Adeus a Carvalho em Alvalade
07 Apr, 2022
Cortejo fúnebre do antigo jogador passou pelo Estádio, onde foi homenageado
O Sporting Clube de Portugal despediu-se, nesta quinta-feira, de Joaquim da Silva Carvalho com uma simbólica homenagem na Praça Centenário do Estádio José Alvalade, onde se fez um minuto de silêncio em sua memória.
O antigo guardião Leonino faleceu na terça-feira, aos 84 anos, e hoje, antes da cerimónia fúnebre em Odivelas, o cortejo passou por Alvalade.
Vários familiares do antigo futebolista estiveram presentes, assim como representantes dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, entre eles o presidente do Conselho Directivo, Frederico Varandas, e o do Conselho Fiscal e Disciplinar, João Teives.
Os antigos companheiros de equipa Pedro Gomes, Alexandre Baptista e José Carlos também marcaram presença nesta homenagem a Carvalho, com quem viveram momentos marcantes e conquistaram vários troféus, entre eles a da Taça das Taças em 1963/1964.
“Era obrigatório estar aqui. Éramos uma família e quando parte alguém da nossa família é uma grande tristeza. O Carvalho era um excelente amigo. Era um homem integro, sério e honesto”, disse Pedro Gomes aos meios de comunicação Leoninos.
José Carlos recordou o amigo, dizendo que será eterno: “Tínhamos uma relação muito boa, mesmo depois do futebol. Foi um atleta excepcional e um excelente guarda-redes. O Carvalho foi-se embora, mas o nome dele vai perdurar. É mais uma das figuras que se vai, cada vez somos menos e isso é desagradável, mas o Sporting CP é muito forte e ajuda-nos a ultrapassar estas situações”.
Alexandre Baptista reviveu o passado, recordando os tempos em que jogavam. “Constituíamos uma defesa muito boa naquela altura. Às vezes não apanhava a bola e apanhava-me a cabeça, mas dávamo-nos muito bem”, relembrou a sorrir, acrescentando: “Quando o futebol acabou houve uma separação normal, mas íamos falando. Fica a saudade e hoje a despedida. Era uma boa pessoa, com quem brincávamos muito”.