História
Mário Moniz Pereira
Mário Moniz Pereira, conhecido como o "Senhor Atletismo", nasceu em Lisboa, a 11 de Fevereiro de 1921 e desde sempre esteve ligado ao desporto.
Licenciou-se em Educação Física pelo Instituto de Educação Física de Lisboa e foi professor durante 27 anos.
Desportista eclético, Moniz Pereira destacou-se no Atletismo, mas praticou ainda outros desportos como Voleibol, Futebol, Andebol, Basquetebol, Ténis de Mesa, Ginástica e Hóquei em Patins. No entanto seria como treinador que viria a atingir a glória.
A dedicação ao Sporting Clube de Portugal
A sua paixão pelo desporto em geral era inata, mas o facto de se ter tornado vizinho de Salazar Carreira aprofundou o seu interesse por essas áreas e, foi por acção dele, que em 1939 Moniz Pereira ingressou no Sporting Clube de Portugal.
Foi no Atletismo que mais se destacou, tornando-se treinador da equipa do Sporting a partir de 1946, onde conquistou:
.30 Campeonatos Nacionais de Pista Masculinos (entre 1946 e 1988);
.24 Campeonatos Nacionais de Pista Femininos (entre 1946 e 1987);
.32 Campeonatos Nacionais de Corta Mato - Masculinos (entre 1948 e 1991);
.12 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato (entre 1977 e 1992).
Isto sem esquecer a histórica conquista da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo em 2000, onde embora já não fosse o treinador da equipa, ainda era o principal responsável pela secção de Atletismo.
O Senhor Atletismo
Mário Moniz Pereira foi um "fazedor de campeões" que projectaram Portugal no desporto mundial, desde Álvaro Dias a Domingos Castro, passando por Manuel de Oliveira, Armando Aldegalega, José Carvalho, Hélder de Jesus, Aniceto Simões, Carlos Lopes, Fernando Mamede e Dionísio Castro, entre outros.
Foi principalmente graças a ele que o Atletismo português deu um enorme salto qualitativo, atingindo o seu ponto mais alto em momentos como o Recorde Mundial dos 10000m estabelecido por Fernando Mamede em 1984, a Medalha de Ouro na Maratona Olímpica de Los Angeles, um feito único na história do desporto português, protagonizado por Carlos Lopes, sem esquecer a primeira medalha olímpica do Atletismo português, que este conquistou em 1976 nos Jogos de Montreal.
Tudo feitos com a marca do Professor Moniz Pereira, que impunha uma disciplina férrea, dizendo que “no Sporting, sob quaisquer condições atmosféricas, inclusive terramotos, todos os dias há treino” até porque “a sorte dá muito trabalho”.
Mário Moniz Pereira foi Director Técnico da Federação Portuguesa de Atletismo, Seleccionador Nacional desta modalidade e esteve presente como técnico, jornalista e seleccionador de Atletismo em:
.12 Jogos Olímpicos;
.5 Campeonatos do Mundo;
.13 Campeonatos da Europa;
.15 Taças da Europa;
.22 Campeonatos do Mundo de Corta Mato;
.18 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato.
Moniz Pereira faleceu a 31 de Julho de 2016 com 95 anos de idade. No dia 30 de Junho de 2017 foi distinguido com o prémio Leões Honoris Sporting, na categoria Honra Saudade.