Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Pereira: "Aspiramos a algo muito grande"

Por Sporting CP
24 Jan, 2025

Leões fecham nos Açores a Fase Regular da Liga 3 (25/01, 15h00)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal viaja, este sábado, até ao Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo, onde defronta o SC Lusitânia. O jogo da 18.ª jornada, agendado para as 15h00 (hora de Portugal Continental), é o último da fase regular da Liga 3 e pode catapultar os jovens Leões para uma inédita classificação para a fase de Apuramento de Campeão.

A vitória frente ao CF "Os Belenenses", no último fim-de-semana, foi fundamental para que o Sporting CP dependa, agora, apenas de si, mas também permitiu a João Pereira observar melhorias no desempenho da equipa como um todo. "Foi um bom jogo, onde fomos uma equipa compacta e solidária na maior parte do tempo", começou por avaliar o técnico, acescentando: "Conseguimos aproveitar bem as nossas oportunidades, o que nos últimos jogos não tinha acontecido. Sabíamos aquilo que íamos encontrar pela frente, os jogadores perceberam a nossa ideia e alcançámos uma vitória muito importante, que nos permite continuar na luta pelo apuramento".

E apesar de o Lusitânia SC ocupar o último lugar da tabela classificativa, João Pereira não antecipa facilidades. "É um campo difícil para todas as equipas, e o relvado também não está nas condições ideais, porque escorrega muito. Alertei os jogadores para o que poderá acontecer. Sabemos que o Lusitânia SC está em último nesta série, mas que, ganhando, soma 15 pontos e pode beneficiar de um ponto de bonificação, que os ajudará na fase de descida. É com isso que eles vão jogar", perspectivou.

Ainda assim, o técnico Leonino mostrou-se, naturalmente, confiante num bom resultado. "Nós temos algo muito maior a aspirar: estarmos pela primeira vez presentes na fase de Apuramento de Campeão. É nisso que temos de estar focados. Os jogadores precisam de ter maturidade, saber gerir o jogo, controlar as suas emoções e fazer uma boa gestão de expectativas", afiançou.

Reconhecendo que este pode ser o jogo mais importante da ainda curta carreira de muitos dos seus pupilos, João Pereira elogiou a capacidade de resposta da equipa. "Começaram a mostrá-la logo no jogo contra o CF "Os Belenenses", porque sabiam que tínhamos pela frente duas finais. Os jogadores sabem a responsabilidade que têm, mas devem somar-lhe confiança nas suas capacidades, no trabalho da equipa e, principalmente, naquilo que temos vindo a desenvolver nos últimos sete meses", atirou.

O timoneiro da equipa B Leonina falou ainda sobre a importância do trabalho desenvolvido neste escalão, a propósito das saídas de Samuel Justo (cedido ao SC Farense) e de Leonardo Barroso, que rumou aos Estados Unidos da América.

"É também para isso que serve a equipa B do Sporting CP. Não apenas para preparar os jogadores para a equipa principal. porque sabemos que nem todos vão lá chegar, mas para um futuro nas ligas profissionais. O Barroso teve a sua oportunidade, o Justo volta a ter outra, depois do empréstimo ao Casa Pia AC na última época. Claro que são perdas para nós, mas quem entrar para os seus lugares tem também a oportunidade de provar o seu valor. Quando uns saem, outros podem mostrar aquilo de que são capazes".

A terminar, João Pereira apelou à presença dos muitos Sportinguistas que vivem na Ilha Terceira. "Gostei muito da moldura humana que tivemos no Estádio Aurélio Pereira contra o CF "Os Belenenses". Esta época já batemos o recorde de público na Liga 3 e esse é um sinal de que os adeptos estão com a equipa e acreditam que estes miúdos podem ir longe. Quero pedir aos adeptos nos Açores para comparecerem; não são muitas as vezes que o Sporting CP lá joga".

"É, por isso, uma oportunidade de verem, quem sabe, um futuro jogador da equipa principal, como aconteceu anteriormente com o João Simões, que começou a época connosco, o Quenda o ano passado, ou outros jogadores que têm feito parte das convocatórias da equipa A, como o Alexandre Brito, o Mauro Couto, o Bruno Ramos ou o Rafael Nel. Amanhã estão nos Açores a jogar contra o Lusitânia SC, quem sabe se no outro dia não estarão a jogar nos Açores contra o CD Santa Clara", finalizou.

Um dos jovens que tem transitado, de forma fluída, entre a equipa principal e a equipa B é Henrique Arreiol. O médio Leonino também fez a antevisão à partida com o Lusitânia SC. "A última vitória deixou-nos a depender apenas de nós, mas se não fizermos agora a nossa parte, de nada vale", avaliou. "Apesar da classificação, sabemos que será uma deslocação difícil. É uma equipa muito competitiva", acrescentou.

O jogador de 19 anos reforçou a confiança transmitida pelo técnico e demonstrou não fugir à pressão: "O grupo está muito confiante, vimos de uma boa série de resultados. Estes são os melhores jogos, são aqueles que dão acesso a disputas maiores e que nos ajudam a crescer como jogadores, tal como a ganhar atributos enquanto pessoas. Permitem-nos aprender a gerir as nossas emoções e a ganhar maturidade".

A fechar, Henrique Arreiol deixou um curto, mas contundente apelo: "Contamos com o apoio de todos os Sportinguistas da Ilha Terceira".