Afinal havia ‘esquema’: ganhar tudo
29 maio, 2015
Sporting ganhou a quarta Taça ao Belenenses em 1947/48
A segunda dobradinha da história teve o som dos Cinco Violinos e o ruído à volta de uma figura: Cândido de Oliveira. Aposta de António Ribeiro Ferreira para substituir Robert Kelly no comando da equipa, o técnico tinha o peso de ser benfiquista assumido e, na altura das decisões do Campeonato Nacional, foi acusado de planear uma estratégia para facilitar a conquista do título ao rival ‘leonino’.
Mas já se sabe o que acontece quando se ‘brinca’ com o profissionalismo e carácter das pessoas: dá para o torto. E nesse tal ‘derby’ no Campo Grande, um ‘poker’ de Peyroteo acabou por decidir aquele que ficou conhecido como o Campeonato do Pirolito (os ‘leões’ venceram pela diferença de um golo). Cândido de Oliveira demitiu-se, mas acabou por ficar para conseguir o primeiro ‘tri’ da história do futebol português.
Em 1948, a saga continuou na Taça: após goleadas diante de V. Guimarães (5-1), Estoril (6-2) e Portimonense (6-1), a formação ‘verde e branca’ eliminou o Benfica (3-0) e não deu hipóteses na final ao Belenenses (3-1), mesmo com Azevedo a coxear uma hora.
4 de Julho de 1948
Sporting-Belenenses, 3-1
Estádio Nacional, em Lisboa
Árbitro: Libertino Domingues (Setúbal)
Equipa: Azevedo; Cardoso, Manuel Marques, Juvenal; Veríssimo, Canário; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano
Treinador: Cândido de Oliveira
Marcadores: Peyroteo (30’ e 65’) e Albano (34’, g.p.); Teixeira da Silva (52’)
Caminhada do Sporting até à vitória de 1947/48
1.ª eliminatória: V. Guimarães (5-1 em casa)
2.ª eliminatória: Estoril (6-2 em casa)
Quartos-de-final: Portimonense (6-1 fora)
Meia-final: Benfica (3-0 em casa)
Final: Belenenses, 3-1
Lista de jogadores que conquistaram a Taça de Portugal de 1947/48
5 jogos: Albano, Vasques, Juvenal, Azevedo, Travassos, Veríssimo, Jesus Correia, Canário, Peyroteo, Manuel Marques e Cardoso
Lista de goleadores na Taça de Portugal de 1947/48
13 golos: Peyroteo
4 golos: Albano
3 golos: Vasques
2 golos: Jesus Correia
1 golo: Travassos