Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto D.R.

Jane Gögel bate recorde mundial de tiro com arco

Por Sporting CP
28 Nov, 2019

Leoa fez 575 pontos na Taça do Mundo Indoor

A arqueira do Sporting Clube de Portugal, Jane Gögel, fez 575 pontos com arco compound a 18 metros (60 flechas), batendo por três pontos o recorde mundial paralímpico indoor.

Com este resultado, a brasileira de 44 anos bateu o anterior recorde de 572 pontos, que pertencia a Maria Andrea Virgilio desde Fevereiro de 2019.

A marca foi obtida na passada sexta-feira, em Strassen, no Luxemburgo, na 2.ª etapa da Taça do Mundo Indoor (Archery World Series), em que também participaram os arqueiros do SCP Bruno Costa, Nuno Félix e Jöachim Gögel.

Jane Gögel, actual n.º 6 do ranking mundial, é originária de Goiânia, no Brasil, e esteve presente nos Jogos Paralímpicos de Pequim e de Londres, antes de migrar definitivamente para o tiro com arco adaptado, em 2015. Nesse mesmo ano, arrecadaria a sua primeira medalha de ouro na nova modalidade, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto.

Foto D.R.

Jane Karla Gogel é a número 1 do ranking mundial

Por Jornal Sporting
06 Jul, 2018

Atleta paralímpica do Sporting CP de tiro com arco alcançou o primeiro lugar depois de vencer o European Para Achery Cup

Jane Karla Gögel, atleta paralímpica leonina, conquistou o primeiro lugar do ranking mundial de tiro com arco, ao vencer o European Para Archery Cup, que se disputou em Itália, em Junho. A atleta brasileira, que recentemente se juntou à equipa do Sporting Clube de Portugal, arrecadou a medalha de ouro em arco compound, derrotando, na final, a russa Stepanida Artakhinova, actual número 3 do mundo.

Jane, originária de Goiânia, iniciou o seu percurso desportivo no ténis de mesa, em 2003. Após algumas conquistas em torneios, no Brasil, a atleta começou a competir além-fonteiras, tendo conquistado a sua primeira medalha internacional nos Jogos Parapan-Americanos, em 2005. Participou ainda nos Jogos Paralímpicos de Pequim e de Londres, antes de migrar definitivamente para o tiro com arco adaptado, em 2015. Nesse mesmo ano, arrecadaria a sua primeira medalha de ouro na nova modalidade, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto.

Atualmente, a atleta encontra-se focada no treino para os próximos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020, após o pódio lhe ter fugido no Rio de Janeiro, ao perder nos quartos-de-final para a chinesa Yueshan Lin.

Foto José Cruz

Sporting CP reforça-se com segunda melhor do mundo

Por Jornal Sporting
09 maio, 2018

Com Tóquio 2020 na mente, Jane Göger espera trazer bons resultados para Alvalade

Começou como jogadora de ténis de mesa e tornou-se uma das melhores do mundo. Agora, como praticante de tiro com arco, continua a ser uma das atletas mais cotadas a nível internacional. Jane Göger, brasileira, chega ao Sporting CP para reforçar o desporto adaptado, mas as limitações nos membros inferiores não a impedem de se bater contra qualquer adversário. De resto, em Portugal já derrotou rivais masculinos em várias provas do circuito regular (não existe competição adaptada).

“Para mim, o Sporting CP é um espaço muito bom para o meu crescimento no desporto. Quero trazer muitos resultados para Portugal e para o Clube”, começou por dizer. A segunda colocada no ranking mundial da modalidade deparou-se de imediato com a grandeza do emblema de Alvalade. “Estou a conhecer a história e a força do Sporting CP. Têm crescido muito e quero fazer parte disto. Quem sabe trazer uma medalha de Tóquio, que é o objectivo”, revelou.

A aposta dos leões passa por ter os melhores entre os melhores, e o currículo de Jane prova que se trata de uma atleta como poucas. Já participou em três Jogos Paralímpicos (Pequim 2008 e Londres 2012, no ténis de mesa, e Rio 2016, no tiro com arco) e espera que Tóquio possa representar a primeira medalha de sempre. “Estive agora numa competição no Dubai, onde conquistei o segundo lugar no ranking mundial. O foco é subir ao primeiro lugar, que é um objectivo muito importante para mim, e depois é garantir a vaga para Tóquio e lutar por medalhas”, garante. Para se aproximar desse sonho, acredita que o Sporting CP é a melhor escolha. 

Subscreva RSS - Tiro com arco