Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

João Fernando é campeão nacional de absolutos

Por
01 Dez, 2024

Judoca Leonino soma segundo título em dois dias em Odivelas

João Fernando sagrou-se este domingo campeão nacional de absolutos de judo, em prova que decorreu em Odivelas.

O judoca Leonino subiu ao lugar mais alto do pódio e foi figura em enorme evidência este fim de semana.

O também judoca Leonino Lucas Lacerda foi segundo classificado no Campeonato Nacional de Absolutos.

Este domingo, no Campeonato Nacional sénior, os judocas do Sporting CP Tomás Gomes e Tomás Fonseca terminaram no 3.º lugar. 

Foto Rogério Ferreira

Três campeões nacionais Leoninos em Odivelas

Por Sporting CP
30 Nov, 2024

Resultados do primeiro dia do Campeonato Nacional de judo

O Sporting CP teve três campeões nacionais, este sábado, no primeiro de dois dias do Campeonato Nacional de Absolutos de judo, que decorre em Odivelas.

O judoca Leonino João Fernando na categoria de -81kg foi o melhor, depois de vencer na final Kainan Pires.

Na categoria de -73kg, Otari Kvantidze, também do Sporting CP, venceu Thelmo Gomes e conquistou o primeiro lugar do pódio.

Em femininos, a judoca do Sporting CP Margarida Brás foi a melhor em -63kg ao vencer Patrícia Martins com dois wazaris e sagrou-se campeã nacional.    

Já na categoria de -100kg, o Leão Diogo Brites terminou a prova no segundo lugar. Perdeu na final frente a Diogo Chantre e sagrou-se vice-campeão nacional.

Foto Rogério Ferreira

Judo é Heptacampeão Nacional

Por Sporting CP
26 Out, 2024

Triunfo sobre a A. Académica de Coimbra na final

A equipa masculina de judo do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, este sábado, Heptacampeã Nacional ao conquistar o Campeonato Nacional de Equipas que se realizou em Viseu.

Composta por Gonçalo Lampreia, Tomás Gomes, Otto Kvantidze, Tomás Fonseca, João Fernando, Lucas Lacerda, Diogo Luís, Kevin Suárez, Jorge Fonseca e Diogo Brites, a formação verde e branca confirmou o favoritismo e alimentou um palmarés já bem rico na modalidade.

Na primeira fase da competição, os Leões começaram por derrotar a A. Académica de Coimbra por 3-1, seguindo-se triunfos sobre SL Benfica (3-1) e SU Sintrense (3-0). Depois, nas meias-finais, nova vitória confortável diante do Judo Lusófona por 3-0.

Por último, na final, o Sporting CP voltou a encontrar a A. Académica de Coimbra. Em -81kg, João Fernando começou por bater Afonso Faria com um waza-ari nos primeiros segundos e outro mais tarde, completando o ippon.

Em -90kg, no entanto, A A. Académica de Coimbra empatou a final quando Marcos Martínez Coin bateu o Leão Lucas Lacerda. Quando ambos tinham pontuado um waza-ari, o espanhol conseguiu outro e fechou as contas no combate.

Em +90kg, o Bicampeão Mundial e medalhado Olímpico Jorge Fonseca não teve problemas em vencer Roman Amaro Cabello por ippon e, para fechar, Gonçalo Lampreia protagonizou o duelo mais equilibrado da final contra Alexandre Bucur. Foi preciso esperar pelo golden score para Alexandre Bucur ser admoestado com o terceiro shido (castigo), o que significou o triunfo de Gonçalo Lampreia e do Sporting CP por 3-1.

No final, Jorge Fonseca reagiu à conquista. "Estou muito feliz pelo título nacional. Foi uma prova incrível, ganhámos vários combates com atletas novos, de futuro. A prova foi muito competitiva e estamos muito satisfeitos", disse aos meios de comunicação Leoninos.

João Fernando admitiu que existia "o objectivo de ser Campeões Nacionais pela sétima vez consecutiva": "As coisas têm vindo a correr bem e esperamos continuar a conquistar o título. Foi um dia muito feliz, a equipa era nova e muitos atletas lutaram [pelo Sporting CP] pela primeira vez. Felizmente, conseguimos rodar a equipa em todos os encontros e todos se portaram muito bem. Estou muito satsfeito".

Depois de 2016, 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023 (o Campeonato Nacional de Equipas não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia de COVID-19), o Sporting CP conquistou o título pela sétima vez consecutiva e não deixou fugir a hegemonia.

