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Duas orquestras que não tocavam de improviso

Por Jornal Sporting
21 Nov, 2015

Fernando Peyroteo, o 'Stradivarius' dos eternos 'Cinco Violinos'

Ainda eu não era nascido na última vez que o Sporting ganhou aqui por três golos”. Autor da frase: Jorge Jesus; contexto: sala de imprensa do Estádio da Luz, na sequência da vitória dos ‘leões’, por 3-0, esta época, no reduto do rival. Mas o que uma frase proferida em Outubro de 2015 tem a ver com a carreira de Peyroteo, o ‘violino’ que afinava a equipa do Sporting na frente de ataque, marcando 541 golos em 12 épocas? Neste particular, tudo. O tal jogo a que Jesus se refere, que aconteceu a 25 de Abril de 1948 – seis anos antes do nascimento do técnico dos ‘leões’ – foi protagonizado por Peyroteo, que apontou os quatro golos com que os ‘verde e brancos’ derrotaram o eterno rival (4-1) no seu reduto (na altura o terreno do Campo Grande, cedido pelo Sporting) e conquistaram o primeiro tricampeonato da história do futebol português, juntamente com a Taça Monumental de ‘O Século’. 

Peyroteo tinha pontaria particularmente afinada frente às ‘águias’. Não só foi perante o eterno rival que deu o pontapé de saída da sua carreira no Sporting – e que pontapé, logo com dois tiros certeiros, como marcou o seu nome na história dos ‘derbies’ ao apontar o ‘poker’ num jogo para o qual o Sporting partia em desvantagem por ter menos dois golos que o adversário no ‘goal average’, naquele dia de Abril que quase três épocas depois seria dia de Revolução – e que, em 1948, foi símbolo de evolução para os ‘leões’.

O jogo foi preparado com todos os detalhes. Sob o comando técnico de Cândido de Oliveira, o grande obreiro da linha avançada imortalizada como os ‘Cinco Violinos’ (entrou para o Clube como director técnico, assumindo depois a liderança da principal equipa do Sporting), os jogadores compareceram na cabine do campo rival, meia hora antes do jogo, para sorverem a táctica. Com dois golos para recuperarem, a palavra-chave era ‘prudência’, quer no ataque quer na defesa. Travassos jogaria ligeiramente recuado, em auxílio ao sector defensivo, procurando lançar os seus colegas na frente com passes longos enviados, preferencialmente, para os extremos. Assim que o Sporting perdesse a posse de bola, o ‘Zé da Europa’ (outro nome por que era conhecido) recuaria de imediato no terreno. Vasques, interior direito dos ‘Cinco Violinos’, também ajudaria a equipa atrás, mas teria de partir para o ataque assim que a bola estivesse no campo adversário. O defesa Moreira marcaria o avançado ‘encarnado’ Julinho – “Onde ele estiver estarás tu. Não poderá ganhar nenhum lance; antecipa-te sempre, não o largues”, indicou-lhe Cândido de Oliveira –, os médios ‘leoninos’ não poderiam deixar de marcar os médios ofensivos adversários quando estes atacassem, assim como os médios ofensivos ‘verde e brancos’ não deixariam os médios ‘encarnados’ em liberdade. O objectivo era que a linha avançada, mesmo desfalcada pela polivalência de Travassos, conseguisse fazer dois golos o quanto antes, igualando a partida; a partir daí, o ataque seria reforçado, alinhando na sua habitual forma, para aproveitar a expectável perturbação do adversário. Todas as situações estavam precavidas: se o Benfica marcasse antes do Sporting, fosse na primeira parte ou na segunda, os ‘leões’ saberiam o que fazer. Tudo isto foi explicado por Cândido de Oliveira ali mesmo na cabine, naquela meia hora. E dotada de “pernas e cérebro”, no entender de Peyroteo, a equipa interpretou à letra a táctica e ultrapassou o rival, conquistando o Campeonato que viria a ficar conhecido como ‘Pirolito’ – como foi decidido apenas por um golo, tomou o nome de um refrigerante da época, que tinha um berlinde na tampa.

A vitória folgada perante o adversário gerou uma superstição no balneário. No seu livro de memórias, Peyroteo relata que, assim que chegava ao balneário antes de um jogo, vestia o ‘slip’ (uma pequena cueca de malha de algodão), a camisola e requisitava os serviços de Manuel Marques – massagista do Clube conhecido como o ‘mãos de ouro’, tal a eficácia com que recuperava os atletas.

Mas naquele dia 25 de Abril, depois de Manuel Marques tratar de Peyroteo – com um algodão embebido em linimento Sloan (um gel de massagem da época), esfregou-lhe as pernas, joelhos e coxas antes de aplicar uma massagem para aquecer os músculos – deixou o algodão, inadvertidamente, pousado no banco ao lado. Nenhum dos dois reparou no deslize. “O certo é que, não sei como, sentei-me mesmo em cima do algodão embebido em linimento. Não queiram saber que ardor eu senti mas, ainda assim, o que me valeu foi o ‘slip’. Mas apanhei um escaldão tremendo. Barafustei e quanto mais zaragata fazia mais o Manuel Marques e todos os camaradas riam à gargalhada. Eu estava seriamente atrapalhado e lá fui para o campo com o ‘sim-senhor’ a arder”, recorda o avançado, que relata que, a partir daí, o massagista deixava sempre o algodão encharcado ao lado porque afirmava que o procedimento dava sorte à equipa.

