Leões tiveram de lutar até ao fim para manter o pleno de triunfos (2-5)
Três dias depois do seu último jogo, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal voltou a jogar fora e a vencer, desta feita em casa do SC Ferreira do Zêzere por 2-5, este sábado, no encontro referente à quarta jornada da fase regular da Liga.
Para manter o ritmo vencedor na Liga, apesar do calendário ‘apertado’ e de várias baixas significativas na equipa, dois golos cedo e praticamente seguidos de Sokolov e Tatinho até deram o melhor início aos Leões, que podiam ter dilatado mais o resultado ainda na primeira parte. Na segunda, a reacção da equipa da casa valeu para chegar ao 2-2, mas a genialidade de Alex Merlim, com um ‘bis’ e uma assistência para Taynan - tudo nos últimos cinco minutos -, resolveu o jogo da melhor maneira. E vão três vitórias em três jogos para o Sporting CP nesta Liga.
Ainda sem poder contar com Tomás Paçó, Pauleta, Zicky Té e Andriy Dzyalo, Nuno Dias – com muita juventude no banco - apostou num cinco inicial composto por Bernardo Paçó, João Matos, Alex Merlim, Taynan e Anton Sokolov para enfrentar um duro conjunto do distrito de Santarém que foi quinto classificado no campeonato transacto, mas neste ainda procura os seus primeiros pontos.
Desde o primeiro segundo, os Leões lançaram-se ao ataque e somaram logo uma mão cheia de oportunidades. Todas esbarraram na atenção do guardião Guilherme Oliveira, que, no entanto, nada pôde fazer perante um remate de insistência de Sokolov para inaugurar o marcador aos quatro minutos – primeiro golo do russo em 2024/2025.
E o 0-2 apareceu logo numa questão de poucos segundos. Com o guarda-redes da equipa da casa subido para lá da linha que divide a quadra, a bola sobrou para Tatinho que, de pé esquerdo e de primeira, colocou com precisão a bola no fundo da baliza do SC Ferreira do Zêzere – estreia a marcar do ala brasileiro nesta edição da Liga.
Entrada perfeita dos Tetracampeões Nacionais - com constante rotação nas suas peças -, mantendo-se sempre no controlo das operações, apesar da tentativa ribatejana de reacção.
Numa fase mais acesa do duelo, Alan Gitahy viu dois amarelos em menos de um minuto e deixou a sua equipa momentaneamente com menos uma unidade, só que os reflexos de Guilherme Oliveira e algum desacerto Leonino negaram a – merecida - chegada ao 0-3 durante vários minutos de ‘cerco’ total. Foram inúmeras as oportunidades, mas sem sucesso para ‘disparar’ no marcador.
Por sua vez, as melhores situações de golo para o SC Ferreira do Zêzere surgiram já na recta final do primeiro tempo – com as duas equipas ‘tapadas’ por faltas -, mas Bernardo Paçó fechou a sua baliza.
O 0-2 foi intacto para os segundos 20 minutos, mas no reatamento do jogo esse resultado não durou nem um minuto. Em zona frontal, Djaelson atirou rasteiro e em força para o 1-2. Reduzida a diferença no marcador, dentro da quadra a partida foi também mais dividida, com oportunidades de parte a parte: um pontapé de Tatinho raspou na trave e Paçó teve mais trabalho entre os postes.
E essa incerteza acentuou-se à entrada para os derradeiros oito minutos, quando um golo de Rúben Carrilho, em rotação à entrada da área, fixou o 2-2. Não estava nada fácil o jogo para o lado verde e branco, mas quando mais se precisava uma ‘pincelada’ - que seriam três - de génio voltou a encaminhar a vitória dos Leões a cinco minutos do fim.
Pela esquerda, junto à linha lateral, o ‘mago’ Merlim tirou um adversário do caminho, foi a toda a velocidade para a baliza e finalizou rasteiro para recolocar o Sporting CP a vencer (2-3). E nesses últimos minutos, o experiente ala voltou a aparecer e devolveu a tranquilidade definitiva aos comandados de Nuno Dias.
Aproveitando o 5v4 adversário – muito bem anulado defensivamente -, Merlim viu a baliza adversária deserta e, praticamente de baliza a baliza, fez o 2-4, mas não se ficou por aqui. A seis segundos do fim, cobrou uma reposição lateral de forma rápida e isolou Taynan, responsável por sentenciar o jogo com um 2-5 que ajudou a esconder algumas dificuldades vividas numa segunda parte exigente até ao fim em Ferreira do Zêzere.
Agora com nove pontos somados na Liga, o Sporting CP subiu ao segundo lugar, atrás do SL Benfica que tem 12 pontos e mais um jogo disputado. Na próxima jornada, os Leões de Nuno Dias regressam finalmente a casa, onde ainda só fizeram um jogo (6-1 AD Fundão) até ao momento, para enfrentar o promovido GRC Dínamo Sanjoanense.
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Tatinho, Leonildo Injai, Diogo Santos, Wesley França, João Matos [C], Allan Guilherme, Anton Sokolov, Tomás Silva, Bernardo Paçó, Renato Almeida, Alex Merlim, Taynan, Henrique Rafagnin [GR]