Frederico Varandas: "Esta é a melhor fase da história do Sporting CP"
15 Nov, 2024
Presidente discursou na gala dos Rugidos de Leão
A 42.ª gala dos Rugidos de Leão realizou-se, na noite desta sexta-feira, na Quinta do Paul, em Ortigosa, com cerca de 1500 Sportinguistas presentes. Uma noite verde e branca de festa e exaltação ao Clube que contou com a presença de toda a Direcção do Clube, vários treinadores e atletas, nomeadamente os futebolistas Gonçalo Inácio, Jeremiah St. Juste, Ricardo Esgaio e Diego Calai.
A cerimónia começou com uma sentida homenagem ao malogrado Manuel Fernandes e prosseguiu depois com a entrega dos Rugidos de Leão 2024, com Frederico Varandas a discursar a meio da entrega dos galardões, sob a atenção dos Sportinguistas que o foram aplaudindo à medida que detalhou a realidade actual do Clube.
“São 42 anos de história, 42 anos de inúmeras celebrações e consagrações, mas se há algo que difere deste ano para todos os outros é que este é o melhor Sporting CP desde que existem os Rugidos de Leão e poderíamos mesmo ir ainda umas décadas mais atrás: após o Sporting CP dos Cinco violinos esta é a melhor fase da história do Sporting CP e vai muito para além do que se passa dentro das quatro linhas”, começou por dizer o presidente Leonino, detalhando: “Temos o plantel mais valioso da história da SAD; temos o maior número de Sócios pagantes da história e cada vez mais crianças e jovens como novos sócios do Sporting CP; temos mais de oito mil pessoas em lista de espera para adquirir um lugar no estádio; triplicámos o que era então o valor recorde de receitas de merchandising; o valor do activo da SAD é o maior da sua história e, também pela primeira vez, a auditora que certifica as nossas conta removeu do seu parecer a incerteza material relacionada com a continuidade da Sporting SAD; continuamos a ser ecléticos e vencedores nas nossas modalidades”.
“Hoje o Sporting CP é um Clube vencedor, pujante, moderno e onde os valores são a nossa alma”, sublinhou, continuando: “Mas hoje o Sporting é também reconhecido lá fora por uma gestão desportiva e financeira de sucesso. Um Clube com sucesso desportivo aliado a um constante lucro financeiro e um dos sinais disso é de que não há memória na história do futebol deste país de dois colossos europeus virem contratar o nosso treinador e o nosso director desportivo. Duas pessoas de uma competência extraordinária que cresceram como profissionais aqui e que foram fundamentais no crescimento do Clube”.
“Temos agora um desafio pela frente? Temos, sim. O chamado ‘desafio resultado da competência’. Confesso que me rio para mim quando ouço: “Agora é que vamos ver o que vale esta administração sem o treinador e o director desportivo”. Mas digam-me uma coisa: esta administração herdou o Ruben Amorim e o Hugo Viana? Já cá estavam? Alguém por acaso os recomendou publicamente? Não. Não só não estavam cá, não só ninguém os recomendou, como toda a comunidade do futebol criticou esta administração pela contratação do Amorim”, disse, acrescentando: “Minhas senhoras e meus senhores, desafio foi o que este Conselho Directivo/Administração teve pela frente ao retirar o Sporting CP do pior período da sua história para o melhor Sporting CP dos últimos 70 anos”.
Por isso, Frederico Varandas deixou uma certeza: “Enquanto este Conselho Directivo/Administração aqui estiverem, o Sporting CP continuará o seu rumo, continuará a crescer”.
Galardoados Rugidos de Leão 2024:
Futebol: Viktor Gyökeres (recebido por Gonçalo Inácio) | Entrega Francisco Salgado Zenha, vice-presidente Sporting CP e administrador SAD;
Equipa técnica: futebol equipa principal (recebido por Gonçalo Álvaro e Tiago Ferreira) | Entrega Frederico Varandas, presidente Sporting CP;
Futsal: Alex Merlim | Entrega Nuno Dias e Paulo Luís, treinadores futsal;
Academia: Vítor Costa | Entrega Carlos Araújo Sequeira, presidente ’Os Cinquentenários;
Futebol Feminfno: Diana Silva (recebido por Joaquim Silva, pai) | Entrega João Teives;
Comunicação social: Sporting TV | Entrega André Bernardo, vice-presidente Sporting CP e administrador SAD;
Funcionário do ano: António Santos | Entrega Pedro Lancastre, vice-presidente Sporting CP;
Sócio do ano: António Magalhães | Entrega Ernesto Ferreira da Silva, Grupo Stromp;
Andebol: Martim Costa | Entrega Carlos Palheiras, vereador CM Leiria;
Hóquei em patins: João Souto (ecerbido por Afonso Souto, Pai) | Entrega Margarida Dias Ferreira, administradora Sporting SAD;
Atletismo: Liliana Cá | Entrega Carlos Barbosa da Cruz, presidente Grupo Stromp;
Ginástica: Pedro Ferreira | Entrega Maria Helena Dias Ferreira, presidente Leões de Portugal;
Voleibol: João Coelho | Entrega Carlos Palheira, vereador desporto CM Leiria;
Desporto adaptado: Igor Oliveira | Entrega Rodrigo Pais de Almeida, vogal Sporting CP;
Actor: Pedro Pernas | Entrega César Reis, organização Rugidos do Leão