Rui Borges: "Será um jogo difícil, compete-nos dar o nosso melhor"
28 Mar, 2025
Sporting CP joga em casa do CF Estrela Amadora este sábado
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal joga, este sábado, em casa do CF Estrela Amadora em jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal.
Rui Borges fez a antevisão ao encontro nesta sexta-feira, deixando elogios ao adversário desta ronda e referindo quem pode ir a jogo e quem não pode.
Lugar do CF Estrela Amadora - 16.º - dificulta o jogo
“Não há jogos fáceis, o futebol está cada vez mais complicado e exigente. Vamos defrontar uma equipa que precisa de pontos, que se vai agarrar a isso e que vai dar a vida por pontos, num estádio mais pequeno, com adeptos fervorosos. Acredito que os nossos também nos farão sentir como se estivéssemos a jogar em casa, como tem acontecido, mas será um jogo difícil frente a uma equipa que joga em casa e num campo difícil para todas as equipas, principalmente para os grandes. O Estrela é uma equipa muito atlética, forte nos ataques rápidos, nas transições, procura muito os esquemas tácticos ofensivos, nos lançamentos também é muito perigosa e a nível defensivo acredito que quererá ser pressionante em alguns momentos e noutros jogar em bloco mais baixo. A nós compete-nos fazer o nosso melhor, dentro da nossa estratégia e da nossa ideia de jogo actual para conseguirmos ser melhores”.
Estado físico do Sporting CP após as selecções
“É difícil dizer. Tivemos 15 dias, mas não treinámos igual porque, infelizmente ou felizmente, o Sporting CP tem muitos jogadores nas selecções, quer seniores, quer da formação, com muitos minutos. Foi muito difícil trabalhar, só hoje é que tivemos a equipa toda, mas acredito que a equipa dará uma boa resposta”.
Condicionantes no meio-campo, quem vai jogar?
“Não é nada de novo. Desde que chegámos tem havido muitos contratempos e temos de saber lutar contra eles e arranjar formas para sermos competitivos e honrar o clube que representamos. O Morten não estará e o Morita também não estará disponível. Temos os miúdos que já jogaram, o Zeno e o Esgaio. Não vai fugir muito daí, é o que já aconteceu no passado. Quem jogar, dará uma boa resposta e conseguirá ajudar a equipa da melhor forma”.
Pedro Gonçalves de regresso?
“Queria muito ter o Pote, o Dani e toda a gente, mas não é possível. Ele já está na parte final da recuperação, felizmente já vai trabalhando no campo e com bola, mas ainda não trabalha com a equipa. Resta-me esperar e ter o ok da parte médica. Tem de passar por todos os processos, está a passar por eles e bem. Vamos ver se é no próximo jogo ou não, é muito dia-a-dia e passar todos os parâmetros da parte médica. Acredito que está para breve porque já está nessa recta final”.
Jeremiah St. Juste está apto?
“Está a 100 por cento e está disponível para jogar, mas tem a ver com as escolhas do treinador. Está bem, a treinar bem e é mais uma solução que ganhámos. Desde que cheguei tem tido muitos jogos e isso diz a confiança que temos dele. Só não jogou quando esteve lesionado, mas tem sido quase sempre solução”.
Eduardo Quaresma a titular?
“O Debast deverá jogar a médio porque não temos outras soluções. Ele tem jogado muito bem a médio, mas está a adaptar-se à posição. Para o Zeno subir, alguém terá de jogar a central como o Esgaio, o St. Juste ou o Quaresma. Felizmente para essa posição tenho mais opções do que o habitual, mas jogue quem jogar, estarei confortável”.
Gestão de Gonçalo Inácio
“Temos de ter algum cuidado com ele, fez muitos minutos na selecção, tal como outros, mas nesta recta final o mais importante é perceber o que é melhor para a equipa e não expor a equipa a problemas e sermos o mais competitivos possível. É o que é. Todos querem ajudar, se tivermos de fazer um esforço extra, vamos ter de o fazer porque o mais importante é chegarmos ao fim e conseguirmos aquilo que queremos”.
Recta final do campeonato sem margem para erros
“A recta final vai ser difícil para todos. A dificuldade será grande, todas as equipas vão ter jogos difíceis, seja em casa ou fora. Aquele que for mais competente será campeão e, por isso, digo sempre que temos de ser competentes, mas não penso mais para a frente. Só penso no jogo de amanhã, em tentarmos ser competente, ganharmos, conquistarmos mais três pontos e com isso continuarmos em primeiro. Até ao final vai ser sempre assim”.
Francisco Trincão na selecção abriu o interesse de outros clubes
“O Trincão já era apetecível para o mercado e, antes dele ir para a selecção, eu fiz questão de falar nele. Ele tem feito um trabalho espectacular e foi um dos jogadores com quem mais fiquei surpreendido. A qualidade dele é reconhecida por todos, mas o que ele trabalha, aquilo que ele dá à equipa e o compromisso tem sido fenomenal. Se calhar não se valorizou muito o trabalho dele nos últimos jogos no Sporting CP porque não fez golo e agora fez dois na selecção e já se fala nele, mas o Trincão foi na selecção o que é no Sporting CP. Ele tem sido muito importante para nós, fico feliz pelos dois golos na selecção, ele merece e merecia muito. Está motivado, confiante para ajudar a equipa e para ser campeão e é isso que me importa frisar”.