Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O penta campeão desconhecido

Por Jornal Sporting
28 Ago, 2015

Saiba mais sobre o Skënderbeu, adversário ‘leonino’ na Liga Europa

O penta campeão albanês, Skënderbeu, é o nome menos conhecido do grupo H onde a equipa ‘leonina’ está inserida. Apesar de ser um clube com mais de 100 anos de vida, só nas últimas épocas se destacou ao nível interno, dando consequentemente os primeiros passos além-fronteiras recentemente. Atingiu a sua melhor marca europeia precisamente este ano, ao chegar aos play-off da Liga dos Campeões onde caiu com os croatas do Dinamo Zagreb.

Factos em comum entre ‘leões’ e ‘lobos’ só as vitórias ao Dinamo Tirana, a única formação albanesa que já mediu forças com os ‘verde e brancos’. Na altura só Venâncio fez o gosto ao pé, na vitória por 1-0 em Alvalade, já que na segunda mão verificou-se um nulo. 

Após a época histórica de 2014/2015 em que o Skënderbeu ultrapassou o recorde do Dinamo Tirana de quatro campeonatos conquistados consecutivamente, a formação do sudeste albanês vendeu o seu principal matador, o brasileiro Dhiego Martins, mas renovou-se com o brasileiro Esquerdinha, o búlgaro Hristov e os albaneses Abilaliaj e Salihi.

De realçar que a espinha dorsal da equipa tem-se mantido desde o primeiro dos cinco títulos consecutivos, em 2011. Orges Shehi, Renato Arapi, Sabien Lilaj, Bakary Nimaga, Bledi Shkëmbi e Marko Radas já jogam de olhos fechados. O técnico Miral Josa está ao comando do conjunto encarnado desde 2012. Enquanto jogador sagrou-se campeão albanês por quatro vezes e venceu a Taça da Albânia por três ocasiões, tendo passado também pelo campeonato grego.

Dos heróis de Aveiro que bateram a selecção nacional por 1-0 no primeiro encontro de qualificação para o Euro 2016 nenhum figura no Skënderbeu.

 

Conheça melhor o B.I. do Skënderbeu, um dos adversários do Sporting no grupo H da Liga Europa:

Ano de fundação: 1909

Alcunha: Lobos da Neve

Estádio: Stadiumi Skënderbeu (12.000 espectadores)

Presidente: Ardian Takaj

Palmarés: Seis campeonatos (1933, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015) e duas Supertaças da Albânia (2014 e 2015) 

Melhor participação europeia: Play-Off da Liga dos Campeões (2015)
 
Treinador: Mirel Josa (albanês)

Principais jogadores: Esquerdinha, Bledi Shkëmbi e Marko Radas

Classificação em 2014/15: 1.º lugar no Campeonato da Albânia

Na presente temporada: Seis jogos, três vitórias (Milsami Orhei da Moldávia, fora e casa, 2-0; Crusaders da Irlanda do Norte, casa, 4-1) e três derrotas (Dinamo Zagreb da Croácia, casa por 2-1 e fora por 4-1; Crusaders da Irlanda do Norte, fora, 3-2)

Curiosidade: O nome da equipa, Skënderbeu, vem da mais importante figura histórica do país. No século XV, Gjergj Skënderbeu travou a expansão otomana para o ocidente europeu, mantendo os turcos fora da Albânia durante 25 anos, até à altura da sua morte (1468). 

Confrontos do Sporting com o Skënderbeu: nada a registar

Confrontos do Sporting com equipas albanesas: 1985/86, Dinamo Tirana, 1-0 (casa) e 0-0 (fora)