Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Dia de conhecer o trabalho do Centro Nuno Krus Abecasis

Por Sporting CP
25 Fev, 2025

Cinco atletas Leoninos experimentaram a sala multissensorial Snoezelen

Depois da inauguração do camarote inclusivo “The Green Box” no Estádio José Alvalade, o Sporting Clube de Portugal e a Fundação voltaram a levar a sua missão solidária ao encontro da capacitação, da aprendizagem e do conforto de pessoas com necessidades específicas através de estímulos sensoriais controlados. Para isso, os futebolistas Franco Israel e Diogo Pinto (equipa A), Bruno Ramos (equipa B), Maiara Niehues (equipa feminina) e ainda a voleibolista Jéssica Miranda (equipa feminina) visitaram, esta terça-feira à tarde, o Centro Nuno Krus Abecasis, na Alta de Lisboa, onde confraternizaram com os utentes, conheceram o seu dia-a-dia e experimentaram a inovadora sala multissensorial Snoezelen.

"Foi uma tarde bonita e diferente para perceber como estas pessoas vivem aqui, numa realidade diferente da nossa", começou por dizer o guarda-redes Franco Israel, que se revelou sobretudo “muito impressionado” com o trabalho deste centro - integrante da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) - para “estimular” os seus utentes.

Prestes a cumprir 18 anos em funcionamento, este equipamento social é lar de 24 idosos, mas durante a semana funciona também como centro de actividades ocupacionais para a inclusão para mais duas dezenas de utentes. Nesta vertente, a sala Snoezelen assume um grande protagonismo, adiantou Vanda Moutinho, directora técnica do centro, porque "representa tranquilidade e relaxamento para alguns utentes, mas para outros serve para os estimular a nível sensorial". Com o acompanhamento de terapeutas "tentamos que os nossos utentes, pelo menos, consigam manter as suas capacidades", acrescentou.

A partir dos cinco sentidos do corpo, é uma sala em que todas as suas ferramentas se resumem à capacidade de controlar estímulos e adequá-los às necessidades específicas de cada utente, trabalhando a sua capacidade de organizar a capacidade e as respostas sensoriais para ajudar ao desenvolvimento de pessoas com neurodivergências ou com necessidades especiais de aprendizagem. Nela, os cinco atletas do Sporting CP puderam viver um conjunto de experiências sensoriais que não deixou ninguém indiferente.

Para Bruno Ramos, jovem central que já se estreou pela equipa principal dos Leões esta temporada, foi uma tarde para “aprender”, acima de tudo. "É muito bom isto que o Sporting CP faz", realçou também sobre o papel de intervenção social do emblema verde e branco. E tal como o seu compatriota, a brasileira Jéssica Miranda também viveu um momento de conforto total no interior da sala Snoezelen. "Assim que entramos na sala ficamos logo mais relaxados: havia luzes e música calma. Gostei muito da experiência e de conhecer este centro", destacou a zona 4 que reforçou o voleibol do Sporting CP esta época.

Além disso, a atleta de 27 anos enalteceu o efeito que a visita teve nos vários utentes presentes. "É muito bonito perceber como encaram a sua vida e ver toda a gente contente deixou-me muito feliz", atentou.

Porque não só de aprendizagem se fez a tarde, foi notória a forma como o entusiasmo tomou conta do centro durante o momento de convívio entre os atletas Leoninos e os utentes, que entre conversas animadas e as sempre requisitadas fotografias e autógrafos, ainda foram presenteados com umas lembranças.

"Quando se vem cá e percebemos o seu dia-a-dia nós também valorizamos mais as pequenas coisas. Falamos de futebol também, principalmente com o Henrique [Morato], que é fanático pelo Sporting CP”, admitiu ainda o guarda-redes Franco Israel sobre um utente em particular que se apresentou de cachecol verde e branco ao pescoço e viveu uma tarde muito especial.

"São muito simpáticos", retorquiu Henrique sobre o grupo de atletas presentes, sendo que ainda teve direito a trocar umas palavras com Iván Fresneda, por videochamada, graças ao atencioso guardião uruguaio. 

"Ser do Sporting CP é uma alegria", disse o utente sexagenário, que reconheceu viver o Clube com muita intensidade e aproveitou o momento para deixar uma mensagem de confiança. "Desejei sorte para fazerem um óptimo jogo na quinta-feira", contou.

"Gostamos muito da visita e do facto de os atletas terem tido contacto com esta realidade, que não é tão conhecida. Vai ser conversa para alguns dias por aqui", destacou, por seu turno, a directora Vanda Moutinho, que reforçou também a ligação existente entre a APCL, a qual já está em actividade há 65 anos, e o emblema de Alvalade. "Somos parceiros do Sporting CP há muito tempo, temos desenvolvido muitas actividades e esta foi mais uma. É uma ponte para manter", concluiu.