Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Empate na Madeira com novo golo mal invalidado

Por Jornal Sporting
21 Jan, 2017

2-2 final penaliza Sporting mais demolidor e com resposta positiva em desvantagem

O Sporting CP empatou 2-2 no Estádio dos Barreiros, em jogo referente à 18.ª jornada da Liga NOS, voltando a ser penalizado por um golo mal invalidado a Alan Ruiz já na ponta final da partida. Boa resposta dos leões à desvantagem e suprema eficácia maritimista nos lances de bola parada.

Com cinco novidades no 11 (Patrício, Schelotto, Zeegelaar, Bruno César e a estreia de João Palhinha), o Sporting CP, que até entrara bem no jogo, viu-se penalizado por uma má troca de passes. Coates entregou mal a Schelotto, regressado ao onze inicial após paragem por lesão, e 'obrigou' Paulo Oliveira a cometer uma infração. Éber Bessa converteu o livre directo, bem à entrada da área leonina, inaugurando o marcador aos oito minutos, em remate ao canto inferior esquerdo da baliza de Rui Patrício.

O toque de sentido não só não afectou os leões como motivou a equipa a perseguir o tento da igualdade. Com um domínio total das operações, o Sporting CP começou a criar perigo através das incursões no corredor direito de Schelotto e Gelson Martins. No entanto, só de bola parada surgiram as reais chances de golo. Aos 21', Coates cabeceou bem perto do poste direito de Charles e, três minutos volvidos, o imponente Bas Dost carimbou o empate justificado, num livre milimetricamente colocado pelo capitão Adrien Silva. O 'holandês voador' fez o 14.º na Liga NOS.

Contudo, o que parecia um aumento do capital de confiança do Sporting CP, foi sucedido por um aumento do perigo para Rui Patrício. Dyego Sousa atirou à barra aos 31' e Raúl Silva celebraria o segundo golo dos madeirenses, com um cabeceamento colocado aos 33' após livre lateral de Ghazaryan, naquele que foi o terceiro remate enquadrado à baliza de Patrício. 

A segunda parte iniciou da mesma forma. Sporting CP com mais bola, Marítimo a golpear em transição ofensiva rápida. Edgar Costa dispôs de duas boas oportunidades, mas, à medida que Alan Ruiz [entrou ao intervalo para substituir Zeegelaar] começou a encontrar espaço para triangulações, o perigo ofensivo leonino aumentou. Com Campbell e William Carvalho [para os lugares de Palhinha e Bryan Ruiz], os verdes e brancos aumentaram a velocidade e 'dinamitaram' as alas. Aos 60', Bruno César encontrou Gelson e o extremo recebeu e fuzilou para o empate.

O jogo foi perdendo qualidade e acentuou-se a intranquilidade dos leões. Nos últimos 10 minutos, deu-se o ataque final à baliza adversária e um fora-de-jogo mal assinalado prejudicou o Sporting CP, impedindo o festejo a Alan Ruiz que driblara exemplarmente o guardião Charles.

 O Marítimo, sexto classificado e já triunfante diante do Benfica, foi particularmente eficaz na primeira parte, conseguindo enquadrar à baliza todos os remates efectuados, mantendo a invencibilidade caseira enquanto comandados por Daniel Ramos. O Sporting CP mantém o quarto posto, agora com seis pontos de desvantagem para FC Porto, segundo classificado. Na jornada 19, o regresso a Alvalade é marcado pelo confronto frente ao Paços de Ferreira.