Troféu Stromp fica em casa
27 Sep, 2019
Noite de festa com o basquetebol no Pavilhão João Rocha
24 anos depois, o basquetebol sénior masculino regressou ao Sporting Clube de Portugal com a conquista do Troféu Stromp. No Pavilhão João Rocha, os Leões bateram a AD Ovarense por 74-64 (15-19, 24-17, 22-12 e 13-16) e estrearam-se da melhor forma na casa das modalidades de Alvalade.
Antes do início do encontro, os jogadores foram apresentados aos cerca de 2500 Sportinguistas que fizeram questão de assistir ao vivo ao retorno da modalidade. Com um espectacular jogo de luzes, os basquetebolistas verdes e brancos foram aparecendo nas bancadas e surpreenderam os espectadores, juntando-se aos atletas das camadas jovens da modalidade na arena de jogo.
Iniciado o encontro, Abdul-Malik Abu entrou para a história do Sporting CP ao apontar o primeiro cesto no Pavilhão João Rocha depois do regresso. A AD Ovarense, contudo, respondeu bem e até passou para a frente aos cinco minutos. James Ellisor levantou o Pavilhão João Rocha com um triplo e Brandon Nazione recolocou o Sporting CP na frente com um afundanço, mas foi mesmo a AD Ovarense a vencer o primeiro quarto por 15-19.
O conjunto visitado melhorou no segundo período e conseguiu recuperar. Dois triplos de Pedro Catarino deram a volta ao marcador, mas a AD Ovarense teimava em dificultar a vida ao Sporting CP. No entanto, novos triplos de Francisco Amiel (dois) e Jorge Embaló fizeram com que a equipa acelerasse e chegasse ao intervalo a vencer por 39-36.
O terceiro quarto foi o golpe final nas aspirações da AD Ovarense, com o Sporting CP a distanciar-se de vez no marcador. Travante Williams levantou o Pavilhão João Rocha com um triplo e Brandon Nazione ia dando espectáculo, fosse com roubos de bola ou com afundanços poderosos. Assim, o Sporting CP chegou aos últimos dez minutos a vencer por 61-48.
No quarto final, a vantagem foi gerida pelo Sporting CP, onde todos os jogadores tiveram direito a minutos. No final, 74-64 para o conjunto verde e branco, que teve em Abdul-Malik Abu (13 pontos) o melhor marcador.
Após o término do jogo, equipa e adeptos festejaram em conjunto a conquista de um Troféu Stromp que ficará para sempre na história por se tratar do primeiro com o basquetebol do Sporting CP.
Sporting CP: Travante Williams (7), Francisco Amiel (6), Jorge Embaló (5), Brandon Nazione (11), Abdul-Malik Abu (13), Cândido Sá (2), Jeremias Manjate, Diogo Ventura (5), André Cruz, João Fernandes, Cláudio Fonseca (2), Diogo Araújo (1), Pedro Catarino (11), Ty Toney (3) e James Ellisor (8).