O ‘derby’ vitorioso trouxe outro efeito inesperado: a demissão do treinador. Sim, leu bem. Cândido de Oliveira apresentou a sua demissão depois da goleada sobre o eterno rival, que tinha tanto da sua sabedoria. Os boatos começaram logo no dia seguinte, nos escaparates dos jornais. A confirmação, essa, chegou depois, pela boca do próprio Cândido de Oliveira. Contou o técnico que, na véspera do encontro com o rival, um dos directores do Clube lhe pediu que explicasse a táctica que pensava usar no dia seguinte, revelando, depois das explicações do treinador, o seu desagrado perante a estratégia e os jogadores escolhidos – Cândido de Oliveira pensava utilizar, por exemplo, Moreira a médio-centro no lugar de Manecas. 

Entendeu Cândido de Oliveira que se devia demitir – o que chegou a fazer – e só recuou perante o pedido de desculpas desse mesmo dirigente, vogal do Clube, que estava disposto a afastar-se do Sporting. Ficaram os dois, ajudando a assinar um dos títulos de campeão nacional mais renhidos de que havia memória.

As duas linhas avançadas mais míticas do Clube têm um denominador comum: Fernando Peyroteo. Nos primeiros tempos no Sporting, o avançado-centro dava música ao lado de Mourão, Pireza, Soeiro e João Cruz; depois ­– mais concretamente a partir de 26 de Junho de 1946, num jogo frente ao Belenenses no Estádio das Salésias – passou a ser o ‘Stradivarius’ dos ‘Cinco Violinos’, ao lado de Jesus Correia, Vasques, Travassos e Albano. 

Os números – que como é sabido, raramente enganam – comprovam o esplendor de uma carreira que terminou com o saldo de cinco Campeonatos Nacionais e quatro Taças de Portugal (o avançado nunca perdeu uma final da competição). Deixemos falar as estatísticas: em quatro jogos disputados, Peyroteo marcava em três; e a cada cinco encontros que realizava, pelo menos num deles marcava três ou mais golos. Só assim se justifica a média recorde de 1,6 tentos por jogo do jogador nascido em Angola, que o coloca no patamar de melhor avançado de sempre do futebol nacional.

Peyroteo atribui grande parte do seu sucesso como futebolista ao estudo pormenorizado de cada adversário, fruto de uma visão que colocava a ênfase da qualidade de uma equipa no valor individual dos jogadores. “Todos nós sabemos que o valor de um ‘team’ de futebol não é mais do que o resultado do valor individual dos jogadores que o compõem; boas equipas sem bons jogadores parece-me que não existem. Daí a minha atenção incidir mais sobre o valor individual do jogador ou jogadores com quem teria de lutar por virtude da nossa colocação no terreno do que sobre a força global da equipa adversária”, adiantou o jogador, explicando a forma como as equipas que integrou no Sporting iam buscar forças às fraquezas do adversário. “Ao começar um jogo (...), a minha preocupação era a de experimentar o defesa que me cabia defrontar. Seria ele dos tais que me acompanhariam até fora do rectângulo se, no decorrer do encontro, me apetecesse beber uma laranjada no ‘bufete’ do campo? Seria rápido na antecipação? Saltaria bem na disputa da bola pelo ar? Teria dois bons pés, ou um melhor do que o outro? Seria dos que fecha os olhos quando vai à bola? Jogará em subtileza ou em força? Lutava com ele procurando ‘descobri-lo’, conhecê-lo e tentava explorar as suas fraquezas possíveis”.

Esta adaptabilidade às circunstâncias do jogo era, também, característica base dos ‘Cinco Violinos’ – uma orquestra que, segundo explica Peyroteo, nunca tocava de improviso, obedecendo a um trabalho metódico e disciplinado. Era um organismo adaptável e mutável, em constante ajuste ao meio ambiente – que é como quem diz, ao adversário e ao jogo. Os primeiros minutos destinavam-se a isso mesmo, ao estudo dos traços do oponente, por forma a empregar o sistema táctico mais adequado para explorar as fraquezas do rival. “O princípio básico era iniciar a partida no regime de cautela e reserva e, por isso mesmo, a defesa era reforçada pela colaboração de um interior. Mas nem por esse motivo deixávamos de tentar o ataque logo que as circunstâncias o permitissem, de modo a surpreender o adversário”. Não havia, portanto, modelos rígidos. “A velha e saudosa equipa dos ‘violinos’ não experimentava dificuldades em cambiar de sistema logo que nisso reconhecia vantagem (...). Não utilizávamos o ‘4-4-2’, a ‘diagonal’, o sistema de ‘ferrolho’ ou qualquer outro processo táctico rígido, definido e assente como padrão imutável”, clarifica o ‘Stradivarius’. Só assim foi possível a conquista de três Campeonatos em três anos de ‘orquestra’, assim como a proeza de vencer o campeão francês Lille por 8-2 ou o Atlético de Madrid, em Espanha, por 6-3 – neste último, por exemplo, a estratégia assentava em fazer o adversário acreditar que a força do ataque assentava no avançado-centro, o que se traduziu no maior espaço concedido a Jesus Correia, que marcou... os seis golos da partida. Uma vez mais, os números não enganam.