a volta a isso e fazer um quarto grande período e até ganhar o jogo, mas não podemos em momento nenhum desunirmo-nos e deixar que o adversário acredite que nos pode ganhar. Temos de entrar bem, temos de entrar fortes, tentar que a vantagem aumente logo desde o início e penso que será esse o grande factor”.  

Foto José Lorvão

Luís Magalhães: "Falhámos nos três pontos e nos lances livres"

Por Sporting CP
09 Abr, 2025

Reacção à derrota no clássico

No final da derrota da equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal em casa do FC Porto por 82-72, Luís Magalhães analisou o desafio.

"Conseguimos competir outra vez com o FC Porto durante grande parte do jogo. Mais uma vez, falhámos em dois aspectos fundamentais do jogo em que o adversário foi superior: lançamentos de três pontos e lances livres. Falhámos 14 lances livres, o que é muita coisa em jogos equilibrados. Ganhámos a luta dos ressaltos, as perdas de bola foram equilibradas", disse na zona de entrevistas rápidas do Porto Canal.

"O importante para este ano é conseguirmos competir com os nossos adversários, fazermos melhor do que no ano passado e estarmos presentes nos momentos altos. Conseguimos estar na final da Taça de Portugal, estamos na fase final da Taça Hugo dos Santos e vamos tentar ir à final da Liga. Vamos trabalhar para isso", adicionou.

Foto João Pedro Morais

Clássico equilibrado não sorri aos Leões

Por Sporting CP
09 Abr, 2025

Desaire no Porto para a equipa de basquetebol

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, por 82-72 em casa do FC Porto na terceira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.

Com este resultado, o emblema de Alvalade terminou o Grupo B na segunda posição e vai, assim, disputar a primeira eliminatória da fase final da prova.

Os Leões entraram no clássico com Cat Barber, Diogo Ventura, Jeremiah Bailey, Arnette Hallman e Ludgy Debaut e o primeiro quarto foi equilibrado. O FC Porto facturou primeiro, mas o Sporting CP nunca deixou os dragões fugirem graças aos lançamentos certeiros de Arnette Hallman, Jeremiah Bailey, Cat Barber e Diogo Ventura.

Ludgy Debaut facturou da linha de lance livre e com um grande afundanço e, pouco depois, um triplo de Cat Barber virou o resultado para 17-18, dando a primeira vantagem ao conjunto de Luís Magalhães.

O resultado não sofreu mais alterações no primeiro quarto e, no segundo, o FC Porto entrou melhor, passando para a frente com 22-18. Cat Barber, Nick Ward e Jeremiah Bailey (este último da linha dos três pontos) voltaram a colocar o Sporting CP na frente, mas o equilíbrio era tanto que os visitados tomaram as rédeas logo a seguir.

Pontos de um lado e do outro até mais perto do intervalo, quando foi a vez de Nick Ward fazer o 32-33 para o Sporting CP. Jeremiah Bailey e Cat Barber aumentaram a diferença (32-37), mas os azuis e brancos fecharam melhor o quarto e empataram o marcador a 37 pontos com 20 minutos para jogar.

O ritmo aumentou para o terceiro quarto, com ambas as equipas a acertarem mais lançamentos. Cat Barber subiu ainda mais de rendimento, assim como Jeremiah Bailey (os dois principais jogadores a nível ofensivo nesta partida), tendo até acertado mais um triplo e uma importante jogada de 2+1.

O Sporting CP passou a maior parte dos dez minutos na frente, mas sempre com muito equilíbrio. Tanto que, no final do penúltimo período, era impossível estar mais em aberto: 61-61.

No último quarto, contudo, o FC Porto subiu muito as percentagens dos lançamentos de três pontos, tendo conseguido cavar uma diferença significativa que terminou em 82-72 no final dos 40 minutos.

Com 30 pontos, Cat Barber foi o melhor marcador do desafio, sendo que Jeremiah Bailey (duplo-duplo com 18 pontos e 12 ressaltos) também esteve em evidência.

Os Leões vão, agora, visitar o Vitória SC para a Liga no próximo sábado.

Sporting CP: Keonté Kennedy (6), Tim Guers (2), Ludgy Debaut (3), Jeremiah Bailey (18), Diogo Ventura [C] (2), Anthony 'Cat' Barber (30), Uwais Razaque, Dinis Cherepenko, Arnette Hallman (2), Nick Ward (9), Sérgio Silva e Denilson Tavares.

