Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Boa entrada foi insuficiente para os jovens Leões

Por Sporting CP
21 Jan, 2023

Equipa B sofreu reviravolta frente à Académica de Coimbra (1-2)

Depois de três vitórias consecutivas, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal caiu, este sábado, frente à Académica de Coimbra por 1-2 no jogo da 15.ª jornada da série B da Liga 3, disputado no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Com domínio e um golo madrugador de Rodrigo Marquês, os jovens Leões até começaram melhor, mas depois a primeira parte dividiu-se, o histórico emblema de Coimbra empatou e já no segundo tempo completou a reviravolta quando o jogo se partiu.

Para enfrentar o 12.º classificado - e último - da série, Filipe Çelikkaya, treinador verde e branco, fez duas alterações no onze titular, comparativamente à vitória, na jornada anterior, em Alverca (0-1): Mateus Fernandes, como capitão, e Afonso Moreira foram apostas iniciais, saindo Renato Veiga (a cumprir ciclo de amarelos) e Fatawu (suspenso após expulsão).

A entrada dos jovens Leões foi autoritária e não podia ter sido também mais eficaz, subindo à liderança do marcador logo aos dez minutos. Mateus Fernandes arrancou imparável desde antes do meio-campo, soltou para a direita e, embora Hidalgo tenha saído aos pés de Diogo Cabral, na recarga o avançado Rodrigo Marquês rematou com precisão para o fundo das redes.

Pouco depois, o Sporting CP, que continuou por cima do encontro, voltou a rondar a baliza adversária, ficando apenas a faltar um último desvio, primeiro, ao cruzamento de Afonso Moreira e, de seguida, ao de Gonçalo Esteves. O mesmo aconteceria, perto da meia hora, quando ninguém conseguiu corresponder a um centro tenso de Diogo Travassos. E tudo mudaria daqui em diante.

Mais eficaz foi a Académica de Coimbra, que sem ter criado grande perigo até ao momento, no lance seguinte fez o 1-1, aos 28 minutos, com Juan Perea a encostar à boca da baliza. Daí em diante, os estudantes começaram a mostrar-se no ataque e com muito perigo: na primeira David Brás atirou ao lado e na segunda acertou no ferro. De repente, a equipa B verde e branca sentiu muitas dificuldades para impor o seu jogo colectivo.

O golo visitante mudou completamente o rumo do encontro, o ascendente mudou de mãos, mas o empate seguiu inalterado para a segunda parte. No entanto, logo a abrir, a equipa B Leonina podia ter voltado a ficar na frente, mas nem Rodrigo Ribeiro nem Diogo Cabral, em óptimas posições, tiveram sucesso na finalização.

Voltou a entrar melhor o Sporting CP, que foi dominando outra vez e mantendo o jogo no meio-campo adversário. Ainda assim, foram rareando as ocasiões e Joelson Fernandes, Miguel Menino e Vando Félix entraram para refrescar o ataque dos Leões.

Contudo, para os últimos 20 minutos o jogo partiu-se e foi-se reequilibrando. Com a partida cada vez mais aberta, sucederam-se as chegadas a ambas as áreas e foi a Académica de Coimbra a dar-se melhor: um cabeceamento de Hugo Sêco ao segundo poste completou a reviravolta para os estudantes – definitiva, apesar do esforço final verde e branco.

Desta forma, os jovens Leões de Filipe Çelikkaya seguem com 25 pontos na terceira posição, agora à mercê do FC Alverca na classificação. Na próxima jornada segue-se uma deslocação ao terreno do Real SC.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Gonçalo Esteves (João Ferreira 81’), João Muniz, Jesús Alcantar, Diogo Travassos, Samuel Justo, Mateus Fernandes [C] (Francisco Canário 81’), Diogo Cabral (Vando Félix 67’), Afonso Moreira (Joelson Fernandes 59’), Rodrigo Marquês (Miguel Menino 59’) e Rodrigo Ribeiro.