Na rua, no Estádio... ou num jantar de Natal
12 Dez, 2015
Juventude Leonina realizou hoje o seu jantar de Natal, com a presença de figuras ilustres do Clube
Ontem, marcaram presença no Estádio e ajudaram a equipa a conseguir o desejado triunfo e consequente passagem aos 16-avos-de-final da Liga Europa. Hoje, com a missão já cumprida, voltaram a reunir-se, mas por outras razões: o jantar de Natal do Grupo Organizado de Adeptos Juventude Leonina realizou-se, esta noite, na Quinta das Laranjeiras, Fernão Ferro.
“Para nós, é sempre importante reunirmo-nos, ainda para mais nesta época natalícia, uma época para as famílias. Como isto é uma grande família Sportinguista, juntamo-nos sempre no nosso convívio de Natal. Este ano, bem organizado, com a presença de vários jogadores e Presidente. No fundo, queremos realçar que o espírito entre nós não acontece só nesta altura do ano, mas sempre. Sentimos um crescimento a nível de Juventude Leonina muito grande e vemos um Sporting cada vez mais forte, com uma grandeza cada vez maior no panorama nacional”, afirmou Samico, um dos líderes da Juventude Leonina, corroborado pelo veterano Fernando Mendes: “É um grande orgulho ver esta sala cheia. Já sou da Juventude Leonina há 35 anos, desde os meus onze anos, fiz parte da Direcção e é um orgulho enorme ver esta renovação. Há malta da minha geração que está cá com os filhos, que também pertencem à Juventude Leonina. Isso mostra que há vitalidade e renovação. A união faz a força e todos juntos não deixamos morrer o Sporting”.
Ao todo, foram quase 300 os Sportinguistas que se deslocaram até à margem sul do Tejo para celebrarem mais uma quadra natalícia passada com a família que escolheram – a ‘leonina’. E não poderiam faltar alguns dos representantes máximos do Clube, com o Presidente Bruno de Carvalho a marcar presença no evento, acompanhado por André Geraldes, Oficial de Ligação aos Adeptos, e pelos jogadores da equipa de futebol profissional João Pereira, Ricardo Esgaio, Marcelo Boeck e André Martins e o treinador de guarda-redes Nélson Pereira.
“É sempre importante estarmos aqui e estarmos ligados aos adeptos não só no Estádio mas também fora dele. O Sporting é uma nação, não podíamos deixar de marcar presença aqui, tal como eles não deixam de ir a todo o lado onde nós vamos. Para eles e para nós, é importante estarmos perto uns dos outros, porque no Estádio existe um espaço enorme entre nós. Ao estarem connosco, eles percebem o quão é importante o apoio deles para nós e nós sentimos ainda mais de perto o que é o amor de um adepto pelo Sporting”, explica o guardião Marcelo Boeck.
As modalidades não se fizeram rogadas e também colocaram o seu nome na lista de participantes, com os atletas André Sousa e Caio Japa a representarem o futsal ‘verde e branco’, ao passo que o andebol levou até à Quinta das Laranjeiras o director Jorge Sousa e o jogador Pedro Portela. De realçar que o hóquei em patins não pôde estar presente já que se encontra na Alemanha, onde amanhã irá defrontar o Cronenberg, em partida a contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça CERS.
“É um prazer enorme poder estar num evento destes, estar mais perto daqueles que sofrem connosco e vibram com as nossas conquistas. É muito bom estar mais próximo deles, que constituem a grande família do Sporting. É a maneira que temos de lhes retribuir todo o apoio que nos dão nos momentos bons e menos bons e tudo aquilo que fazem por nós dentro de campo”, atira Caio Japa, em sintonia com Pedro Portela: “É uma retribuição de tudo o que nos dão ao longo do ano inteiro, como nos deram, por exemplo, nas finais do ano passado, contra o FC Porto, ou há cinco anos atrás, na final da Taça Challenge, que ganhámos com o apoio deles. É muito importante tê-los connosco nos jogos e nos pavilhões porque são um jogador a mais dentro de campo e deixo já o apelo para que apareçam ainda mais em massa nos pavilhões. São muito importantes para nós”.
Antes do jantar, tempo para um momento, no mínimo, emocionante, prova de que os Grupos Organizados de Adeptos ‘leoninos’, à imagem do Sporting, são e proporcionam mais do que aquilo que fazem dentro dos estádios e pavilhões. A Juventude Leonina, em colaboração com o Sporting e a equipa profissional de futebol, ofereceu ao jovem Gonçalo, Sportinguista que nasceu com uma deficiência motora, uma cadeira de rodas indispensável à sua locomoção, no valor de quase 12 mil euros. Mustafá, um dos líderes do Grupo Organizado de Adeptos ‘leonino’, teve a honra de entregar em mãos a cadeira de rodas ao pequeno Gonçalo e à sua mãe, visivelmente emocionada com o gesto.
“Esta iniciativa deu-se porque tivemos um jantar de aniversário, vimos a situação do Gonçalo e ficámos chocados com o que se passava. Falámos com os pais dele e dissemos-lhe que, pelo Natal, íamos tentar fazer os possíveis para entregar uma cadeira de rodas ao Gonçalo. Não foi fácil, é uma cadeira de 12 mil euros. Mas a Juventude Leonina entre todos os seus Sócios e com a ajuda do Sporting tornou possível entregar esta cadeira ao Gonçalo provando que o prometido é devido”, explicou Mustafá.
Os cânticos ‘verde e brancos’, esses, não faltaram. Antes, durante e depois da refeição, o espaço que acolhia o jantar transformou-se numa pequena bancada de Alvalade, sem espaço para acolher todos aqueles que semanalmente se deslocam ao Estádio. Com direito a espectáculo musical no final, o jantar terminou em beleza com o desejo de um Natal repleto de vitórias do Sporting Clube de Portugal e de um Estádio Alvalade cada vez mais cheio, jogo após jogo. “O 12.º jogador é muito importante, o público tem sido fundamental e queremos cada vez mais apoio. Espero que contra o Moreirense consigamos mostrar o excelente momento que estamos a atravessar e comecemos a encher o Estádio com essa força adicional que faz com que os nossos jogadores se superem. A bancada das claques está sempre cheia, têm sido fundamentais porque o ser humano tem tendência a superar-se quando sente um apoio grande e os Sportinguistas têm essa força adicional” constatou o Presidente Bruno de Carvalho, concluindo: “Temos cada vez mais Sócios, as pessoas sentem cada vez mais orgulho e vontade de se tornarem Sócias e isso é muito importante na aproximação da família Sportinguista”.