Foto Isabel Silva

Sérgio Silva: "Temos de entrar para ganhar"

Por Sporting CP
08 Abr, 2025

Basquetebol visita FC Porto esta quarta-feira

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se, às 20h30 desta quarta-feira, ao recinto do FC Porto para a terceira jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos.

Empatados no primeiro lugar, os rivais vão, agora, lutar pelo apuramento directo para as meias-finais e "as ambições são muito claras", garantiu Sérgio Silva na antevisão.

"A partir do momento em que jogamos neste clube, temos de ter o objectivo de ganhar todas as competições. Infelizmente, não conseguimos na Taça de Portugal, apesar de termos ido à final, e agora temos este ponto alto. É muito importante chegar às decisões e lutar para ganhar a competição. Amanhã vai ser um jogo complicado, mas vamos tentar fazer o nosso melhor", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Para o base, um embate entre Sporting CP e FC Porto "é sempre um jogo com muita emoção", mas os jogadores do emblema de Alvalade têm "de ser superiores a isso tudo": "Temos de entrar para ganhar e vamos preparar o jogo da melhor forma para o conseguir. Sinto que temos de querer mais do que eles e de ser muito inteligentes a gerir o jogo. Há que jogar colectivamente e explorar da melhor forma as debilidades do FC Porto".

Por fim, Sérgio Silva deixou um apelo aos Sportinguistas: "Adoro quando os adeptos nos apoiam. Sinto que nos ajudam muito e apelo a que estejam presentes. Mesmo sendo no pavilhão do adversário, se conseguirem estar presentes teremos todo o gosto em tentar dar-vos essa vitória e cumprimentar no final".

Foto João Pedro Morais

Palavra às Leoas após histórica subida de divisão

Por Sporting CP
06 Abr, 2025

Basquetebol feminino de regresso ao principal escalão da modalidade

Foi em clima de enorme festa que as Leoas do basquetebol do Sporting CP reagiram à subida de divisão, consumada este domingo frente ao SC Coimbrões. À Sporting TV, e em declarações que aqui reproduzimos, foram várias as atletas a manifestar a sua felicidade.

Ana Rua

"As lágrimas que me escorrem são de felicidade, é um orgulho fazer parte desta equipa. Não quero dizer que as outras também não o façam, mas esta equipa dedica horas e horas a scouting, ao treino, à fisioterapia, à preparação física e a tudo e mais alguma coisa… A sorte acontece quando a oportunidade se encontra com o trabalho e foi isso que aconteceu. Estamos muito felizes."

Maria do Carmo

“Este era um objectivo desde que começámos o projecto, em 2023, e conseguimos cumpri-lo em tempo quase recorde. Não há palavras que consigam descrever este sentimento. Tudo aquilo que conseguimos foi devido ao nosso trabalho desde o início da época."

Emília Ferreira

"Orgulho imenso nas minhas colegas de equipa; este é um caminho que começámos desde que nos reunimos. Não tenho palavras, o trabalho tem sido muito árduo e estamos muito felizes."

Catarina Martins

"É sempre bom ajudar uma equipa a subir à Liga, estou cá desde o início é um orgulho enorme fazer parte de uma história tão grande no Sporting CP."

Carolina Duarte

"Esta subida é para mim muito importante. O Sporting CP é o clube do meu coração e estou a viver um sonho de criança. Fomos claramente superiores à equipa adversária. Vamos continuar a trabalhar arduamente para atingir o próximo objectivo."

Filipa Cruz

"Temos evoluído muito desde o início; foi um bom jogo e agora é continuar a lutar e a treinar para sermos campeãs nacionais."

Mariana Pires

"É difícil pôr em palavras aquilo que conquistámos; sonhamos chegar aqui desde o ano passado. Esta vitória só mostra que somos um grupo muito unido, pronto para trabalhar. Enquanto Sportinguista estou muito feliz e orgulhosa por fazer parte deste grupo."

Luana Serranho

"O objectivo principal está concluído, mas não damos por terminada a época, nem perto disso. Teremos um merecido tempo para celebrar, mas o objectivo é sermos campeãs nacionais e vamos trabalhar para isso."

Páginas

Subscreva RSS - Basquetebol