Foto João Pedro Morais

Pedro Soares: "Dever cumprido e felicidade"

Por Sporting CP
28 Out, 2023

Declarações depois do Hexacampeonato Nacional de judo

No final da conquista do Hexacampeonato Nacional por parte da equipa masculina de judo do Sporting Clube de Portugal, Pedro Soares elogiou a atitude dos seus atletas e mostrou-se muito satisfeito pela renovação do primeiro lugar do pódio.

"É sempre uma sensação muito boa conseguir ter a competência de defender aquilo que é nosso. Iniciámos esta competição em 2010, quando ficámos em terceiro lugar, e a partir daí tem sido um ciclo vitorioso. Este hexa é o nosso décimo título. Apostamos muito nesta competição porque queremos a dominar o judo português nesta prova de equipas. A sensação é de dever cumprido e de felicidade. É fácil cair na monotonia e perder motivação, mas eu tento que isso não aconteça e que eles vejam esta competição como uma prova que tem de ser nossa. Os outros querem-nos tirar e têm uma motivação muito grande, por isso temos de ter sempre muita vontade de vencer", começou por dizer o mestre de judo verde e branco aos meios de comunicação Leoninos.

Para Pedro Soares, apostar na formação "faz parte da história e da política desportiva" do Sporting CP: "Sempre foi assim e sempre será. Viemos aqui hoje com dois cadetes e um júnior de primeiro ano que tiveram de fazer um exame físico especial para poderem participar. Eles são o futuro e trabalham diariamente connosco. Cada vez que há uma oportunidade para eles competirem sem prejudicar o resultado final isso é uma prioridade. Poder ser Campeão Nacional dando uma oportunidade a esses jovens de pisar o tapete e representar o Sporting CP é uma vitória ainda mais saborosa".

Pedro Soares falou ainda sobre Miguel Alves, ex-atleta do judo do Sporting CP que se estreou este sábado como treinador numa prova oficial.

"Entrou este ano [como treinador] e é uma aposta ganha. Tem um grupo que gosta muito dele. Faz parte da história do Clube. Foi Campeão Nacional em todos os escalões e por equipas, pelo que é um prazer e um orgulho passar a um jovem que tem o nosso ADN tão presente - uma vez que sou treinador nacional e não me posso sentar no banco - este papel. Não tinha dúvidas de que o ia representar na perfeição, mas agora há provas concretas. Esteve tão bem quanto a equipa. Orientou muito bem, sozinho, com uma responsabilidade muito grande para um miúdo tão jovem. Estou muito feliz e espero que tenha um grande futuro no judo como treinador do Sporting CP", concluiu.

O próprio Miguel Alves admitiu que a estreia a comandar os Leões decorreu da melhor forma: "Foi a minha primeira prova oficial enquanto treinador do Sporting CP e foi uma boa experiência. É uma equipa fácil de orientar, são bons atletas e treinamos bem todos os dias. Dão sempre o máximo em todos os treinos e os resultados aparecem".

Para o técnico, renovar o Campeonato Nacional de equipas "é bom para o Clube e para a história da modalidade dentro do Clube". "Queremos continuar a conquistar títulos, tanto nacionais como europeus", acrescentou.

Miguel Alves fez ainda uma análise à vitória Sportinguista: "Os primeiros combates são sempre os mais difíceis e a equipa demonstrou bom empenho. Ganhámos e, no segundo embate, destaco a boa vitória do Kevin [Suárez] e também do João Fernando e do David [Liparteliani]. Na final, volto a destacar o Kevin, que teve uma vitória muito importante num combate em que não era favorito contra um atleta muito forte que já Olímpico".

De acordo com Jorge Fonseca, Bicampeão Mundial e medalhado Olímpico, "este título é muito importante para o Sporting CP". "Queremos sempre ganhar e é muito bom para o nosso clube. Estamos muito felizes. (...) Somos atletas fortes, trabalhamos para isso e tornamos a competição o mais fácil possível. Tivemos um adversário forte na final, o Sport Algés e Dafundo, mas soubemos tornar tudo mais fácil", explicou, abordando depois a forte presença da formação.

"Temos vários objectivos, como os Jogos Olímpicos ou os Campeonatos do Mundo, mas também temos uma formação muito forte que provou hoje que tem nível. Agora é continuar a trabalhar para os próximos grandes eventos", referiu, antes de revelar que não vai ter tempo para festejar porque vai participar no Campeonato da Europa dentro de uma semana na cidade francesa de Montpellier. "Depois de o conquistar posso bailar à vontade", disse.

João Fernando destacou também o sentimento de "felicidade e de dever cumprido". "Viemos aqui para isto e é um alívio chegar ao fim do dia e termos conquistado o que queríamos", começou por dizer.

