Nova vitória europeia
05 Dez, 2023
Andebol fecha fase de grupos da melhor forma
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal fechou, esta terça-feira, a fase de grupos da EHF European League da melhor forma, recebendo e batendo os romenos do CSM Constanța por 34-28.
Com este resultado, os Leões - que já estavam apurados, assim como o adversário - asseguraram dois pontos que transportam para a fase seguinte, a ronda principal, onde vão defrontar os alemães do Füchse Berlin e os romenos do CS Dinamo București. Ficou também garantida a vantagem num eventual confronto directo com o CSM Constanța, que vai estar inserido no mesmo grupo, mas sem novos confrontos com o emblema de Alvalade (contam os dois jogos da fase que agora terminou).
Andrè Kristensen, Pedro Portela, Kiko Costa, Edy Silva, Salvador Salvador, Martim Costa e Orri Þorkelsson começaram para o Sporting CP, que teve um início de jogo de grande nível. O guarda-redes fez uma enorme defesa logo nos primeiros instantes e Kiko Costa facturou, assim como Pedro Portela e Martim Costa.
Seguiram-se sete golos consecutivos do Sporting CP sem resposta, com mais uma excelente intervenção de Andrè Kristensen aos seis metros pelo meio, e o resultado passou de 4-3 para 11-3, com destaque para três tentos seguidos de Orri Þorkelsson.
O CSM Constanța esboçou uma ligeira reacção e consegiu encurtar a diferença para cinco golos nos 17-12, mas o conjunto de Ricardo Costa nunca perdeu o controlo das incidências e tanto Mamadou Gassama como Orri Þorkelsson e Kiko Costa marcaram.
O marcador assinalava 20-16 nos segundos finais da primeira parte e a formação da Roménia tinha a posse de bola, mas Leo Maciel - que entrou para o lugar de Andrè Kristensen - defendeu e ainda atirou de baliza a baliza, apontando o 21-16 com que o embate foi para intervalo.
Tal como no primeiro, o segundo tempo contou com uma entrada de Leão. Edy Silva, Orri Þorkelsson e Jan Gurri marcaram e Leo Maciel subiu de rendimento, defendendo várias bolas com qualidade. Aos 37 minutos, a vantagem era de dez golos (27-17).
A pouco mais de 15 minutos do fim, Mamadou Gassama viu o cartão vermelho, mas o Sporting CP reagiu bem e conseguiu aguentar uma diferença confortável com o golos de Pedro Portela e Jan Gurri e com as duas intervenções de Leo Maciel, uma delas num livre de sete metros.
Daí até ao fim, o Sporting CP controlou bem o triunfo e geriu até aos 34-28 finais, num resultado justo que beneficiou a melhor equipa.
Com oito golos em oito remates, Orri Þorkelsson foi o melhor marcador da partida, com Kiko Costa (sete) bem perto.
O Sporting CP vai, agora, receber o CS Marítimo para o Campeonato Nacional. A EHF European League vai entrar agora em pausa, regressando apenas com a ronda principal em Fevereiro de 2024.
Sporting CP: Edy Silva (5), Pedro Portela (4), Edmilson Araújo, Kiko Costa (7), Natán Suárez, Jan Gurri (4), Salvador Salvador [C], Espen Våg, Orri Þorkelsson (8), Mamadou Gassama (1), Andrè Kristensen [GR], João Gomes, Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR] (1), Christian Moga e Martim Costa (4).