Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A tua cara não me estranha

Por Jornal Sporting
23 Jul, 2015

Análise do Ajax Cape Town, adversário de amanhã dos ‘leões’

A história da baliza do Sporting nos anos 50 e 60 tem um antes (Carlos Gomes) e um depois (Carvalho). Mas entre os ‘filhos do Barreiro’ houve um moçambicano a destacar-se na defesa das redes ‘leoninas’: Octávio de Sá. O guarda-redes regressaria ao país natal ainda novo, em 1960, com 78 jogos e um Campeonato Nacional ganho (1958), e venceria ainda, pasme-se, o título nacional de basquetebol, ao serviço do Lourenço Marques (1971). Octávio era um homem de dois ofícios; o filho, Rogério (ou Roger), ainda se mostrou mais ‘artista’ – além de ter representado a África do Sul em três modalidades distintas (futebol, basquetebol e futebol indoor), foi treinador de guarda-redes da selecção no reinado de Carlos Queiroz e é hoje o técnico principal do Ajax Cape Town, primeiro adversário na Cape Town Cup.

Aos 50 anos, a prova (mais uma) de que filho de peixe sabe nadar assume o comando de uma equipa que acaba por ser, em traços gerais, um prolongamento em solo africano da filosofia do Ajax holandês: um clube formador, que investe no desenvolvimento dos jovens talentos (por lá passaram jogadores como Pienaar, médio do Everton; Eyong Enoh, trinco do Standard Liège; ou Thulani Serero, médio do Ajax) e que já conseguiu também ‘graduar’ um... político (Roelf de Boer, actual deputado holandês).

Sendo um clube recente (nasceu em 1999, da fusão entre o Seven Stars e o Cape Town Spurs), nunca ganhou um campeonato sul-africano (ficou na segunda posição em duas ocasiões) mas sabe como preparar-se da melhor forma e a Cape Town Cup é exemplo paradigmático disso mesmo: Paul Lamb, analista de vídeos da equipa técnica liderada por Roger de Sá, confidenciou que os ‘Urban Warriors’ irão estudar os últimos encontros do Sporting na última temporada, bem como algumas partidas do... Benfica, anterior equipa de Jorge Jesus. Os proveitos da estratégia, esses, só mesmo no final do encontro.

Rivaldo Coetzee, defesa com nome de avançado (e craque) que esteve presente no último Campeonato Africano das Nações e se tornou o mais novo a vestir a camisola nacional da África do Sul (a quatro dias de cumprir 18 anos), e Lance Davids, experiente médio que marcou presença no Mundial de 2010 organizado pelo país, são duas das principais figuras do adversário ‘verde e branco’ no primeiro encontro da Cape Town Cup.