Explicando que vencer um combate no Campeonato Nacional de equipas "nunca é uma tarefa fácil", o atleta de 23 anos garantiu que "tinha uma táctica que foi cumprida" na final contra o Sport Algés e Dafundo: "Consegui o objectivo de vencer e de conseguir o triunfo para a equipa. Tínhamos as coisas contadas e, em princípio, acabava no Jorge [Fonseca]. Confio na minha equipa e em qualquer um dos meus colegas".

Por fim, João Fernando frisou que "este título diz que o Sporting CP continua no topo, que é a melhor equipa do país e que quer continuar a ser".

Foto João Pedro Morais

Hexacampeões Nacionais!

Por Sporting CP
28 Out, 2023

Judo volta a vencer o Nacional de equipas

A equipa masculina de judo do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, este sábado, Hexacampeã Nacional.

Os Leões bateram toda a concorrência no Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde decorreu o Campeonato Nacional de equipas, e venceram a prova pela décima vez na história.

Com um conjunto composto por David Liparteliani e Tomás Fonseca (-66kg), Otto Kvantidze e Guilherme Moura (-73kg), João Fernando e Tiago Coutinho (-81kg), Kevin Suárez e Diogo Luís (-90kg) e Jorge Fonseca e Diogo Brites (+90kg), o Sporting CP começou por superar a A. Académica de Coimbra por 3-1. De seguida, vitória sobre a Fundação Salesianos por 3-0.

O adversário na final foi o Sport Algés e Dafundo, com João Fernando a abrir o duelo com um combate contra António Tetino. O judoca verde e branco conseguiu vencer com um waza-ari pontuado a cerca de 30 segundos do fim e fez o 1-0 para o Sporting CP, que vestiu de branco.

De seguida, o Sportinguista Kevin Suárez defrontou Célio Dias - antigo atleta Olímpico - e entrou bem, demonstrando grande vontade de atingir o triunfo.

A cerca de dois minutos do fim, Kevin Suárez conseguiu um waza-ari, repetindo o feito um minuto depois, conseguindo assim o desejado ippon - pontuação máxima que faz com que o combate termine.

Com 2-0, só faltava mais uma vitória para o Sporting CP conquistar o título mais uma vez e, agora, foi Jorge Fonseca - Bicampeão Mundial e medalhado Olímpico - a enfrentar Pedro Lima.

Depois de um combate muito preso nas pegas, o Leão fez o ippon a quatro segundos do fim, garantindo assim o 3-0 e o Hexacampeonato Nacional de equipas.

Foto Sporting CP

Diogo Brites de ouro na Taça da Europa

Por Sporting CP
27 Ago, 2023

Judoca do Sporting CP (-100kg) brilhou em Vila Nova de Gaia

Diogo Brites, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou, este domingo, a medalha de ouro em -100kg na Taça da Europa, disputada no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia. Na final, o judoca de 24 anos (141 do ranking mundial) levou a melhor sobre o neerlandês Lars Vissers, número 205 do mundo.

Antes disso, Diogo Brites já tinha deixado a sua marca ao exibir-se a bom nível, batendo, primeiro, o britânico Matthew Sexton por ippon nos quartos-de-final e, a seguir, superou o argentino Ivo Dargoltz (93.º do ranking) nas ‘meias’.

Por sua vez, na categoria -90kg, o também Leão Diogo Luís, de apenas 20 anos, também encontrou em acção, mas caiu na primeira ronda às mãos de Hans Leo Haraldsen.

Foto Sporting CP

João Fernando de ouro no Open de Madrid

Por Sporting CP
11 Jun, 2023

​Judoca Leonino bateu na final o espanhol Alfonso Uquiza

João Fernando, judoca do Sporting Clube de Portugal, conquistou este domingo a medalha de ouro no Open de Madrid, na categoria de -81kg, ao vencer na final o espanhol Alfonso Uquiza.

Antes disso, o Leão já tinha batido o italiano Massimiliano Carollo, nas meias-finais, o francês Tom Libert, nos quartos-de-final, e o neerlandês Mo van Dun, na segunda ronda da prova.

Ainda na mesma competição, destaque para a medalha de bronze conquistada pelo também judoca verde e branco Diogo Brites, em -100kg, depois de derrotar o alemão Daniel Herbst. 

Foto Fernando Veludo/NFactos

Judo é Pentacampeão Nacional

Por Sporting CP
19 Nov, 2022

Leões conquistam título nacional pela nona vez

A equipa masculina de judo do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, este sábado, Pentacampeã Nacional ao vencer o Campeonato Nacional que se realizou no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra.

Os Leões orientados por Pedro Soares conquistaram o título pela nona vez na história - e nas últimas dez edições - e alimentaram ainda mais a hegemonia na modalidade.

