Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP e Edgar Davids estabelecem parceria

Por Sporting CP
16 Dez, 2024

Acordo formalizado para requalificação de campo no Bairro da Cruz Vermelha

A Fundação Sporting e o Parc des Rêves, projecto fundado pelo ex-futebolista internacional neerlandês Edgar Davids, formalizaram, esta tarde, uma parceria, com o objectivo de construir e reabilitar campos de futebol em comunidades tendencialmente mais vulneráveis, desta feita na Bairro da Cruz Vermelha, situado na Freguesia do Lumiar.

Com a presença de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, do vice-presidente André Bernardo, de Edgar Davids e de Ricardo Mexia, Presidente da JF do Lumiar, as partes assinaram um acordo que mostra a sintonia no sentido de prestar serviço à comunidade. O emblema de Alvalade, enquanto instituição de utilidade pública, deu mais um exemplo do que é pensar e procurar proporcionar as melhores condições possíveis a quem é mais desfavorecido.

Em declarações aos meios de comunicação do Clube, André Bernardo estava feliz por mais um passo no sentido da modernidade de um espaço no Lumiar.

"É o resultado da Marca Sporting, da expressão que temos e também é parte da nossa missão e forma de estar no desporto. No nosso plano estratégico definimos como um dos grandes eixos o que chamamos em inglês de 'play it' e através da Fundação esta é uma das formas de estarmos presentes junto de quem mais precisa, numa acção que vai para além do desporto. Isto foi feito com o Edgar Davids precisamente porque é um pouco representativo daquilo que também aconteceu com ele e é daí a génese do projecto. Ele próprio falou connosco e disse que foi assim que começou a jogar futebol, na rua, e que foi da rua que partiu para ser jogador profissional. Foi um campo de rua que o levou para outros campos", começou por dizer.

André Bernardo vincou a importância do carácter social e integrador deste projecto, que passa a ligar a Fundação Sporting e o antigo futebolista: "É precisamente isto que estamos aqui a fazer hoje e é também isso que o Sporting CP e a Fundação Sporting estão a fazer - dar uma alternativa a quem mais precisa com a colaboração muito especial de pessoas que vivem aqui todos os dias, que sabem o que é a vida destas pessoas muito melhor do que nós, e a importância que isto tem para trazer e desviar de alternativas que às vezes parecem mais fáceis e mais rápidas, mas que no final são mais complicadas. Por isso, é um grande prazer e faz parte daquilo que é o Sporting CP e do que acreditamos que é o desporto e também do próprio nome do projecto: Parc des Rêves, o Parque dos Sonhos, uma forma de quem mais precisa poder cumprir os seus sonhos".

O Centro de Artes e Formação (CAF) do Bairro da Cruz Vermelha, na Freguesia do Lumiar, juntou dezenas de crianças que, através dos sorrisos, mostraram a alegria por esta iniciativa que lhes permite estar entre amigos a disfrutar das melhores coisas que a vida pode proporcionar. Edgar Davids é o fundador do Parc des Rêves, que tem como missão transformar espaços urbanos em locais inspiradores para crianças, jovens e comunidades crescerem, desenvolverem as suas habilidades e sonharem, utilizando o futebol como veículo transformador. O antigo jogador quer proporcionar às crianças de agora aquilo de que pôde disfrutar e que o ajudou a ser quem é. "O Parc des Rêves é uma fundação que requalifica estes ‘playgrounds’. Estou a viver em Portugal, coloquei-me em contacto com o Município e com a Freguesia do Lumiar e foram muito amáveis em disponibilizar este espaço. O Sporting CP também se juntou e estamos muito orgulhosos e agradecidos por trabalharmos juntos".

Davids enalteceu ainda o papel dos formadores e agradeceu ao Sporting CP por "dar o passo em frente e mostrar que quer fazer algo pela sua comunidade". "É um bom momento para nós", rematou.

Ricardo Mexia, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, agradeceu ao Sporting CP pela cooperação num triângulo virtuoso que junta as partes: "Estivemos aqui no Centro de Artes e Formação, onde damos um conjunto de oportunidades para jovens desenvolverem as suas competências no teatro, nas actividades físicas, na dança e numa série de actividades. Este espaço é uma oportunidade de dar asas a essas actividades para que as crianças possam estar entretidas em coisas mais úteis e que tanta falta fazem nos nossos bairros.

“O Sporting CP é uma entidade emblemática da freguesia, é onde o Estádio José Alvalade sempre esteve e ter mais esta colaboração acaba por ser um prolongamento desta estreita relação. Esperamos que continue assim por muitos e bons anos e que possamos dar as melhores condições para a actividade física”, remata.

Com esta parceria, o Sporting CP mostra, mais uma vez, que é um agente activo de mudança social e que, pelo desporto e educação, é motor de transformação nas comunidades.