‘Leões’ falham liderança isolada
26 Set, 2015
Empate a zero frente ao Boavista, num encontro de sentido único
O Sporting falhou o assalto à liderança isolada do Campeonato, empatando a zero na deslocação ao Estádio do Bessa, onde defrontou o Boavista. Os ‘leões’ foram a única equipa a querer vencer a partida, mas a elevada percentagem de posse de bola do conjunto de Alvalade não se traduziu em golos e os ‘axadrezados’ conseguiram aguentar o nulo no resultado até ao final.
A partida começou e, de imediato, os ‘leões’ empurraram o Boavista para o seu meio-campo defensivo. A jogar a toda a largura do campo e tendo os flancos como zona preferencial para atacar, os comandados de Jorge Jesus entraram bem no encontro, controlavam as operações, mas não conseguiam criar perigo para a baliza de Mika. Prestes a completar o primeiro quarto de hora e contra a corrente do jogo, acabou por ser a formação da casa quem construiu a primeira oportunidade de golo, na sequência de um livre lateral, com Zé Manuel, no coração da área, a cabecear ao lado do alvo, após assistência de Nuno Henrique, também de cabeça.
O Sporting tinha muita bola, mas poucas ideias. Se chegar perto da grande área adversária com o esférico controlado era fácil, furar a última linha defensiva boavisteira revelava-se uma tarefa mais complicada. Aos 29 minutos, Slimani ainda introduziu a bola no interior das redes de Mika, mas o lance foi interrompido, com o juiz Artur Soares Dias a assinalar uma falta ao avançado argelino. Os ‘leões’ insistiam, a bola rondava a área do Boavista e, depois de um primeiro cruzamento de João Mário, desviado bela defensiva da casa à boca da baliza, um novo cruzamento levou a bola até Montero, que por pouco não abriu o marcador, mas Nuno Henrique deu o corpo ‘ao manifesto’ e impediu que o selo de golo fosse carimbado. Momentos depois, chegou a melhor oportunidade dos ‘verde e brancos’: bola cruzada por João Mário, na sequência de um livre lateral, e Slimani, melhor que os oponentes, a cabecear com a direcção certa, mas Mika esteve à altura e defendeu com a mão esquerda, levando o nulo no resultado para os balneários.
O segundo tempo começou com a toada do primeiro: o Sporting tinha muito mais bola, organizava-se para atacar, mas via as suas intenções esbarrarem na muralha defensiva boavisteira. Já com Teo Gutiérrez em campo, no lugar de Montero, os ‘leões’ conseguiram criar mais uma excelente oportunidade para chegarem à vantagem, com Slimani a descobrir Gelson Martins nas costas da defesa adversária e o jovem extremo a servir o colombiano recém-entrado, mas o camisola 19 do Sporting não acertou com o alvo e atirou à malha lateral da baliza de Mika. O perigo era uma constante para a defesa do Boavista, mas as oportunidades de golo criadas pelos ‘leões’ não abundavam e, pese embora a pressão sufocante exercida pelo Sporting, o nulo mantinha-se à entrada para os últimos vinte minutos.
Aos 69’, William Carvalho entrou para o lugar de João Mário e estreou-se no Campeonato português na presente temporada. Um minuto mais tarde, Carlos Mané aproveitou o espaço concedido à entrada da área dos ‘axadrezados’, mas o remate do ‘leão’ saiu por cima do alvo. Pouco depois, foi Slimani quem conseguiu romper a defensiva do Boavista e entrar na área, mas o remate do argelino foi parado por Mika. Até final, muitos foram os cruzamentos despejados na área boavisteira pelo conjunto de Alvalade, mas o desvio certeiro nunca apareceu. Em cima dos 90 minutos, Adrien dispôs de um livre directo em zona frontal, mas o remate do médio ‘leonino’ desviou na barreira e acabou por sair ao lado da baliza. No último lance da partida, João Pereira apareceu em situação privilegiada para marcar, mas o remate do ‘leão’ não levou a direcção desejada. Assim, o Sporting empatou a zero com o Boavista e desperdiçou a oportunidade de se isolar no primeiro posto da tabela classificativa, partilhando a liderança com FC Porto, ambos com 14 pontos.