O Sporting CP começou por derrotar o Clube Construções Norte-Sul por 4-1, seguindo-se nova vitória pelo mesmo resultado contra o Judo Clube de Lisboa nas meias-finais.

Na final, o emblema de Alvalade encontrou o Sport Algés e Dafundo e venceu por uns claros 5-0, assegurando a conquista do Campeonato Nacional.

Para esta prova, a jovem equipa verde e branca foi composta por David García Torne e Tomás Fonseca (-66kg), Otari Kvantidze e Daniel Cebotari (-73kg), João Fernando e Miguel Alves (-81kg), Kevin Suárez e Diogo Luís (-90kg) e Jorge Fonseca e Diogo Brites (+90kg).

Foto José Lorvão

Jorge Fonseca cai na repescagem e falha luta pelo bronze

Por Sporting CP
11 Out, 2022

​Judoca Leonino termina Mundial do Uzbequistão no sétimo lugar

Jorge Fonseca, judoca do Sporting Clube de Portugal, caiu esta terça-feira no primeiro combate das repescagens que davam acesso à medalha de bronze nos -100 kg do Mundial da modalidade, em Tashkent, no Uzbequistão, terminando no sétimo lugar. O Bicampeão Mundial e actual líder do ranking perdeu assim a hipótese de revalidar os dois títulos conquistados em 2019 e 2021.
 
Isento da primeira ronda, o atleta de 29 anos começou por derrotar na segunda o romeno de origem cubana Asley González (25.º do ranking), ele que tem no currículo uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e foi Campeão Mundial em 2013, sempre em -90 kg. O luso venceu com um waza-ari aos 2'27'' do golden score, após 6'27'' de combate.
 
Já nos oitavos-de-final, Jorge Fonseca venceu, pela terceira vez na carreira, o sérvio Bojan Dosen (54.º), depois de já o ter feito no Open de Praga (Março de 2022) e no Grand Prix de Budapeste (Julho de 2019). Após o adversário ter recebido um castigo (shido), o português confirmou o triunfo através de um ippon ao fim de apenas 1'54'' de combate na Humo Arena.
 
Depois, nos quartos-de-final, o Leão acabaria por sair derrotado às mãos do azeri Zelym Kotsoiev (11.º), que se colocou em vantagem com um waza-ari e chegou ao triunfo através de um ippon a 22'' do fim.
 
Por fim, nas repescagens, o português precisava de combater mais duas vezes para chegar ao bronze e até começou melhor, ao ganhar vantagem sobre o georgiano Ilia Sulamanidze (6.º) com recurso a um waza-ari com 2'18'' decorridos. No entanto, um ippon por parte do adversário, de 21 anos, acabou por afastar Jorge Fonseca em definitivo da luta pelas medalhas.
Foto IJF

João Fernando de bronze em Zagreb

Por Sporting CP
16 Jul, 2022

Leão subiu ao pódio na categoria de -81kg

João Fernando, judoca do Sporting Clube de Portugal, conquistou, este sábado, a medalha de bronze - a primeira da carreira neste circuito - na categoria de -81kg do Grand Prix de Zagreb, na Croácia.

O jovem atleta verde e branco, de apenas 22 anos, realizou um torneio de grande nível, tendo começado por bater o brasileiro Vinicius Panini no primeiro combate com um waza-ari. O adversário que se seguiu foi o canadiano François Gauthier-Drapeau e o resultado foi o mesmo: triunfo para o português por waza-ari, desta feita no golden score.

O embate contra Abylaikhan Zhubanazar, do Cazaquistão, foi o mais rápido, com João Fernando a conseguir um ippon a quase dois minutos do fim. A quarta vitória consecutiva aconteceu contra Zelim Tckaev, do Azerbaijão, e voltou a acontecer já no golden score, tendo o Sportinguista orientado por Pedro Soares pontuado um waza-ari.

João Fernando seguiu para as meias-finais da competição, mas, aí, cedeu perante o francês Alpha Oumar Djalo - que viria a conquistar a medalha de ouro.

Na luta pelo bronze, no entanto, João Fernando voltou a ser feliz. Contra Achraf Moutii (Marrocos), um duelo equilibrado seguiu para golden score, mas o judoca do emblema de Alvalade tirou um seoi-nage da cartola e conseguiu um ippon, assegurando o bronze.

De destacar também o facto de João Fernando, que está na 90.ª posição, ter combatido sempre contra atletas em posições mais elevadas do ranking mundial.

Este domingo, 17 de Julho, é a vez de Jorge Fonseca entrar em acção na categoria de -100kg.

Páginas

Subscreva RSS - Judo