Ricardo Costa renova ligação com o Sporting CP
24 Jan, 2025
Técnico está no Clube desde 2021
Ricardo Costa renovou a ligação com o Sporting Clube de Portugal até 2030. O técnico, de 43 anos, que chegou ao Clube no Verão de 2021, tem levado o andebol Leonino ao sucesso, tendo já conquistado um Campeonato Nacional, duas Supertaças e três Taças de Portugal e tem a ambição de conquistar muitos mais títulos.
“Deixa-me muito feliz esta renovação e agradeço muito tudo aquilo que temos vivido ao longo destes anos. Julgo que todos temos desfrutado e feito crescer o andebol do Sporting CP e, para mim, é um privilégio poder continuar ligado a uma equipa vencedora e a um grupo com o qual me identifico, que vai desde os atletas à Direcção, que tem feito um esforço enorme para que tenhamos todas as condições para podermos continuar a vencer”, começou por dizer Ricardo Costa, após a renovação do contrato, que assinou com Frederico Varandas em pleno Pavilhão João Rocha, mostrando-se também agradecido com o voto de confiança: “Acredito que a minha renovação tenha a ver com aquilo que fizemos, mas acho que é pouco porque nós queremos mais: queremos continuar a vencer, ganhar ainda mais e ganhar de uma forma ainda mais categórica”.
“É essa oportunidade e confiança que me dão, e que eu agradeço, assim como o aumento da minha responsabilidade, que me dá muito prazer”, referiu, partilhando os objectivos que tem em mente: “O desafio é continuarmos a melhorar e a vencer. Temos uma equipa muito jovem e cheia de ambição para continuar a vencer as provas que já vencemos e vencer outras que ainda nos faltam vencer. Queremos criar um pouco de hegemonia no campeonato, chegar à final four da EHF Champions League - sabendo que é muito dicícil - e lutar pela Supercopa Ibérica, onde cada vez temos mais capacidade de lutar contra o FC Barcelona e um dia vencer”.
Ricardo Costa acredita que tudo isso possa ser possível, se a equipa verde e branca continuar a mostrar o que mostrou até aqui, entregando os ‘louros’ a todos: “Nada se consegue sozinho, eu estou rodeado da minha equipa técnica que, além de profissionais muito competentes, são boas pessoas. além disso, o presidente, os dirigentes e os directores, todos lutam para termos as melhores condições possíveis e para que nada nos falte e nós aquilo que temos de fazer é dar na proporção que recebemos. Não tiro valor ao treinador, porque faz parte da equipa, mas acredito muito no espírito de equipa e em todas as pessoas que querem empurrar isto para a frente. Sozinho não sou nada, com eles somos muito fortes”.
Para já, são seis títulos, 183 jogos e 148 vitórias em pouco mais de três épocas e meia, num ambiente que Ricardo Costa já sente como casa e família. “Gosto muito de todo o espírito que se vive aqui. Sinto que somos uma família, mesmo com os adeptos que se aproximam de mim e me agradecem pelo que temos vindo a fazer. Nem sempre as coisas correm bem, o desporto é mesmo assim e os outros também nos querem ganhar e têm o seu mérito, mas os Sportinguistas reconhecem sempre o nosso valor, a nossa luta. Por isso digo que o Sporting CP é um grande clube tanto na vitória, como na derrota”, afirmou o treinador que na última época conquistou todos os títulos internos, falando ainda da forte ligação que se vive entre todas as modalidades do Clube: “É importante e saudável a comunhão que existe entre todos os treinadores, todos nós temos a oportunidade de aprender com as outras modalidades e com outras formas de liderar. Poder viver isso e, acima de tudo, ver a ambição de vencer de todos, por exemplo do Nuno Dias que está cá há mais de 12 anos, é fantástico”.
Ricardo Costa comentou ainda o especial que é viver esta aventura de Leão ao peito com os filhos Martim e Francisco, sublinhando que os três têm sido “muito felizes aqui” e que querem “continuar a ser”, e falou do ambiente no Pavilhão João Rocha que, como disse na apresentação em 2021, tinha o sonho de ver vibrar.
“Temos ouvido por parte de grandes figuras do andebol mundial que nunca viveram ambientes como os que viveram aqui. Vou recordar para sempre muitos dos momentos que já aqui vivemos e oxalá os possamos continuar a viver. É um ambiente mesmo muito especial, sente-se uma energia incrível e um empurrar para a vitória que é absolutamente mágico e ‘só’ com três mil pessoas. Ainda agora estive em Oslo – no Mundial - perante 13 mil pessoas e não senti o que sinto aqui. Acho que tudo isto acontece porque os adeptos se identificam com a nossa forma de estar e com a nossa energia dentro de campo, que não tem a ver comigo, mas sim com os nossos atletas que são verdadeiramente especiais e jovens do melhor que Portugal já teve. Por isso, não podemos deixar esmorecer a energia que todas as pessoas sentem, temos de continuar todos os dias a alimentá-la porque a comunhão com os adeptos é fundamental”, referiu.
Por isso, sabendo da importância que os Sportinguistas têm neste percurso, Ricardo Costa deixou-lhes uma mensagem: “Não deixem de nos apoiar e de se divertirem connosco. Espero que possam continuar a vir ao João Rocha e a sentir que valeu a pena terem vindo, independentemente do resultado. Deste lado vai estar sempre uma equipa que quer elevar o escudo do Clube ao mais alto nível e continuar a conquistar e a entregar títulos ao Museu, que no final é o que conta”.
Miguel Afonso, vogal da Direcção do Sporting CP com o pelouro das modalidades, também falou sobre a continuidade de Ricardo Costa no Clube, não tendo dúvidas de que este “é um dia bom para o Sporting CP”.
“É uma renovação que me deixa muito satisfeito e que foi muito fácil de fazer. Quando falámos com o Ricardo Costa para estender o contrato, ele limitou-se a perguntar qual o dia e a hora para assinar. Isso é sinal de que ele se sente muito bem aqui, que se sente em casa, que é feliz e também sente que é muito querido pela massa adepta do Sporting CP. Ele chegou aqui sem histórico de Clube, mas essa empatia criou-se logo porque ele vestiu a camisola de uma forma que todos nós, enquanto dirigentes, adeptos e Sócios, sonhamos que quem nos representa vista. De uma forma altamente profissional e, acima de tudo, apaixonada”, começou por dizer Miguel Afonso, acrescentando: “Hoje podemos dizer que o Ricardo Costa sente, verdadeiramente, o Sporting CP e isso, aliado a todas as suas competências, faz dele o que tem sido e a obra que ele tem construído”.
“Para mim, enquanto responsável do Sporting CP, ter alguém com esta qualidade e envolvimento com o Clube é tudo o que desejo. Estamos muito felizes por ele continuar connosco e achamos que ainda só está no início. Há toda uma história ainda para acrescentar àquela que já foi escrita”, disse ainda o dirigente Leonino, mostrando-se descansado com o futuro: “Ele, juntamente com o Carlos Carneiro, é a base de todo o sucesso. Hoje temos uma equipa de andebol que nos orgulha a todos e tudo começou nos seus líderes. Por isso, ter a garantia de que o Ricardo Costa continua no projecto, e a liderar todos estes jovens e talentos que temos, é uma segurança para todos nós de que vamos continuar no caminho do sucesso e cada vez com mais qualidade e ambição”.