Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Só faltaram os golos

Por Sporting CP
16 Dez, 2023

Equipa B despediu 2023 com nulo frente à A. Académica de Coimbra

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este sábado de manhã, a A. Académica de Coimbra e empatou 0-0 no jogo que inaugurou a 14.ª jornada da Série B da Liga 3.

A lição foi bem estudada de parte a parte - com ajuda dos dois guarda-redes – e o encontro entre estudantes e jovens Leões acabou com um nulo em Coimbra. Depois do ascendente Leonino na primeira parte, onde a formação verde e branca foi claramente mais perigosa, seguiu-se uma etapa mais aberta, com uma boa réplica da A. Académica de Coimbra, mas nada fez mexer o marcador – e oportunidades não faltaram. Por isso, tal como à entrada para este encontro, continua a ser um ponto aquilo que separa a Briosa, líder da série à condição, e o Sporting CP na tabela classificativa, agora a quatro jornadas para o fim desta primeira fase.

Antes do início da partida no histórico Estádio Cidade de Coimbra, cumpriu-se um minuto de silêncio - e todos os jogadores jogaram com fumos negros nas mangas - na sequência do recente falecimento de um jovem atleta da A. Académica de Coimbra.

Já com a bola a rolar, depois de minutos iniciais mais cautelosos e muito equilibrados, foi a formação verde e branca a dar um ‘abanão’ no jogo, somando três excelentes situações de golo em pouco tempo – as melhores de toda a primeira parte. Primeiro, Rafael Nel, embora com ângulo apertado já dentro da área, rematou rasteiro e cruzado ligeiramente ao lado do poste, antes de o capitão Tiago Ferreira visar também a baliza de um atento Carlos Alves, guardião da A. Académica de Coimbra. Logo de seguida, no canto consequente, foi a vez de Chico Lamba ameaçar, vendo como o seu cabeceamento, de cima para baixo, saiu pouco por cima da barra.

Nesta fase, o ascendente Leonino foi grande e ajudou a equipa B a impor o seu jogo em Coimbra, com domínio territorial e cada vez mais bola (42%-58% em posse de bola ao intervalo), no entanto faltou materializar essa superioridade, já merecidamente, em golos perante a equipa menos batida da série B.

Depois da meia hora, numa incursão de Pedro Bondo travada na área dos estudantes, os jovens Leões ainda pediram penálti, mas nada foi assinalado.

A seguir, a A. Académica de Coimbra ainda reequilibrou o encontro - mais fechado novamente - na recta final da primeira parte e fez o seu primeiro remate no jogo através do avançado Juan Perea, que atirou à figura de Diego Callai, porém nada mudaria o nulo até ao intervalo. Se de um lado estava uma A. Académica de Coimbra que não tinha sofrido qualquer golo nas quatro jornadas anteriores (todas vitórias), do outro a equipa B verde e branca só por uma vez nesta edição da Liga 3 tinha ficado em branco.

E com o reatamento veio uma segunda parte mais aberta, com um ritmo mais alto e aproximações sucessivas a ambas as áreas. A melhor situação, nesta fase, até pertenceu ao histórico emblema de Coimbra, que teve réplica rápida e à altura do guardião Callai.

À procura de inverter a toada do jogo, com uma A. Académica de Coimbra a crescer e muito pressionante, Filipe Çelikkaya, treinador dos jovens Leões, foi o primeiro a mexer, pouco antes dos 70 minutos: entraram o extremo Vando Félix e o lateral Diogo Travassos, que se estreou esta época, regressando aos relvados após uma paragem de cerca de nove meses devido a lesão.

O duelo entre estudantes e jovens Leões manteve-se animado, a incerteza era total e, pelo meio, brilharam sobretudo os guarda-redes. Num momento de parada e resposta, a uma enorme defesa de Callai - sempre em bom plano - seguiu-se, no contra-ataque do Sporting CP, uma intervenção também decisiva de Carlos Alves a remate de Tiago Ferreira.

Nada parecia capaz de desbloquear o nulo em Coimbra, e assim foi, apesar do esforço final das duas equipas, que protagonizaram um jogo animado e positivo, mas ficaram ‘a dever’ alguns golos.

Assim, a equipa B do Sporting CP despediu 2023 com um empate - quarto jogo consecutivo sem perder - em casa do líder da série e fica com 24 pontos, à condição no segundo lugar. Na próxima jornada, já em Janeiro do próximo ano, os jovens Leões de Filipe Çelikkaya recebem o SU 1.º de Dezembro.

Sporting CP: Diego Callai [GR], Leonardo Barroso (Diogo Travassos, 67’), Chico Lamba, João Muniz, Pedro Bondo, Alexandre Brito, Marco Cruz, Miguel Menino, Tiago Ferreira [C], Afonso Moreira (Vando Félix, 67’), Rafael Nel (Lucas Anjos, 78’).